O propósito deste trabalho é analisar os processos semânticos-didáticos no livro didático de Língua Portuguesa do 1º ano do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Régis Pacheco, na cidade de Jequié-BA. Com base nos compêndios gramaticais, dar-se-á escolha desse matéria devido a investigação de um estudo de um capítulo único da semântica que não se encontra nas gramáticas tradicionais, mas que, particularmente, se encontra no livro didático. A partir da análise completa do livro, "Português: linguagens", notamos que no final de cada assunto sobre língua os autores William Cereja e Thereza Magalhães (2013) apresentaram uma noção de "Semântica e Discurso", além de conter um estudo específico sobre a "introdução à semântica" em que trata da sinonímia e antonímia, do campo semântico hiponímia e hiperonímia, da polissemia e da ambiguidade. Concluímos que este livro didático trata da semântica de modo mais visível, mas, diferentemente, os outros autores que possuem livros didáticos da mesma série, nos outros colégios da mesma cidade, utilizam da semântica assim como na gramática.