O TRATAMENTO DAS UNIDADES FRASEOLÓGICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA

JOSÉ WILLIAM DA SILVA NETTO

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A análise sistemática em questão objetivou investigar de que maneira as unidades fraseológicas (UFs), também conhecidas como fraseologismos ou unidades complexas, são trazidas aos aprendizes de uma língua estrangeira pelos livros didáticos. Para compormos nossa análise, nos utilizamos de critérios pré-estabelecidos de seleção de trabalhos, fato que culminou com a triagem de duas dissertações de mestrado: Expressões idiomáticas no português do Brasil: uma análise funcional-tipológica e seu ensino no âmbito de segunda língua e A presença das expressões idiomáticas (EIs) na sala de aula de E/LE para brasileiros. A partir de tais trabalhos, realizamos um apanhado da quantidade de UFs presentes nos LDs, como também a forma que os referidos materiais apresentam, manipulam e utilizam os conteúdos explorados em contextos de ensino significativos. O que pudemos observar, com vistas às dissertações analisadas, foi que, dentre os dezesseis livros didáticos que compunham as dissertações encontradas a partir dos critérios pré-estabelecidos, há uma generalização no que diz respeito às atividades sem contexto ou desconexas do resto da unidade. Dessa maneira, concluímos que, embora haja UFs em abundância nos LDs para estrangeiros, ainda é mínimo o quantitativo de atividades que proporcionam o uso significativo de tais unidades.