APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

ISABEL MUNIZ LIMA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

A aprendizagem cooperativa é uma metodologia de ensino e de aprendizagem baseada na interação entre pares. Segundo Johnson et al (1991), cinco elementos básicos compõem um trabalho de grupo produtivo: interdependência positiva, interação face a face, responsabilidade individual e de grupo, habilidades sociais e processamento de grupo. Tendo por base a metodologia mencionada, apresentamos, neste trabalho, uma experiência cooperativa obtida em uma escola pública de Fortaleza-Ce. Com base nas médias obtidas durante o 1º bimestre de 2014, fizemos a divisão das turmas utilizando, como critério para a partição em grupos de 5 a 6 alunos, a heterogeneidade de sexo (meninos com meninas) e de notas (alunos de baixo e médio rendimentos com alunos de alto rendimento). Em seguida, realizamos uma atividade cooperativa que consistia na utilização da técnica "Grupo de especialistas". A cooperação e a solidariedade deveriam ser priorizadas, pois, ao final, seria aplicada uma prova individual, cuja nota consistiria na média aritmética das notas individuais dos grupos; ou seja, a nota individual dependeria do resultado dos outros colegas de grupo. Dos 171 alunos participantes da atividade realizada, 168 obtiveram resultado considerado ideal. Das 40 células cooperativas constituídas a partir dos 171 alunos, 2 obtiveram a nota máxima; 32 células obtiveram a nota média; e 6 células cooperativas atingiram a média mínima. Nenhuma das células obteve nota zero. Tendo em vista os dados apresentados, concluímos que a atividade cooperativa constituiu-se proveitosa, visto que a maioria dos alunos superou os desafios do trabalho em grupo e atingiu resultados satisfatórios.