O modo como qualquer profissional se comporta em seu ambiente de trabalho influencia bastante na imagem que ele objetiva passar como profissional. As escolhas decididas sobre qual a linguagem mais adequada a ser utilizada para que se entenda um discurso dependendo do contexto, é fundamental para que o enunciador tenha mais chances de ser compreendido. No presente trabalho, focaremos na linguagem corporal na perspectiva do professor em sala de aula, visto que, além da preocupação com o conteúdo a ser ministrado, o (a) professor(a) precisa atentar para a maneira como se porta a medida que transmite suas aulas, levando em consideração, além das escolhas lingüísticas ao se expressar verbalmente, as escolhas comportamentais feitas ao se expressar corporalmente. Sendo assim, objetivamos realçar a devida importância da expressão corporal para uma melhor compreensão das mensagens transmitidas pelo(a) professor(a). Durante o processo de elaboração dos nossos estudos, foram feitas observações em turmas do ensino fundamental dos (as) professores (as) e da forma como estes e a turma agiam, diante do comportamento corporal e verbal por parte dos professores, em uma escola pública de Fortaleza. Fundamentamo-nos em estudos sobre a Psicomotricidade, ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento sob a ótica dos autores OLIVEIRA, Gislene de Campo e MEUR, de A.; STAES, L. A pesquisa é de observação, de natureza descritiva e qualitativa, encontrando-se ainda em andamento. Assim, percebe-se que a expressividade corporal deve ser considerada um fator fundamental no momento em que há comunicação entre falantes, uma vez que a forma como o enunciador (o[a] professor[a]) se posiciona corporalmente irá transparecer o seu interesse diante da mensagem a ser transmitida verbalmente por ele mesmo, revelando, portanto, o quão importante e/ou persuasivo essa mensagem é ou precisa ser para que possa ser, de fato, assimilada pelos ouvintes (os[as] alunos[as])