O artigo apresenta a revisão, a luz do letramento crítico, de um projeto de leitura já realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-campus Picos, "clube de leitura". O projeto foi criado inicialmente com intenção de incentivar a leitura de obras literárias; promover um ensino de língua materna envolvendo questões sociais, culturais e históricas; ampliar o contato com a leitura e melhorar as habilidades de interpretação dos alunos. No entanto, em contato com discussões e teorias a cerca do letramento crítico, viu-se a necessidade de contemplar, por meio da proposta, um ensino sob esse crivo. Assim, neste artigo expomos o trabalho já realizado, seus resultados, pela voz dos entrevistados (alunos e pais de alunos) e o formato reformulado do projeto, com apoio das discussões encontradas em Cassany (2006, 2014), Freire (2006), Kleiman (1995-2012), Rojo (2009) dentre outras que auxiliaram a reflexão sobre a proposta. Este estudo propõe a problematização de uma das práticas de sala de aula e posterior adequação crítica da mesma, como uma amostra de um dos redirecionamentos para o qual a educação deve caminhar.