PRÁTICAS DE LEITURA: A LEITURA DO FANTASTICO

ADELAIDE TEIXEIRA DE OLIVEIRA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

O objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência de prática de leitura elaborada a partir das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) sobre a proposta do ensino de literatura em sala de aula. Foi realizada uma oficina pelas acadêmicas do Curso de Letras do Campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (CUA/UFMT), aos estudantes do Ensino Médio (EM) da Escola Estadual Francisco Dourado, localizada na cidade de Barra do Garças - MT.. Um dos desafios das educadoras, nas escolas, é desenvolver no aluno o gosto pela literatura. Muitos educadores reclamam do crescente desinteresse dos estudantes pela leitura, mas não será possível incentivá-los se se continuar a ensinar somente conteúdos desvinculados da realidade, ou que se mostrem sem significado para eles. A oficina foi iniciada com a apresentação e leitura de contos e estórias de terror. Os contos usados foram autores brasileiros, brasileiros tais como: André Vianco, Raphael Draccon, Carolina Munhóz e Eduardo Spohr.  Depois foi apresentada aos alunos a organização tipológica do conto, suas principais características, características do conto fantástico e como produzir um conto. Após a introdução do conto, foi apresentado aos alunos o que é literatura fantástica e como ela é dividida em Ficção Científica, Terror (sobrenatural) e Fantasia. Após a apresentação dos escritores e das resenhas de suas principais obras, foi apresentado aos alunos o vídeo "Passeio noturno", de Rubem Fonseca, que motivou a realização de uma roda de discussão e de leitura envolvendo todos os presentes. E por último, foi proposta aos alunos uma atividade de produção de um conto ou uma estória, levando em consideração o que havia sido exposto a eles em sala de aula. Com essa oficina, os estudantes puderam aprender a reconhecer o que é um conto e o que é literatura fantástica; interessar-se pela leitura a partir da curiosidade de desvendar os jogos e redes de palavras; quais os principais autores brasileiros da literatura fantástica. A oficina foi apresentada sem qualquer problema e os objetivos foram alcançados tendo em vista que houve uma ótima participação dos estudantes, tanto nas discussões quanto na realização das atividades.