O presente estudo visa analisar a relação do ambiente linguístico familiar e aquisição da linguagem por crianças a partir dos três anos de idade. Utilizamos como pressuposto teórico para nossa pesquisa os trabalhos de Kail (2013) e Bortoni-Ricardo (2004). Segundo Chomsky, a criança já nasce com o conhecimento inato da gramática universal (GU), e o processo da interação adulto-criança vai ser muito importante para o acesso à complexidade gramatical. Por isso consideramos importante a compreensão das interações comunicativas da criança no seu desenvolvimento e a influência da fala materna no ambiente linguístico familiar. A pesquisa foi estruturada através do método qualitativo, com o registro de entrevistas não estruturadas, realizadas com 10 mães de alunos matriculados na Escola Sebastião Bezerra dos Santos, uma escola situada na cidade de Caucaia, município do Ceará. Para a avaliação dos dados foi adotado o método de análise de conteúdo (BARDIN, 1977), categorizando as informações de acordo com os objetivos da pesquisa. Verificamos que as mães, principalmente aquelas cujos filhos não têm sucesso na escola, se acham impotentes em ajudar os filhos, colocando a responsabilidade do êxito no professor. Algumas definem o sucesso dos seus filhos a família e a escola. O resultado desse trabalho apresentou que a família, principalmente os pais, são pessoas que por conviverem diretamente com a criança podem exercer um papel decisivo no desenvolvimento gramatical. "Partindo da linguagem dirigida à criança, ela vai extrair modelos e construir sua própria língua", esse processo de exposição segundo (AIRMAD: 1998. Pg. 92) chama de "banho de linguagem".