TEXTO, REFERENCIAÇÃO E ENSINO

ELIANA SOUZA PINTO

Co-autores: MARIA ROSIANE SANTOS LIMA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Considerando texto uma manifestação lingüística concreta (KOCH & TRAVAGLIA, 2002), um evento sócio comunicativo interacionista (BEAUGRAND apud MARCUSCHI, 2008), compreendemos também que este oferece pistas relativas ao contexto de sua enunciação, como mecanismos de temporalização, de espacialização e de actorialização, que entendemos como fundamentais para a compreensão do processo de referenciação numa situação discursiva e, consequentemente, dentro de uma perspectiva educacional , para o ensino da língua com foco na aprendizagem situada (BROWN, COLLINS e DUGUIG, 1998) . Este trabalho está fundamentado na percepção do fenômeno dêitico segundo Benvenist (1976), Apothéloz (2003) e Mondada e Dubois ( 2003) e tem por objetivo analisar textos extraídos dos três livros didáticos do nono ano do ensino fundamental mais adotados pelas escolas da rede pública de Fortaleza e tecer as críticas necessárias sobre a abordagem empregada pelos autores quanto à devida exploração dos elementos dêiticos como instrumentos de auxílio para a construção dos sentidos do texto, uma vez que constatamos que o fenômeno dêitico não é trabalhado nos materiais analisados.