Este trabalho analisa a aplicação de Estratégias de leitura nas aulas de sociolinguística. Objetiva discutir a aplicação de estratégias de leitura envolvidas na construção de compreensão do texto em uma experiência didático-pedagógica que inter-relaciona o ensino e aprendizagem de conteúdos específicos de uma disciplina acadêmica, com outras aprendizagens ao longo da formação de graduandos do Curso de Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI. A experiência didático-pedagógica vem sendo desenvolvida desde 2013, envolvendo um foco nos conteúdos específicos da disciplina Sociolinguística, outro foco nos gêneros dos textos orais e/ou escritos manipulados ao longo da disciplina e um terceiro foco sobre estratégias de leitura (SOLÉ, 1998; MARCUSHI 2014; Ghirardi 2011), enquanto uma das habilidades de estudos acadêmicos necessárias para o desempenho da disciplina. Estratégias de Leitura são procedimentos de caráter complexo, que envolvem a presença de objetivos a serem realizados, o planejamento das ações que o leitor pode desencadear para atingi-las, assim como sua avaliação e possível mudança (Solé 1998). Analisamos a aplicação de estratégias de leitura nas aulas de sociolinguística, na busca de integrar conhecimentos e aportes de disciplinas distintas, em práticas de ensino e de aprendizagem dos conteúdos dessa disciplina, o que, temporariamente estamos entendendo por interdisciplinaridade.