Este trabalho tematiza gêneros textuais orais e/ou escritos. Objetiva circunscrever um dos aspectos envolvidos na construção e no relato de uma experiência didático-pedagógica que inter-relaciona o ensino-aprendizagem de conteúdos específicos de uma disciplina acadêmica, com outras aprendizagens, ao longo da formação de graduandos do Curso de Licenciatura Plena em Letras, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI. A disciplina acadêmica é a Sociolinguística. A experiência didático-pedagógica envolve um foco nos conteúdos específicos de Sociolinguística, outro foco sobre estratégias de leitura, enquanto uma das habilidades de estudos necessárias para o desempenho da disciplina, e um terceiro foco sobre os gêneros textuais orais e/ou escritos ali trabalhados. Determinadas práticas sociais podem ser tratadas como eventos sócio-comunicativos interacionais, entendidos como um conjunto de ações. O gênero textual é uma ação linguística recorrente nesses eventos. Assim, os gêneros são vistos como nossa forma falada ou escrita de inserção, ação e controle social. Indispensáveis na interação social, esses objetos são construídos e definidos ao longo da história, por um trabalho coletivo de membros de comunidades discursivas diversas, em decorrência de suas necessidades e atividades comunicativas cotidianas. Os gêneros textuais cruzam, pois, aspectos interacionais, cognitivos e institucionais. Objetos praticados na diversidade social, os gêneros são relativamente instáveis, sendo caracterizados como eventos plásticos e dinâmicos: possuem simultaneamente, determinadas características que respondem a diversos propósitos. A noção de gênero textual aqui desenvolvida fundamenta a elaboração de uma matriz de critérios utilizados na descrição de gêneros envolvidos na disciplina Sociolinguística e na classificação de objetos textuais efetivos utilizados em tal experiência interdisciplinar.