Este trabalho representa um recorte da pesquisa (de estágio pós-doutoral) intitulada O dialogismo como uma alternativa teórico-metodológica para a inovação/atualização do ensino/aprendizagem de língua latina em curso de Letras, que tem como referencial teórico obras do Círculo de Bakhtin, tais como Bakhtin (2013, 2011a, 2011b, 2011c), Bakhtin/Volochínov (2009) e Medviédev (2012); obras de bakhtinistas, tais como Sobral (2009) e Puzzo (2012); e obras de latinistas, tais como Maranhão (2009) e Oliveira (2009). Aqui são apresentados alguns relatos concernentes à análise qualitativa das etapas de elaboração e de aplicação de atividades didáticas embasadas na perspectiva teórico-metodológica do dialogismo em aulas das disciplinas Língua latina I e Língua latina II do Curso de Letras da Universidade Regional do Cariri, em Crato-Ceará. Na conclusão, são elencados resultados parciais desta pesquisa, a qual tem demonstrado que o uso de atividades didáticas voltadas a examinar a língua latina a partir de enunciados concretos de diversos gêneros discursivos (literários e extraliterários), autores, esferas, lugares e épocas vem favorecendo aos estudantes meios para que eles adquiram uma compreensão substancial e ampla da validade (ou finalidade) dos usos reais do latim considerados em sua inserção sociocultural, histórica e ideológica.