FIGURAS DE LINGUAGEM: DO SENTIDO REAL PARA AS CONSTRUÇÕES SIMBÓLICAS

ADELAIDE TEIXEIRA DE OLIVEIRA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

O objetivo deste trabalho é apresentar a aplicação da oficina "PIBID: Denotação e Conotação e Suas principais Figuras de Linguagem", considerando as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a proposta da Linguística Funcional que concebem a linguagem como um processo de interação social e, portanto, propõem um estudo da língua que considera o contexto. A oficina foi ofertada pela bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) do Curso de Letras do Campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (CUA/UFMT), aos estudantes do Ensino Fundamental (EF) da Escola Estadual Deputado Norberto. Considerou-se que a denotação e conotação envolvem a relação do que é literal e o que é construído por meio de relações metafóricas. Esse processo não consiste na simples dicotomização entre literal e figurativo, envolve um continuum de abstratização que ocorre em vários usos linguísticos. A oficina foi iniciada com a apresentação dos textos "receita de bolo de arroz" da Terezinha Terra e a "receita" de Nicolas Behar, via slides, para mostrar o uso da linguagem conotativa e denotativa. Após a apresentação dos textos, foi proposta a discussão sobre a diferença de sentidos dos textos e dos gêneros. A ideia é que os vários gêneros discursivos permitam aos estudantes perceberem os usos das figuras de linguagem selecionadas, ao tempo em que retomamos os conceitos apresentados. Com essa oficina, os estudantes puderam aprender a: reconhecer e diferenciar figuras de linguagem de cunho semântico, que são fundamentais na construção do sentido textual; lidar com mais segurança com as possibilidades de produção escrita que o conhecimento das figuras de linguagem proporciona; interessar-se pela leitura a partir da curiosidade de desvendar os jogos e redes de palavras; conceituar e exemplificar as principais figuras de linguagem. A oficina teve um pequeno problema na sua apresentação o data show não estava funcionando e quando funcionou ficou desfocado atrapalhando um pouco o andamento da oficina, o objetivo da oficina não foi alcançado tendo em vista que não ouve uma grande participação dos estudantes, tanto nas discussões quanto na realização das atividades.