LETRAMENTO LITERÁRIO, PRÁTICAS DE LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES: CONHECENDO O PROJENTO AGENTES DE LEITURA DO CEARÁ

ISABELA FEITOSA LIMA GARCIA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

 Muito se discute acerca do conceito de leitura, sua função e os benefícios que opera. E muitos são as pesquisas sobre literatura e projetos de incentivo à leitura. Dessa forma, traçamos um percurso crítico da leitura, desde a invenção do livro até os dias atuais, apontando as evoluções desta ao longo do tempo; considerando a maneira de ler, a forma do livro e a relação autor-texto-leitor, bem como os tipos de leitura apontados por Martins (1990). A leitura é vista como algo prático, presente no cotidiano, inerente ao homem, pois o contato com ela possibilita compreender o mundo e as palavras de modo mais amplo. Observamos ainda as razões para ler, por que lemos e para que, além de mencionar o que contribui no entendimento da mensagem do texto e o processo comunicativo realizado quando o ato de ler se realiza, no momento em que leitor e autor interagem. Portanto, fizemos uma análise acerca da relação entre autor, texto e leitor, na perspectiva de formar leitor de textos literários, tendo em vista a relevância da literatura para a vida do ser humano, considerando que a literatura se constitui um direito incompressível, que não deve ser negado. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo analisar a atuação e a contribuição do projeto Agentes de Leitura do Ceará na formação de leitores no município de Itapiúna.