Tem-se percebido com frequência que os professores estão dispostos a inovar em sala de aula, recorrendo à ludicidade para abordar os conteúdos curriculares. O intuito deste trabalho é colaborar com a formação dos professores de Língua Portuguesa para o uso de gêneros textuais nas aulas do primeiro ano do ensino médio. Essa percepção resulta da prática docente como bolsista do PIBID de Letras - IFCE, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Presidente Gaspar Dutra, em Crateús. Gêneros textuais, segundo Bakthin, são "enunciados (orais e escritos), concretos e únicos, que emanam dos integrantes duma ou doutra esfera da atividade humana. O enunciado reflete as específicas e as finalidades de cada uma dessas esferas, não só por seu conteúdo (temático) e por seu estilo verbal, ou seja, pela seleção operada nos recursos da língua - recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais -, mas também, e sobretudo, por sua construção composicional." (2000, pág.279) Quanto à metodologia, propõe-se o uso do Facebook para o estudo de Língua Portuguesa, com base na teoria dos gêneros textuais. Isso decorre da compreensão de que a rede social Facebook pode se tornar uma ferramenta lúdica e pedagógica para estudo de língua materna em sala de aula. Os resultados, embora ainda parciais, já demonstram maior interesse dos alunos na aprendizagem de Língua Portuguesa, com base na teoria dos gêneros textuais e uso da ferramenta Facebook.