A AQUISIÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL PELOS DISCENTES NA SOCIEDADE DA TECNOLOGIA E DA INFORMAÇÃO

ELIZANDRA DIAS BRANDÃO

Co-autores: e ARIADNA RODRIGUES PROBO AMARAL
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Este trabalho propõe-se a analisar o mais recente desafio pedagógico que se coloca para educadores e linguistas: letrar digitalmente uma nova geração de educandos que estão vivenciando os avanços das tecnologias de informação e comunicação. Esse novo letramento considera a necessidade dos indivíduos dominarem um conjunto de informações e habilidades mentais que devem ser trabalhadas com urgência pelas instituições de ensino a fim de preparar os discentes para viverem como cidadãos cada vez mais cercados por máquinas eletrônicas e digitais. A metodologia desenvolvida neste trabalho consta de pesquisa bibliográfica, com fundamentação teórica em Barton (1998) e Marcuschi e Xavier (2004). A realização desta pesquisa se justifica porque saber utilizar adequadamente gêneros textuais digitais quando se vivenciam eventos de letramento institucionais é fundamental para um bom desempenho dos sujeitos, o que leva à urgência motivacional dos indivíduos para se apropriarem do letramento digital. A aquisição do letramento digital se apresenta como uma necessidade educacional e de sobrevivência. É preciso que os profissionais de educação e linguagem desenvolvam estratégias pedagógicas eficazes em seus mais variados espaços educacionais (salas de aula e laboratório de informática, por exemplo) para enfrentar os desafios que estão colocados: alfabetizar, letrar e letrar digitalmente o maior número de sujeitos, preparando-os para atuar adequadamente no conhecimento das tecnologias. De acordo com os estudos realizados, o letramento digital se dá pelo uso intenso das novas tecnologias de informação e comunicação e pela aquisição e domínio dos vários gêneros digitais. No qual pode proporcionar, aos indivíduos que o adquirem, competências e habilidades para agir em sociedade marcada pela tecnologia, tornando-os indivíduos mais produtivos economicamente, bem como atender aos que postulam o desenvolvimento da capacidade analítica e crítica do cidadão.