ENTRE GÊNEROS TEXTUAIS E CULTURAS NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA LEITURA DOS PCNS SOBRE A FUNÇÃO INTERCULTURAL DO TEXTO

LINO DIAS CORREIA NETO

Co-autores: SHALATIEL BERNARDO MARTINS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A presente pesquisa teve o objetivo de analisar como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de língua estrangeira orientam o trabalho com os gêneros textuais no que se refere à abordagem dos aspectos culturais presentes nos textos. Para tanto, tomamos como base teórica estudos sobre interculturalidade (KRAMSCH, 2012; VERBUNT, 2011; ZARATE, 1986) e gêneros textuais (BAKHTIN, 2011; MARCUSCHI, 2008; 2010). Nossa análise, de base qualitativa e interpretativista, pôde apontar que os PCNs propõem a promoção da interculturalidade no trabalho com os gêneros textuais através de uma abordagem comparativa entre os elementos culturais, a análise de aspectos discursivos, a diversificação dos gêneros textuais e a escolha dos temas abordados.