O OLHAR DE ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE LETRAS SOBRE SUAS PRÁTICAS DE ESCRITA NA UNIVERSIDADE

JOSE HIPOLITO XIMENES DE SOUSA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

As abordagens recentes sobre os estudos do(s) letramento(s), principalmente aquelas advindas dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984; GEE, 1996; LEA E STREET, 1998) consideram que as pessoas têm e fazem uso de múltiplos letramentos associados a diferentes contextos. Tomando o letramento como práticas sociais especificas (GEE, 2001), reconhece-se na universidade o contexto no qual é possível estudar um tipo de específico de letramento, nesse caso, o letramento acadêmico, principalmente quando a escrita é uma das preocupações quanto à qualidade de textos em gêneros acadêmicos. O objetivo deste trabalho é compreender como os alunos recém egressos de Cursos de Letras se reconhecem como leitores e produtores de textos em gêneros acadêmicos e observar quais dificuldades com as práticas de letramento acadêmico foram percebidas por eles durante a trajetória do Curso. O método utilizado nesse estudo foi de natureza qualitativa, de caráter exploratório, mediante aplicação de um questionário semiestruturado com questões em aberto, realizado em formulário do Google drive via e-mail. Os sujeitos foram alunos recém egressos, no ano de 2014, de Cursos de Letras de três universidades públicas: duas estaduais e uma federal. A análise preliminar dos dados é reveladora de suas crenças sobre o que é escrever na universidade, sendo a disciplina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, umas das norteadoras do processo de construção da escrita na academia. Nesse contexto, os gêneros textuais acadêmicos mais recorrentes, durante a trajetória deles no curso de Letras, foram o resumo, a resenha e o TCC. No entanto, ao final do Curso, eles ainda não se sentem seguros ao produzirem textos escritos em gêneros acadêmicos.