Neste trabalho, relatamos a intervenção docente em uma aula de Língua Espanhola e sua relação com a disciplina de Formação para a Cidadania, junto a alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Fortaleza-CE, vinculada à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC). No referencial teórico, apoiamo-nos nos preceitos linguísticos tomados por Soares (1998, 2010), Baptista (2010), Callow (2008), Kress e van Leeuwen (1996) e nos conteúdos pedagógicos elencados nos Cadernos de formação de professores do Ensino Médio. Nosso objetivo principal é analisar como ocorre a construção do letramento crítico-visual dos alunos mediante leitura e análise de um texto multimodal presente no livro didático Enlaces 2, adotado pela escola e como o professor, pode se utilizar de elementos imagéticos para desenvolver o senso crítico dos alunos em uma aula de língua estrangeira a fim de abordar a formação cidadã dos estudantes. Dessa forma, há um entrelaçamento entre as duas disciplinas, Formação para a Cidadania e Espanhol, por meio de textos multimodais em que podemos trabalhar o letramento crítico-visual dos alunos, em prol da construção de significados por parte dos alunos. Assim, a experiência levou os alunos a reflitirem acerca das suas atitudes e posturas, em meio à realidade social em que eles se encontram inseridos. Diante do exposto, nosso relato de experiência pretende mostrar que o trabalho com o letramento crítico-visual, transcende a mera aquisição das competências comunicativas, pois se configura como uma importante abordagem de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Espanhola, em uma visão transdisciplinar, para discutir questões relacionadas à formação cidadã dos alunos da escola pública.