ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE METÁFORAS ATRAVÉS DE RECURSOS VISUAIS POR INDIVIDUOS DE NIVEIS ESCOLARES DIFERENTES

LUCAS ANDERSON PENHA DE OLIVEIRA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Um dos principais problemas da linguagem é a falta de compreensão do que está sendo comunicado, em referência as metáforas não é diferente. Muitos falantes possuem dificuldades de entender sentenças metafóricas, pois procuram compreende-las através do significado literal dos elementos que a compõem. Assim, o presente trabalho busca analisar como se dá a compreensão de metáforas por parte de indivíduos estudantes de diferentes níveis escolares. O objetivo do trabalho foi analisar como se dão os processos de compreensão de metáforas por pessoas de níveis escolares diferentes observando o possível contraste que há entre as interpretações. Na metodologia que foi empregada, utilizamos uma entrevista em forma de questionário sem identificação com pessoas de diferentes níveis de escolaridade (ensino fundamental, médio e superior). O número de informantes foi de cinco alunos para cada nível escolar escolhido, dos quais aleatoriamente do sexo masculino ou feminino. A entrevista foi feita separadamente com cada grupo de cinco. Nos resultados obtidos através dos alunos de diferentes níveis de escolaridade como Ensino Fundamental, Médio e Superior, conseguimos compreender que os conhecimentos adquiridos pelos alunos contribuem diretamente para a compreensão de enunciados metafóricos. Em nossas conclusões, podemos asseverar que o nível escolar pode sim influenciar nas interpretações que o individuo faz acerca de metáforas, mas o que contará na hora da interpretação serão as diversas leituras que aquela pessoa possui, não importando a qual nível escolar ela pertença, seja ensino Fundamental, Médio ou Superior. Assim, na pesquisa, alguns informantes do Ensino Fundamental conseguiram um desempenho melhor do que alguns do Ensino Superior.