Resumo
A leitura, no contexto social, pode ser considerada como um importante item para o acesso ao mercado de trabalho e à diferentes realidades socioculturais, assim como elemento essencial para um posicionamento crítico-reflexivo por parte do indivíduo. No contexto educacional, por sua característica de elo entre as diferentes áreas de ensino, ela é facilitadora do aprendizado em todas as disciplinas do currículo escolar. O texto, por sua vez, enquanto base para o ensino da leitura é de suma importância no ensino-aprendizagem de todas as disciplinas, em qualquer idioma. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho é verificar como é trabalhada a leitura em aulas de língua inglesa, centrando sua investigação nos tipos de textos e na forma como eles são explorados, traçando, para tal, um paralelo entre as orientações didáticas para o ensino da compreensão leitora, contidas nos PCN (3º e 4º ciclos e Ensino Médio), e a realidade observada. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, será feita uma revisão de bibliografia, com análise qualitativa. Como fonte investigativa, serão analisados os textos utilizados e as atividades de leitura desenvolvidas em aulas de língua inglesa do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, durante o período da I Unidade/2015, em três escolas de uma cidade do extremo sul da Bahia.
Palavras-chave: Práticas de leitura; Ensino de Inglês; Parâmetros Curriculares Nacionais; Realidade escolar.