CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E EFEITOS DE SENTIDO NA TURMA DA MÔNICA

JACIARA MARIA CAETANO NEVES

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

Para a análise do discurso de linha francesa com base na corrente de Pêcheux, todo processo discursivo pressupõe efeitos de sentido ligados às condições de produção. Esses efeitos de sentido ou formações discursivas são resultados da identidade cultural de um determinado local. Um dos aspectos mais utilizados em piadas e conversas é o discurso de gênero, que se mostra cada vez mais frequente na realidade de crianças e jovens. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar as condições de produção e os efeitos de sentido do discurso de gênero em três tirinhas da Turma da Mônica. Observou-se que as histórias apresentadas possuem traços da ideologia referente à educação infantil do Brasil colonial, fortemente influenciada pela educação europeia, que reforçava a distinção de comportamento, ocupações na sociedade e nível de escolaridade de meninas e meninos.Confirmou-se também que a teoria de Pêcheux sobre as condições de produção se faz verdadeira nas análises, pois o elemento que pode gerar o riso são as referências proferidas direta ou indiretamente pelos personagens, que fazem sentido por estarem inseridas em um determinado contexto.