INTERTEXTUALIDADE PARODÍSTICA: ESTUDOS EXPLORATÓRIOS DOS SENTIDOS DE HUMOR NAS POSTAGENS VERBO-VISUAL DA REDE SOCIAL FACEBOOK.

ROSÂNGELA SOARES DE LIMA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Este trabalho tem por objetivo apresentar considerações a respeito das mudanças de propósitos comunicativos causados pela paródia em textos verbos-visuais que circulam na rede social Facebook. Sob a ótica das teorias de Piègay-Gros (1996), que reorganiza o quadro teórico proposto por Genette (1982), Bakhtin (2003) e Koch (2003), a proposta desse estudo é analisar a intertextualidade parodística como uma ferramenta essencial na construção do senso de humor nos gêneros textuais que circulam nas redes sociais, nesse caso em específico o Facebook. A paródia assim sendo entendida não como imitação, mas como transformações, pontuais e sistemáticas impostas a certos textos. A intertextualidade foi pensada a princípio para os textos escritos, logo é indispensável realizar mais estudos sobre esse fenômeno nos textos verbos-visuais. Reforça-se aqui a ideia de texto além de uma construção verbal, mas como um dialogismo entre a escrita, o imagético e o contextual. Percebemos em nossas leituras diárias nas redes sociais a elevação de status e de aumento dos textos multimodais, criando assim um campo repleto de corpus para pesquisa linguística. Foram selecionadas algumas postagens que abordam a intertextualidade parodística nos textos multimodais com a finalidade de melhor compreender a constituição e a mudança comunicacional para o sentido humorístico.