LETRAMENTO VISUAL E MULTIMODALIDADE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS EM LÍNGUA INGLESA

MARIANA AMORIM DE PAULA PALHANO

Co-autores: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS DE MATOS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação tem sido fundamentais para  a produção e consumo de textos multimodais e para o desenvolvimento de múltiplos letramentos, que inclui a ampliação do uso de imagens em contextos digitais, convencionais e educacionais. No contexto educacional, é perceptível o uso rico de textos multimodais em materiais didáticos e nas práticas docentes nas salas de aula de línguas. Este trabalho, que faz parte do projeto de pesquisa LETRAVI (Letramento Visual), tem como objetivo investigar e descrever as abordagens utilizadas por professores no uso de textos multimodais de língua inglesa no contexto da sala de aula de um curso de idiomas de inglês. Através da aplicação de um questionário e da observação das aulas de três professores e utilizando uma metodologia descritiva, serão levantadas informações sobre as percepções desses professores acerca da concepção de multimodalidade, textos visuais e de letramento visual e sua aplicação na prática docente. Os dados levantados serão analisados segundo os pressupostos da teoria da multimodalidade de Kress e van Leeuwen (1996, 2006), Jewitt (2008), e do letramento visual de Callow (2013). Os resultados das análises em andamento também permitirão que os pesquisadores desse estudo promovam um seminário sobre multimodalidade e ensino, afim de ampliar o conhecimento dos professores acerca desse tema para capacitá-los a explorar a multimodalidade efetivamente com seus alunos e desenvolver-lhes o letramento visual crítico.