"DO TRÁGICO AO RISÍVEL – O DISCURSO E A QUEBRA DA NORMALIDADE EM ARISTÓFANES E ARIANO SUASSUNA" |
FRANCISCO JACSON MARTINS VIEIRA |
 |
" O AMBIENTE LINGUÍSTICO FAMILIAR NO PROCESSO DE ACESSO À COMPLEXIDADE GRAMATICAL PELA CRIANÇA " |
WILSON GONÇALVES DA CUNHA |
 |
"TOMATES VERDES FRITOS" E "A COR PÚRPURA": UMA ANÁLISE PSICOLÓGICA DA MULHER SACRIFICADA E DO VALOR DA AMIZADE NO UNIVERSO FEMININO |
YLS RABELO CÂMARA |
 |
#JUNTASCONTRAVAZAMENTOS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DOS ENUNCIADOS NA CAMPANHA DA MARCA ALWAYS |
MARÍLIA SILVA PONTES |
 |
A AQUISIÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL PELOS DISCENTES NA SOCIEDADE DA TECNOLOGIA E DA INFORMAÇÃO |
ELIZANDRA DIAS BRANDÃO |
 |
A AUDIODESCRIÇÃO DO GÊNERO COMÉDIA NA TV BRASILEIRA: UM ESTUDO BASEADO EM CORPUS DE FILMES E SÉRIES |
RENATA DE OLIVEIRA MASCARENHAS |
 |
ACESSIBILIDADE VISUAL E EMPODERAMENTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: AS BOAS PRÁTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR POR MEIO DA AUDIODESCRIÇÃO |
MARISA FERREIRA ADERALDO |
 |
A CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA MATERNA NA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL |
ANNA KESYA FERREIRA LIMA |
 |
A CONSTRUÇÃO DOS PERSONAGENS NA AUDIODESCRIÇÃO DO GÊNERO DRAMA NA TV APARECIDA: UM ESTUDO BASEADO EM CORPUS DE FILMES |
LINDOLFO RAMALHO FARIAS JUNIOR |
 |
A DESCRIÇÃO DE AÇÕES NA AUDIODESCRIÇÃO DE FILMES DOS GÊNEROS ANIMAÇÃO E AÇÃO: UM ESTUDO BASEADO EM CORPUS |
ANA TÁSSIA ALMEIDA DA SILVA |
 |
A INTERPRETAÇÃO DE METÁFORAS E O USO DA LINGUAGEM COLOQUIAL PARA O HUMOR EM TIRINHAS |
ELIZANDRA DIAS BRANDÃO |
 |
A LINGUAGEM CORPORAL NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA |
ARIANE OLIVEIRA LOIOLA |
 |
A LINHA TEMPORAL CONTRAFACTUAL EM PANFLETOS POLÍTICOS (VERBO) PICTÓRICOS |
MÁRCIO RODRIGUES CATANHO DE SENA |
 |
ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE METÁFORAS ATRAVÉS DE RECURSOS VISUAIS POR INDIVIDUOS DE NIVEIS ESCOLARES DIFERENTES |
LUCAS ANDERSON PENHA DE OLIVEIRA |
 |
ANÁLISE DA CONCORDÂNCIA VERBAL DE TERCEIRA PESSOA DO PLURAL NA ESCRITA DA INTERNET |
ICARO SANTOS SILVA |
 |
ANÁLISE DISCURSIVA NUMA PROFECIA BÍBLICA |
MAX SILVA DA ROCHA |
 |
ANALISE DOS PROCESSOS SEMÂNTICOS-DIDÁTICOS NO LIVRO DIDÁTICO “PORTUGUÊS: LINGUAGENS”. |
CARLOS FELÍCIO DE JESUS VALVERDE |
 |
ANÁLISE LINGUÍSTICO-FILOLÓGICA DE UM AUTO DE ARREMATAÇÃO DA VILA DA FORTALEZA DO INÍCIO DO SÉCULO XIX |
KATHARINE SILVA DE OLIVEIRA SOARES |
 |
ANÁLISE PSICOLÓGICA DE MORGANA NO MUNDO CELTA DE "AS BRUMAS DE AVALON" |
YZY MARIA RABELO CÂMARA |
 |
A NASALIDADE EM NEGAROTÊ (FAMÍLIA NAMBIKWÁRA) |
ANA GABRIELA MODESTO BRAGA |
 |
A POESIA FLORBELIANA: O LÉXICO E A EXPRESSIVIDADE. |
JOSÉ ALBERTO PONCIANO FILHO |
 |
APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA |
ISABEL MUNIZ LIMA |
 |
A PRESENÇA DO HIPERTEXTO NO LIVRO DIDÁTICO E SEU USO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
ANA PAULA SILVA DE OLIVEIRA |
 |
A RELAÇÃO DO MARANHÃO E A FORMAÇÃO DO LÉXICO BRASILEIRO |
FRANCISCO CARLOS CARVALHO DA SILVA |
 |
AS DEFINIÇÕES ACERCA DE PALAVRAS DE BAIXO CALÃO |
FRANCISCO ERISSON BERNARDO LIMA |
 |
A SEGMENTAÇÃO LINGUÍSTICA NA LEGENDAGEM PARA SURDOS E ENSURDECIDOS (LSE) DA SÉRIE DE TV PÉ NA COVA: UM ESTUDO BASEADO EM CORPUS. |
RENATTA PIRES FRANCO |
 |
AS NASAIS NO CRIOULO DA GUINÉ-BISSAU |
PAULA MENDES COSTA |
 |
ASPECTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA LATINA SOB A PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DO DIALOGISMO |
FRANCISCO DE FREITAS LEITE |
 |
AS RELAÇÕES ENTRE PENSAMENTO E LINGUAGEM NA COMUNICAÇÃO DO SURDO VS. OUVINTE |
LUIZA IZABEL BEZERRA SANTIAGO |
 |
A SUA IDADE DETERMINA A SUA FALA: CONCORDÂNCIA VERBAL NO RECIFE |
LETANIA PATRICIO FERREIRA |
 |
A TRADUÇÃO DE MÚSICA E EFEITOS SONOROS NA LEGENDAGEM PARA SURDOS E ENSURDECIDOS DO FILME ‘O PALHAÇO’ |
ÍTALO ALVES PINTO DE ASSIS |
 |
A TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA DE TEXTOS VERBAIS PÓS-COLONIAIS AFRICANOS |
CLAUDIA REGINA RODRIGUES CALADO |
 |
A VARIÁVEL ESCOLARIDADE E SUA RELEVÂNCIA PARA A COMPREENSÃO DA VARIAÇÃO NA CONCORDÂNCIA VERBAL NO PORTUGUÊS BRASILEIRO |
MARIA LIDIANE DE SOUSA PEREIRA |
 |
A VOZ DA CRÍTICA: A DITADURA MILITAR NAS CRÍTICAS DE BÁRBARA HELIODORA À LUZ DA TEORIA DA AVALIATIVIDADE |
BENIGNA SOARES LESSA NETA |
 |
A VOZ DAS RUAS NA MÍDIA: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA DA ENTONAÇÃO E DA IDEOLOGIA DOS MOVIMENTOS DE JUNHO DE 2013 NA REPORTAGEM “O RETRATO DA COVARDIA” DA REVISTA ISTOÉ |
IARA DE ALMEIDA PIFFER |
 |
COMPOSIÇÃO MULTIMODAL DE GUIAS DE USO DE DICIONÁRIOS ESCOLARES |
HUGO LEONARDO GOMES DOS SANTOS |
 |
CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E EFEITOS DE SENTIDO NA TURMA DA MÔNICA |
JACIARA MARIA CAETANO NEVES |
 |
CORPOS EM ETERNO ÊXTASE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE HOMOFOBIA COGNITIVA NA REVISTA PORTUGUESA HAPPY WOMAN |
EDILSON BRASIL DE SOUZA JÚNIOR |
 |
DA AÇÃO AO DISCURSO: LINGUAGEM E PODER EM HANNAH ARENDT |
FRANCISCO RAFAEL QUEIROZ DE OLIVEIRA |
 |
DIALOGISMO E ATIVIDADE LINGUAGEIRA: RECONCEPÇÃO DE AÇÕES PROFESSORAIS DE DUAS PROFESSORAS-ESTAGIÁRIAS |
CARLOS EDUARDO COELHO DE ALMEIDA |
 |
DUETO ICONOGRÁFICO DA LITEROMUSICALIDADE POPULAR NOS SERTÕES DO CEARÁ |
ANTONIO EDVANIO CHAVES BARBOSA |
 |
ELEMENTOS PARA UMA SISTEMATIZAÇÃO DA CONCEPÇÃO TEÓRICA DE AUTOR DE ENUNCIADOS EXTRAESTÉTICOS SOB O PONTO DE VISTA DO CÍRCULO DE BAKHTIN |
PATRÍCIA GOMES DE MELLO |
 |
ENTRE GÊNEROS TEXTUAIS E CULTURAS NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA LEITURA DOS PCNS SOBRE A FUNÇÃO INTERCULTURAL DO TEXTO |
LINO DIAS CORREIA NETO |
 |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM AULAS DE SOCIOLINGUÍSTICA |
FRANCISCO GILSON DA SILVA |
 |
ESTUDOS DA RELAÇÃO DE PODER/SUBMISSÃO EM SALA DE AULA A PARTIR DA ANÁLISE DA INTERAÇÃO CONVERSACIONAL ENTRE PROFESSOR E ALUNOS. |
JOSÉ ALDO DE MELO |
 |
FEMINISMO EM REDE: AS ESTRATÉGIAS DE (IM)POLIDEZ E A MOBILIZAÇÃO DA IRONIA EM PÁGINAS FEMINISTAS DO FACEBOOK |
LUANA DE MELO LUCENA |
 |
FIGURAS DE LINGUAGEM: DO SENTIDO REAL PARA AS CONSTRUÇÕES SIMBÓLICAS |
ADELAIDE TEIXEIRA DE OLIVEIRA |
 |
FORMALISMO E FUNCIONALISMO: UMA ANÁLISE DA COMPLEMENTARIEDADE DESSAS CORRENTES LNGUÍSTICAS |
PAULO HENRIQUE PASSOS DE CASTRO |
 |
FUSÕES VOCABULARES, EXPRESSIVIDADE E IDENTIDADE CULTURAL EM A VARANDA DO FRANGIPANI, DE MIA COUTO |
LEANDRO VIDAL CARNEIRO |
 |
HÖLDERLIN E A ESSÊNCIA DA POESIA: COMENTÁRIOS E TRADUÇÃO |
JADERSON GONÇALVES NOBRE |
 |
IDENTIDADE FEMININA NA PERFORMATIVIDADE DO ETHOS |
DULCE VALENTE PEREIRA |
 |
INTERTEXTUALIDADE PARODÍSTICA: ESTUDOS EXPLORATÓRIOS DOS SENTIDOS DE HUMOR NAS POSTAGENS VERBO-VISUAL DA REDE SOCIAL FACEBOOK. |
ROSÂNGELA SOARES DE LIMA |
 |
LETRAMENTO LITERÁRIO, PRÁTICAS DE LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES: CONHECENDO O PROJENTO AGENTES DE LEITURA DO CEARÁ |
ISABELA FEITOSA LIMA GARCIA |
 |
LETRAMENTO VISUAL E MULTIMODALIDADE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS EM LÍNGUA INGLESA |
MARIANA AMORIM DE PAULA PALHANO |
 |
LÉXICO E CULTURA: UMA RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM E VIVÊNCIA DE MUNDO DE IDOSAS RESIDENTES EM CAPISTRANO, INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ |
LIZANDRA LIMA DE SOUZA |
 |
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
JORGE LUIZ CLEMENTE GOMES |
 |
LINGUAGEM E PRAGMÁTICA: CONTEXTOS EM FOCO |
NÍCOLLAS OLIVEIRA ABREU |
 |
LINGUAGEM E USOS MIDIÁTICOS OU 'A CULPA É DA DILMA' |
MARCOS ALBERTO XAVIER BARROS |
 |
LITERATURA ESPÍRITA ENTRE NÓS: UMA COMPOSIÇÃO PARA NOVOS LEITORES |
ITALO SOUSA ARAÚJO |
 |
LYRIC VIDEO: UM GÊNERO EMERGENTE? |
LÚCIO FLÁVIO GONDIM DA SILVA |
 |
METÁFORAS COGNITIVAS: UMA ANÁLISE DAS METÁFORAS NO ROMANCE LAVOURA ARCAICA |
DANIEL SOUZA CESAR |
 |
MOVIMENTOS SOCIAIS TRANSNACIONAIS SOB UM OLHAR LINGUÍSTICO-DISCURSIVO: ANALISANDO ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO OCCUPY WALL STREET |
THAYSA MARIA BRAIDE DE MORAES CAVALCANTE |
 |
NA TENSÃO ENTRE A TRADIÇÃO E A TRANSGRESSÃO: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA DA CARNAVALIZAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO FEMININA EM “VALENTE”, DOS ESTÚDIOS DISNEY/PIXAR |
ELAYNE GONÇALVES SILVA |
 |
O CLUBE DE LEITURA SOBRE O OLHAR DO LETRAMENTO CRÍTICO |
TÂMARA LYZ MILHOMEM DE OLIVEIRA |
 |
O DEBATE DE PRESIDENCIÁVEIS NO BRASIL DE 2014: AS PERGUNTAS NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO POLÊMICO |
PRISCILA CAXILÉ SOARES |
 |
O DESAFIO DA COMPREENSÃO LEITORA DE ESPANHOL/LE NO ENSINO BÁSICO: UMA PROPOSTA COM O MATERIAL AUTÊNTICO TIRINHA |
REBECA SALES PEREIRA |
 |
O DISCURSO DO PODER NA TREVA BRANCA |
JULIANA FERREIRA LIMA PAIVA |
 |
O DISCURSO DO PROFESSOR DE ITALIANO E A FORMAÇÃO INICIAL |
VICTOR FLAVIO SAMPAIO CALABRIA |
 |
O DISCURSO PORNOGRÁFICO EM O CADERNO ROSA DE LORI LAMBY |
ALEX BEZERRA COSTA |
 |
O DISCURSO REAL-NATURALISTA NO POEMA “PÁTRIA VELHA”, DE ANTONIO SALES |
ANTONIO EDSON ALVES DA SILVA |
 |
O ENSINO DA PRONÚNCIA NOS MANUAIS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA |
MARIA SOLANGE DE FARIAS |
 |
O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA: INTERVENÇÃO DOCENTE POR MEIO DO LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL DOS ALUNOS |
MICHELLE SOARES PINHEIRO |
 |
O ESTILO DIALÓGICO N’O DELÍRIO DAS MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS |
MARCOS ROBERTO DOS SANTOS AMARAL |
 |
O ESTRANHAMENTO DE CHKLOVSKI NO CONTO DE FADAS: LE PETIT CHAPERON ROUGE DE CHARLES PERRAULT |
TATIANE RODRIGUES DA SILVA |
 |
O FACEBOOK COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS. |
TALYSON MARQUES DA SILVA |
 |
O MORFEMA -EIR- NO SÉCULO XIII: REVISÕES SEMÂNTICAS |
NATIVAL ALMEIDA SIMÕES NETO |
 |
O OLHAR DE ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE LETRAS SOBRE SUAS PRÁTICAS DE ESCRITA NA UNIVERSIDADE |
JOSE HIPOLITO XIMENES DE SOUSA |
 |
O SIGNIFICADO IDENTIFICACIONAL DO DISCURSO EM CARTAZES DIVULGADOS NOS POSTOS DE ATENDIMENTO DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA |
CLAUDENIA DE PAULA LEMOS |
 |
O TRATAMENTO DAS UNIDADES FRASEOLÓGICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA |
JOSÉ WILLIAM DA SILVA NETTO |
 |
O USO DE TRADUÇÃO EM JOGOS ELETRÔNICOS |
SHALATIEL BERNARDO MARTINS |
 |
PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM: O ABSURDO EM CLARICE LISPECTOR |
VANESSA PAULINO VENANCIO |
 |
POR UMA LINGUÍSTICA MULTIDISCIPLINAR: UMA INTRODUÇÃO AOS PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES DA LINGUÍSTICA DE CORPUS E DA LINGUÍSTICA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA |
PAULO BRUNO LOPES DA SILVA |
 |
PRÁTICAS DE LEITURA: A LEITURA DO FANTASTICO |
ADELAIDE TEIXEIRA DE OLIVEIRA |
 |
PRECONCEITO LINGUÍSTICO: A TEMATIZAÇÃO DO USO DE GÍRIAS ENTRE JOVENS |
ANTÔNIO MARQUES PEREIRA FILHO |
 |
PROJETO DE UM CORPUS DE LÉXICO INFANTIL PARA A CONSTRUÇÃO DE UM DICIONÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA CRIANÇAS |
FRANCISCO IACI DO NASCIMENTO |
 |
PROPOSTAS INTERACIONISTAS E AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA DE FLE |
RITA DE CÁSSIA GOMES |
 |
QUANDO O SEXO É COLOCADO EM DISCURSO: DESLOCAMENTOS SOBRE A PSICANÁLISE À LUZ DAS REFLEXÕES DE FOUCAULT |
EDERSON LUÍS DA SILVEIRA |
 |
REFLEXÕES SOBRE GÊNEROS TEXTUAIS NO DOMÍNIO DISCURSIVO ACADÊMICO |
FRANCISCO WEUGHARDNEY MACIEL MEDEIROS |
 |
REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA |
ROSE MÁRCIA COSTA SAMPAIO |
 |
RELAÇOES ENTRE OS ESTUDOS FILOLÓGICOS E AS PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA: CAMINHOS POSSÍVEIS |
LUIZ ELEILDO PEREIRA ALVES |
 |
RELAÇÕES INTERTEXTUAIS NA INTERNET: “A ‘ZUEIRA’ NÃO TEM LIMITES” |
RAFAEL LIMA DE OLIVEIRA |
 |
RETÓRICA E DISCURSO NA PERSPECTIVA ARISTOTÉLICA |
JÉSSICA HOLANDA LEMOS |
 |
SIMPLIFICAÇÃO DO FUTURO DO PRESENTE NO LIVRO "LEVÍTICO" |
ROSANGELA NOBRE DA SILVA |
 |
TEXTO, REFERENCIAÇÃO E ENSINO |
ELIANA SOUZA PINTO |
 |
TRADUÇÃO AUDIOVISUAL ACESSÍVEL: AUDIODESCRIÇÃO DE IMAGENS EM LIVRO DIDÁTICO |
GEORGIA TATH LIMA DE OLIVEIRA |
 |
TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA: AS MUITAS FACES DE THE GREAT GATSBY NO CINEMA |
KARINE TEIXEIRA DA SILVA |
 |
TRADUZINDO O BRASIL: A POESIA TRADUZIDA POR ELIZABETH BISHOP |
GEORGIA GARDENIA BRITO CAVALCANTE CARVALHO |
 |
UMA ANÁLISE DOS PARÂMETROS TÉCNICOS E LINGUÍSTICOS NAS LEGENDAS DA COMUNIDADE GLOBAL TED |
MARIA ELISA DE CASTRO GUIMARAES |
 |
UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA NA REGIÃO NORTE NOROESTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
CRISTIANA BARCELOS DA SILVA |
 |
VOZES OFICIAIS E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS HEGEMÔNICOS: UMA LEITURA BAKHTINIANA DO LIVRO "A ORDEM DOS PENITENTES". |
BENEDITA FRANÇA SIPRIANO |
 |
WALTER BENJAMIN E A ALEGORIA BAUDELAIRIANA. |
MARIA THAIS DA SILVA DA CRUZ |
 |