Nos últimos tempos, o modo como o leitor se relaciona com o texto vem se modificando devido às exigências provenientes das redes sociais. Em consonância com essa nova realidade, os autores de livros didáticos também procuram inovar na inserção e distribuição de textos neste material. Esta pesquisa observou, então, o uso do hipertexto no livro didático de português pelos professores e alunos do ensino médio, numa escola pública do interior do Ceará. Abordamos o hipertexto, na perspectiva de Marcuschi (2001), Koch (2014), Xavier (2002), entre outros. Tivemos como objetivo analisar a presença do hipertexto no livro didático de português e ainda verificar como ocorre a interação do professor de língua portuguesa e de seu aluno com o hipertexto presente neste. Para isso, descrevemos a organização do hipertexto no LD, realizamos observações em sala de aula, bem como aplicamos questionários aos sujeitos da pesquisa. Os resultados obtidos apontam para maior incentivo à leitura pela presença do hipertexto no livro didático, possibilitando ao aluno adquirir novas informações a partir de sua organização em formas de quadros com curiosidades, indicação de leituras, significados de palavras, entre outros, ampliando, enfim, seus conhecimentos prévios. Além disso, verificamos que o professor se utiliza dessas leituras complementares para discussões em sala de aula, construindo um processo de interação com a turma. Portanto, estes resultados nos permitem afirmar que há uma aceitabilidade e utilização do hipertexto no livro didático pelos alunos e pela professora, levando-nos a refletir sobre sua importância enquanto ferramenta de aprendizagem no ambiente escolar.