A CONSTRUÇÃO DOS PERSONAGENS NA AUDIODESCRIÇÃO DO GÊNERO DRAMA NA TV APARECIDA: UM ESTUDO BASEADO EM CORPUS DE FILMES

LINDOLFO RAMALHO FARIAS JUNIOR

Co-autores: RENATTA PIRES FRANCO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A audiodescrição (AD) consiste na descrição verbal de elementos exclusivamente visuais presentes em produtos (áudio)visuais artísticos ou não e considerados, pelo audiodescritor, relevantes para o acesso de pessoas com deficiência visual (PcDVs) a esses produtos. No caso de programas televisivos, a AD consiste num recurso de narração adicional - inserida entre as lacunas acústicas do produto - que descreve os personagens, as ações e a cenografia, viabilizando a fruição de pessoas com deficiência visual a esse tipo de produto. Esta comunicação tem como objetivo apresentar os resultados preliminares do projeto CAD_TV (PosLA/ UECE/ BFP-FUNCAP) que, por meio de um estudo baseado em corpus, está mapeando e descrevendo as estratégias tradutórias dos roteiros de audiodescrição de programas exibidos em três emissoras de TV, atentando para as especificidades das categorias dos programas e dos seus respectivos gêneros narrativos. Nessa perspectiva, o presente trabalho descreve e analisa os parâmetros narratológicos para audiodescrever o gênero drama, tendo como referência os roteiros de AD dos filmes Um Amigo Inesperado e Vermelho Como o Céu, ambos da TV Aparecida. Para isso, as seguintes etapas estão sendo realizadas: (1) gravação dos programas; (2) transcrição das audiodescrições, utilizando o software Subtitle Workshop 2.51; (3) etiquetagem dos roteiros de AD de cada programa; (4) revisão das etiquetas, segundo os parâmetros narrativo-discursivos propostos por Jímenez Hurtado et al. (2010) e formulação de novas etiquetas segundo a demanda do corpus criado nesta pesquisa; (5) identificação das recorrências narrativo-discursivas dos roteiros de AD a partir das ferramentas do software WordSmith Tools; (6) descrição e análise das recorrências mais significativas. Espera-se que essa proposta de análise se mostre eficiente para a observação de regularidades discursivas significativas nos roteiros, possibilitando o direcionamento de problematizações de naturezas linguísticas e narratológicas a serem avaliadas posteriormente junto ao público com deficiência visual e a audiodescritores em formação.