Responsável por definir e registrar os signos lexicais referentes às concepções elaboradas e fixadas em determinados espaços e tempos, o dicionário figura como objeto de grande relevância na sociedade contemporânea por seu caráter didático e cultural. Nesse sentido, abordaremos neste trabalho quatro verbetes classificados como palavras de baixo calão, por tratar-se de um léxico pertencente ao grupo de "palavras-tabus" e possuir uma gama de significados, culturalmente, ainda tão polêmicos, objetivando, portanto, observar todas as situações e descrições nas quais este conjunto de palavras pode ser utilizado, segundo os dicionários. Para tanto, utilizaremo-nos de três dicionários: "Miniaurélio Século XXI Escolar (2004)", "Saraiva jovem - dicionário de língua portuguesa (saraiva, 2011)", e "Dicionário Didático de Língua Portuguesa (2012)" (pertencente ao PNLD), e tomaremos por base os pressupostos teóricos de Welker (2004) e Pontes (2009), que incidem sobre as questões teóricas envolvidas na produção de dicionários. Não pretendemos tratar o tema de maneira exaustiva, antes, procuraremos explicitar, aqui, a forma como os respectivos dicionários lidam com as definições de termos de baixo calão, notando que, apesar de contribuírem para manter e uniformizar a unidade linguística, estes também atribuem valores semânticos um tanto díspares entre si. Este trabalho foi realizado no âmbito das pesquisas do Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS), sob orientação do Prof. Dr. Antonio Luciano Pontes.