O DESAFIO DA COMPREENSÃO LEITORA DE ESPANHOL/LE NO ENSINO BÁSICO: UMA PROPOSTA COM O MATERIAL AUTÊNTICO TIRINHA

REBECA SALES PEREIRA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O ensino de uma língua estrangeira é um processo complexo, por isso é preciso realizar uma abordagem didática e inovadora na tentativa de aproximar o aluno ao contexto real da língua estudada. O trabalho com material autêntico (textos reais expostos às pessoas nativas sem fins didáticos) aproxima os alunos a essa realidade. Partindo desse pressuposto, esse trabalho tem o objetivo de apresentar o uso do cómic como estratégia de ensino em língua espanhola para brasileiros estudantes da educação básica. Neste sentido, organizamos uma atividade de leitura e interpretação textual com cómics, como forma de trabalhar a leitura do texto escrito e das imagens, além de aspectos linguísticos e culturais hispânicos. A atividade foi desenvolvida com vinte alunos de uma turma de 3º ano do ensino médio de uma escola estadual no período de 2014.2. Como aporte teórico, utilizamos Silva (2008), Abadía (2000), Oliveira (2002); dentre outros autores relevantes em nossa pesquisa. Os resultados apontaram que o material autêntico escolhido (gênero tirinha), por abordar temática cotidiana e apresentar como característica inerente as imagens, juntamente com a abordagem feita pelo professor antes da atividade, facilitaram a compreensão leitora efetivamente.