O presente artigo é fruto de um dos capítulos da nossa dissertação de mestrado, defendida na Universidade de São Paulo, em 2012. Nosso objetivo foi o de descrever, analisar e discutir a exequibilidade de efetiva comunicação oral entre aprendizes em nível inicial de aprendizagem de francês língua estrangeira (FLE). Buscamos, com a presente comunicação, expor as contribuições das abordagens interacionistas para o ensino de línguas, mais especificamente para o ensino de línguas estrangeiras. A nosso ver, a interação em sala de aula possibilita o desenvolvimento das competências para comunicar desde o início da aprendizagem. Com o objetivo de elucidar os aspectos teóricos que serão apresentados nessa intervenção, mostraremos os registros de interações realizadas entre indivíduos inscritos no primeiro semestre de língua francesa durante um curso experimental oferecido junto ao Serviço de Cultura e Extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Tratou-se de um curso intensivo com quarenta e cinco horas de duração. O material didático adotado foi o livro Alter Ego plus A1, da editora Hachette. Respeitando a progressão proposta pelo conjunto didático, propusemos diversas atividades de produção oral, mas para compor o corpus da pesquisa, escolhemos somente aquelas que demandaram aos estudantes a produção de diálogos diante do grupo, pois entendemos que esse tipo de atividade apresenta um maior grau de dificuldade na execução, seja por fatores relacionados ao sistema da língua, seja por fatores psicológicos. A análise das trocas comunicativas efetuadas pelos aprendizes nos permitirá pontuar as estratégias comunicativas utilizadas para comunicar e, à luz dos estudos realizados no campo das abordagens interacionistas e da análise conversacional, verificaremos se houve ou não sucesso nas interações.