Livros de Acesso Aberto 

 

[table “3” not found /]

CapaDescrição

Formação Docente e (Auto)Biografias

Organizadores: Ana Cristina de Moraes e Eloilma Moura Siqueira Macedo


Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-921-0




Páginas: 392


Ano: 2024


Sinopse: O livro "Formação docente e autobiografias" apresenta textos de autores de variadas instituições de ensino e lugares, que discutem aspectos relacionados à formação docente em interface com autobiografias e/ou relatos de experiências de docentes que, por meio do estímulo à produções autobiográficas reflexivas, narram trajetórias formativas de professores/as, privilegiando uma escrita de si, com foco em abordagens teórico-metodológicas, pedagógicas, político-culturais e autobiográficas.


Ética Antiga & suas ressonâncias na contemporaneidade

Organizadores: Robert Brenner Barreto da Silva, Emanuel Angelo da Rocha Fragoso e João Emiliano Fortaleza de Aquino


Área: Filosofia


ISBN: 978-85-7826-916-6




Páginas: 208


Ano: 2024


Sinopse: Trata-se de uma coletânea de dez textos organizados pelos professores Robert Brenner Barreto da Silva (UECE), Emanuel Angelo da Rocha Fragoso (UECE) e João Emiliano Fortaleza de Aquino (UECE) na qual os autores dos textos irão discorrer sobre a ética antiga e suas ressonâncias em nosso tempo, como o próprio título já indica: “Ética Antiga & suas ressonâncias na contemporaneidade”. Os autores, todos especialistas no tema abordado e com diversos textos publicados, são professores universitários vinculados às IEs do Nordeste em sua maioria.


A estabilidade de ânimo na obra Ética de Benedictus de Spinoza

Autora: Renata de Oliveira Silva


Organizadores: Emanuel Angelo da Rocha Fragoso e João Emiliano Fortaleza de Aquino


Área: Filosofia


ISBN: 978-85-7826-917-3




Páginas: 152


Ano: 2024


Sinopse: O livro ‘A estabilidade de ânimo na obra Ética de Benedictus de Spinoza’ versa sobre a estabilidade de ânimo do homem, visando demonstrar como ele pode alcançá-la, com base no pensamento de Spinoza (1632-1677). A autora inicia a discussão a partir das noções ontológicas fundamentais do filósofo holandês, expressas em sua ópera magna, a ‘Ética - demonstrada em ordem geométrica.A publicação desta dissertação de mestrado, defendida na Universidade Federal do Ceará, ampliará a disponibilidade de textos sobre Spinoza, colaborando para a potencialização e posterior consolidação dos estudos do pensador no Brasil e, em particular, no Ceará.


Ensaios interdisciplinares em humanidades - v. VII

Organizadores: Edson Holanda Lima Barboza, Geórgia Maria Feitosa e Paiva e Jaqueline da Silva Costa


Área: Filosofia


ISBN: 978-85-7826-920-3




Páginas: 530


Ano: 2024


Sinopse: O livro "Ensaios interdisciplinares em humanidades - volume VII" consistem em uma coletânea de vinte e cinco textos agrupados em quatro eixos temáticos: 1) Questões metodológicas do fazer interdisciplinar; 2) Os estudos sobre raça; 3) Os estudos sobre gênero; 4) Os estudos sobre arte, cultura, território e educação. A obra traz o compromisso com uma produção de conhecimento que retrata epistemologias interdisciplinares, pós-coloniais, decoloniais, contracoloniais e afro-referenciadas, refletindo experiências forjadas a partir dos desafios sociais e políticos contemporâneos, por retratar resultados de pesquisas realizadas no pós-pandemia da Covid-19 e, mais especificamente, no contexto brasileiro.


Educação Popular e Educação do Campo: diálogo de saberes e resistência em territórios camponeses

Organizadores: Leandro Vieira Cavalcante, Sandra Maria Gadelha de Carvalho, José Ernandi Mendes e Thiago Valentim Pinto Andrade


Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-919-7




Páginas: 385


Ano: 2024


Sinopse: O livro apresenta uma reflexão acerca da práxis inerente à Educação Popular e à Educação do Campo, a partir de experiências pautadas no diálogo de saberes e no fortalecimento da resistência em territórios camponeses. A obra nasce da confluência de saberes, práticas e fazeres de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, escolas do campo e coletivos de pesquisa cujo lócus de atuação é a região do Vale do Jaguaribe, no Ceará, palco de reflexões e debates que orientam os capítulos inseridos no livro.


Os gêneros de conhecimento como via para a Liberdade na Ética de Spinoza

Autor: Karine Vieira Miranda

Organizadores: Emanuel Angelo da Rocha Fragoso e João Emiliano Fortaleza de Aquino


Área: Filosofia


ISBN: 978-85-7826-914-2




Páginas: 168


Ano: 2024


Sinopse: É o conhecimento a única via pelo qual o homem pode tornar-se livre? Como o homem pode superar a servidão da própria mente e tornar-se livre? Como se dá a mudança de estado, da imaginação à razão, da razão à ciência intuitiva? Como os gêneros de conhecimento se relacionam com a liberdade? Estas são questões que pretendem ser investigadas e respondidas ao longo do livro, analisando e buscando responder ao problema da liberdade através dos gêneros de conhecimento no pensamento de Spinoza.


Potência e liberdade no pensamento de Benedictus de Spinoza

Autor: Carlos Wagner Benevides Gomes

Organizadores: Emanuel Angelo da Rocha Fragoso e João Emiliano Fortaleza de Aquino


Área: Filosofia


ISBN: 978-85-7826-915-9




Páginas: 162


Ano: 2024


Sinopse: O livro pretende explicitar a problemática da potência e da liberdade humana a partir da análise da "Ética" e das demais obras do filósofo holandês Benedictus de Spinoza (1632-1677), como por exemplo, no “Breve tratado”, no “Tratado da reforma da inteligência” e nos tratados políticos. Nossa intenção é também a de discutir o entendimento da potência como uma realização necessária para o homem tornar-se livre. Por sua vez, o problema da liberdade será tratado pela análise da parte I (De Deus) e parte V (Da Potência do intelecto ou da Liberdade Humana) da obra maior de Spinoza: a Ética demonstrada em ordem geométrica. Dessa forma, tentaremos responder como é possível que o homem, que não nasce livre, teria a potência para tornar-se livre mesmo diante de suas condições como modo da substância (Deus).


Tópicos de filosofia antiga: a atualidade do passado

Organizadores: Emanuel Angelo da Rocha Fragoso, Vicente Thiago Freire Brazil e Robert Brenner Barreto da Silva

Área: Filosofia


ISBN: 978-85-7826-912-8




Páginas: 290


Ano: 2024


Sinopse: Trata-se de uma iniciativa de pesquisadores vinculados às Instituições Ensino Superior do Nordeste e Sudeste, visando disponibilizar as pesquisas de seus docentes e discentes, no âmbito da Filosofia Antiga. O marco temporal dos estudos abrange os primórdios da Filosofia na Grécia antiga.


Linguagem e sustentabilidade: um percurso interdisciplinar

Organizador: Antonio Nilson Alves Cavalcante


Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-906-7




Páginas: 157


Ano: 2023


Sinopse: O livro "Linguagem e sustentabilidade: um percurso interdisciplinar" pretende apresentar um movimento que surge na Análise de Discurso Crítica e perpassa a Ecologia e os Estudos econômicos, a fim de proporcionar um entendimento particular sobre a contribuição dos estudos da linguagem para a discussão atual que se desenvolve em torno das questões ambientais, fortalecendo as perspectivas sobre sustentabilidade, a partir de uma compreensão que supõe a possibilidade de inserção da economia nos limites da natureza.


Ensaio de metafísica nos princípios de Spinoza (Henri de Boulainvilliers)

Autor: Henri de Boulainvilliers

Organizadores: Emanuel Angelo da Rocha Fragoso e João Emiliano Fortaleza de Aquino

Tradutor: Gionatan Carlos Pacheco


Área: Filosofia


ISBN: 978-85-7826-911-1




Páginas: 280


Ano: 2024


Sinopse: Trata-se de uma tradução inédita do livro "Ensaio de metafísica nos princípios de Spinoza", de Henri de Boulainvilliers (1658-1722), sobre a Filosofia de Benedictus de Spinoza (1632-1677). A presente tradução vem preencher uma lacuna editorial no contexto bibliográfico brasileiro em geral. A publicação desta tradução visa ampliar a disponibilidade de textos sobre Benedictus de Spinoza – ou Bento de Espinosa –, a respeito do tema da Metafísica e da Política, aumentando a base bibliográfica disponível aos interessados em filosofia e filosofia Política em geral e, em particular, aos estudiosos da filosofia de Bento de Espinosa.


Marxismo e formação do educador

Organizadores: Marcos Adriano Barbosa de Novaes, Rômulo Vieira de Oliveira e Ruth Maria de Paula Gonçalves

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-908-1




Páginas: 251


Ano: 2023


Sinopse: O livro Marxismo e Formação do Educador é uma iniciativa de um grupo de estudantes e professores da Linha Marxismo e Formação do Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE (mestrado e doutorado). Este livro traz uma grande contribuição nesse sentido, pois discutir Marxismo e formação do educador, hoje, é uma tarefa extremamente importante e urgente sob diversos aspectos. A necessidade de compreender a realidade como resultado da ação humana, como um processo histórico.


Claudia Grangeiro: memórias e percursos na Geografia

Organizadores: Cristiane Ferreira de Souza França e Karinne Wendy Santos de Menezes

Área: Geografia


ISBN: 978-85-7826-905-0




Páginas: 316


Ano: 2023


Sinopse: O livro intitulado "Claudia Grangeiro: memórias e percursos na Geografia", cumpre uma honrosa tarefa, que é a de fazer uma justa homenagem a professora Claudia Maria Magalhães Grangeiro, ser humano tão valoroso e que muito contribuiu para a formação de geógrafos e geógrafas na Universidade Estadual do Ceará, sua segunda casa.


Formação docente, práticas educativas (decoloniais) e avaliação: múltiplos olhares

Organizadores: Elcimar Simão Martins, Elisangela André da Silva Costa, Emanoel
Rodrigues Almeida, Rebeca de Alcântara e Silva Meijer e Sinara Mota Neves de Almeida

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-902-9




Páginas: 375


Ano: 2023


Sinopse: A obra expressa um conjunto de reflexões sobre formação docente, práticas educativas (decoloniais) e avaliação, desvelando as complexas relações que se estabelecem entre os processos de ensinar e aprender, sustentados na compreensão da educação como uma prática social situada, atravessada por diferentes visões de mundo e compromissos políticos. Os textos revelam a importância da articulação entre processos investigativos e formativos, em que a pesquisa se afirma como um princípio que tem o potencial de colaborar de maneira significativa para a construção de novos olhares sobre as relações que se estabelecem entre a formação, a vida e o trabalho dos/as professores/as.


Cultura, inovação e inclusão social: estudos de políticas culturais no Ceará

Organizadores: Custódio Almeida, Alexandre Barbalho e Ivânio Azevedo Jr.

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-892-3




Páginas: 340


Ano: 2023


Sinopse: O Programa Cientista-Chefe da Cultura, criado em junho de 2021, caminha para o encerramento de sua primeira edição, após dois anos ininterruptos de atividades. O resultado desse trabalho está sistematizado neste livro, composto por dez capítulos, intitulado Cultura, Inovação e Inclusão Social: estudos de políticas culturais no Ceará, que traz a público os resultados dos estudos e pesquisas desenvolvidos neste período.


Chico da Silva: a emergência de um talento artístico

Organizadores: Gerciane Maria da Costa Oliveira

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-907-4




Páginas: 155


Ano: 2023


Sinopse: O livro aborda a trajetória do artista cearense-acreano Chico da Silva, sob uma perspectiva sociológica, na compreensão dos aspectos singulares e coletivos que favoreceram a emergência de Chico da Silva no mundo das artes.


Biografias e histórias da formação de mulheres educadoras

Organizadores: Lia Machado Fiuza Fialho

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-894-7




Páginas: 356


Ano: 2023


Sinopse: O livro "Biografias e histórias da formação de mulheres educadoras" aborda a história da educação e formação profissional de mulheres, em especial as educadoras que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade, ao valorizar suas biografias. Elabora-se uma narrativa que valoriza a profissão docente e dar a ver os tensionamentos, as subjetividades e as contribuições femininas no âmbito educacional.


Sociobiodiversidade, tecnologias sustentáveis e educação ambiental no contexto da lusofonia afro-brasileira

Organizadores: Antônio Roberto Xavier, Ana Beatriz da Silva Lemos e Maria Vandia Guedes Lima

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-901-2




Páginas: 327


Ano: 2023


Sinopse: O livro "Sociobiodiversidade, tecnologias sustentáveis e educação ambiental no contexto da lusofonia afro-brasileira" é resultado de pesquisas de docentes e discentes do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). A obra foca em suas duas linhas de pesquisa: a) Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável - voltada para a análise, compreensão e difusão de tecnologias com enfoque no desenvolvimento sustentado, sustentável e inclusivo, de modo que possam sobretudo ser apropriadas pelas populações interessadas; e b) Sociobiodiversidade e Sustentabilidade – voltada para a análise e compreensão das conformações sociohistóricas relacionadas às temáticas da sustentabilidade e às diversas formas de apropriação e uso dos recursos naturais no âmbito dos Países de Língua Oficial Portuguesa.


Anais IV Seminário do Grupo de Pesquisa Educação de Mulheres nos séculos XIX e XX: II Encontro do Grupo de Pesquisa Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação

Organizadores: Lia Machado Fiuza Fialho, Maria Celi Chaves Vasconcelos e Raphael Gualter Peixoto

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-866-4




Páginas: 276


Ano: 2023


Sinopse: A obra apresenta resultados de investigações acerca de circunstâncias sócio-históricas da educação de mulheres das cinco regiões do Brasil, e de outros países, por meio de estudos representativos de coletivos femininos que demonstram avanços e obstáculos à qualidade socialmente referenciada de desenvolvimento da condição educacional feminina. Discute a educação de mulheres em sete eixos: 1) Mulheres Militantes; 2) Mulheres Professoras e Gestoras; 3) Dia Internacional das Mulheres e seus Simbolismos; 4) História das Intelectuais: Formação e Sociabilidades; 5) Mulheres, Artefatos e Sensibilidades: Educação, Arte e Literatura; 6) Instituições, Arquivos e Histórias de Mulheres; e 7) Histórias de Mulheres em Arquivos Pessoais.


Cultura(s), educação e arte nos caminhos da (auto)formação docente

Organizadores: Ana Cristina de Moraes, Izabel Cristina Soares da Silva Lima e Juliane Gonçalves Queiroz

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-872-5




Páginas: 285


Ano: 2023


Sinopse: A presente publicação está dividida em quinze capítulos enquanto vivências narradas e disponíveis para serem apreciadas, propagadas e experimentadas. O e-book reúne textos de autores de variadas instituições de ensino e lugares, que discutem aspectos relacionados à distintas manifestações culturais, educacionais e artísticas, em interface com a formação e (auto)formação de docentes, privilegiando uma escrita de si, com foco em abordagens teórico-metodológicas, pedagógicas, político-culturais e autobiográficas.


Direito natural, sociabilidade e religião na política de Samuel Pufendorf (Coleção Argentum Nostrum)

Organizadores: Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva Sahd

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-868-8




Páginas: 286


Ano: 2023


Sinopse: O trata da influência de Samuel Pufendorf na formação da teoria do direito natural no século XVIII. Também é abordado na obra o importante papel que a diáspora huguenote desempenhou na difusão e transformação de direito natural na política de Pufendorf, bem como à reconstrução de uma “escola” suíça francesa de direito natural e sua influência nos filósofos franceses e na formação da fisiocracia. Após o breve percurso inicial a respeito das leituras que abriram os caminhos da renovação interpretativa do pensamento de Pufendorf e da importância do debate entre “progressistas” e “tradicionalistas”, o autor aborda nos capítulos seguintes a teoria dos entia moralia, as paixões e a autoestima e suas consequências na vida comum dos membros do corpo político, tendo como pano de fundo a abordagem das limitações do papel motivacional da razão no processo de efetivação das normas do direito natural na vida social. Na sequência o autor discorre sobre a natureza do Estado, na qual a posição de Pufendorf não identifica o Estado como um complemento natural da natureza humana no sentido da teleologia aristotélica, nem confirma o antagonismo entre indivíduo e Estado. Por fim, analisa as obras finais de Pufendorf sobre o tema, em especial, De habitu e Jus feciale, distinguindo claramente entre direito natural baseada na razão e comum a todos os homens, voltada para a vida terrena e relativa à esfera das ações externas do homem, e teologia baseada em revelação e, portanto, dirigida apenas aos cristãos, voltada para uma vida futura e referente à esfera das ações internas do homem.


Educação e educadoras na Paraíba do século XX: um balanço da produção acadêmica

Organizadores: Charliton José dos Santos Machado e Maria Lucia da Silva Nunes

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-896-1




Páginas: 257


Ano: 2023


Sinopse: Esta coletânea tem como objetivo primordial celebrar os quinze anos das pesquisas Educação e Educadoras na Paraíba do Século XX. Para tanto, foram revisitadas 27 obras (livros autorais e coletâneas) que marcaram a história da educação local, regional e nacional. O marco de temporalidade é a obra A dimensão da palavra: práticas de escritas de mulheres (2005) e o final, a coletânea Paisagens da História da Educação: memórias, imprensa e literatura (2020). Os estudos foram produzidos no interior do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” - GT/PB e trazem uma efetiva contribuição à construção da história da educação, contemplada em inúmeras ramificações: história da mulher, biografias, relações de gênero e história da leitura. Portanto, resultam de uma consistente articulação e trocas de experiências regionais e nacionais, a exemplo dos trabalhos compartilhados com pesquisadores do Núcleo de História e Memória/NHIME da UFC, de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades/PEMO da UECE e História da Educação, Literatura e Gênero/HELG da UFRN.


Encontro, convívio e criação: a prática teatral no Curso Princípios Básicos de Teatro

Organizadores: João Andrade Joca

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-876-3




Páginas: 269


Ano: 2023


Sinopse: O livro Encontro, Convívio e Criação: a prática teatral no Curso Princípios Básicos de Teatro, de João Andrade Joca, aborda a prática teatral no Curso Princípios Básicos do Theatro José de Alencar. A obra é o registro da experiência pedagógica que já dura trinta anos, sendo uma ação marcante na história do teatro cearense, com início em 1991. Com a publicação deste estudo, podemos adentrar o universo de uma metodologia de destaque, geradora de transformações, que traz ainda, uma memória importante de tudo que já foi construído, sendo um documento necessário, certamente objeto de outros estudos acadêmicos e pesquisas na área.


Ensaios sobre o pensamento internacional brasileiro: experiências para além da sala de aula

Organizadores: Amanda Myrella da Silva Gomes e Mônica Dias Martins

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-864-0




Páginas: 87


Ano: 2023


Sinopse: Estudar o pensamento político brasileiro é um exercício necessariamente multifacetário que aborda as instâncias de poder, as relações de dominação e resistência. Esta coletânea apresenta autores que se destacaram em suas áreas de atuação e contribuíram para enriquecer o pensamento mundial: Celso Furtado, desenvolvimento regional e os ares do mundo; Milton Santos e a globalização vista do lado de cá; Paulo Freire e a educação libertadora; Ruy Mauro Marini e o subimperialismo brasileiro.


Espinosa educador: pistas para uma pedagogia política da multidão (Coleção Argentum Nostrum)

Organizadores: Luiz Renato Paquiela Givigi

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-867-1




Páginas: 456


Ano: 2023


Sinopse: O livro considera a possibilidade de existir uma proposta para a educação no pensamento e nos textos de Benedictus de Spinoza ou Bento de Espinosa. Para desenvolver sua pesquisa, o autor Luiz Renato Paquiela Givigi empreende um percurso corajoso e original, tendo como referência principal a obra de Spinoza, inspirando-se na leitura do filósofo Laurent Bove e também em Gilles Deleuze, Toni Negri, Rancière, Pierre Clastres, entre outros. Chegando ao final, à obra do educador revolucionário maldito – Makarenko – que reaparece no contexto brasileiro reencarnado em Antonio Lancetti, esse pioneiro da luta antimanicomial brasileira.


Literatura de cordel em impulsos criativos na formação docente

Organizadores: Ana Cristina de Moraes e Eloilma Moura Siqueira Macedo

Área: Literatura


ISBN: 978-85-7826-885-5




Páginas: 148


Ano: 2023


Sinopse: O livro tece reflexões pertinentes ao campo da Educação, no que tange à formação docente envolvendo elementos culturais como a Literatura de Cordel. Aponta o caminho de uma Educação Estética que fortaleça o perfil arte-educativo desses docentes e contribua para a ampliação de seu repertório cultural com esteio na cultura brasileira e, em especial, no universo de saber cearense. Este livro reúne 10 (dez) cordéis produzidos coletivamente com estudantes do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará – FACEDI/UECE.


Mobile Collaborative Learning e a Prática Docente com o Suporte de Tecnologias Móveis

Organizadores: Karla Angélica Silva do Nascimento

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-886-2




Páginas: 312


Ano: 2023


Sinopse: O livro 'Mobile Collaborative Learning e a Prática Docente com o Suporte de Tecnologias Móveis' discute a mediação docente com apoio dos dispositivos móveis, sua apropriação, o planejamento, a inserção das atividades e os desafios enfrentados durante todo o processo. No entanto, para que essa abordagem tenha sucesso, é preciso tornar as atividades curriculares mais flexíveis, tanto ao planejamento quanto à execução, bem como repensar políticas públicas que encorajam e incentivem essas tecnologias na escola, especialmente aqueles de uso próprio dos alunos.


Mulheres na ciência: diálogos sobre gênero e diversidade nas escolas e na universidade

Organizadores: Violeta Maria de Siqueira Holanda e Anne-Sophie Marie Frédérique Gosselin

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-878-7




Páginas: 577


Ano: 2023


Sinopse: Como resultado dos esforços do processo formativo da especialização EaD em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos (Unilab), bem como a parceria de educadoras convidadas que são especialistas no tema e parceiras no projeto de pesquisa “Educação em Direitos Humanos e Gênero: percepções sobre a violência machista no contexto escolar” (Edital FUNCAP nº 01/2022 – Mulheres na ciência: apoio a projetos de pesquisa coordenados por mulheres), apresentamos, neste livro, 20 capítulos produzidos que contemplam a temática de gênero e diversidade na educação, considerando também, em alguns dos capítulos, a interface com as relações étnico-raciais. A escolha dos capítulos priorizou a autoria de mulheres (como primeira autora), dentre elas, professoras do ensino fundamental e médio, intelectuais negras, lésbicas e trans, mas também contemplou a autoria de intelectuais negros/as e LGBTQIAPN+. O livro está organizado em quatro eixos: I – Produções históricas e teóricas; II – Por dentro das escolas; III – Políticas públicas; e IV – Direitos humanos contra as violências.


Narrativas e práticas de ensino em Ciências Sociais: diálogos com a pesquisa e a extensão

Organizadores: Maria Alda de Sousa Alves, Michely Peres de Andrade, Anderson Souza Oliveira

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-883-1




Páginas: 290


Ano: 2023


Sinopse: A obra tem como objetivo pensar como a pesquisa e a extensão universitária podem ser trabalhadas nas Ciências Sociais através de uma coletânea de textos de pesquisadoras/es do Laboratório de Ensino e Práticas Sociais/ Lapraticas (UECE) e do Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Relações Étnico-Raciais, Gênero e Educação Inclusiva (GERE/ UECE/ UNILAB). Esse esforço coletivo se deu a partir de pesquisas acadêmicas e atividades de extensão sobre os mais diversos temas, a exemplo: educação inclusiva, novo ensino médio, narrativas docentes, gênero, relações étnico-raciais, dentre outros.


Maria Cinobelina Elvas: docência na Escola Normal (1981-1988)

Organizadores: Maria Aparecida Alves da Costa e Lia Machado Fiuza Fialho Frédérique Gosselin

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-879-4




Páginas: 185


Ano: 2023


Sinopse: Em construção.


Palavras em lançamentos de livros II

Organizadores: Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-865-7




Páginas: 138


Ano: 2023


Sinopse: Retórica é a arte de exprimir-se bem pela palavra, ou seja, de utilizar todos os recursos da linguagem com o objetivo de provocar efeito de maior proporção no ouvinte. O discurso, gênero muito em voga no passado, é, usualmente, cultivado por políticos e por amantes dos pronunciamentos rebuscados. O livro é composto por 35 (trinta e cinco) discursos pronunciados em eventos e solenidades de lançamentos de livros, do próprio autor ou de outros autores, na condição de apresentador convidado. As peças oratórias guardam estreita associação com o fazer técnico científico e literário do orador.


Práticas de Letramento Literário na Escola

Organizadores: Daniela Segabinazi e Rildo Cosson

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-880-0




Páginas: 185


Ano: 2023


Sinopse: A leitura de obras literárias é essencial tanto para a formação do leitor, quanto para o desenvolvimento integral do aluno, fazendo parte de sua bilgung (cultura) como pessoa humana. Nas escolas brasileiras, especialmente do Nordeste, há várias experiências de ensino que se alinham ou podem ser alinhadas a essa perspectiva, mas que terminam sendo ignoradas por falta de reconhecimento. Esta obra apresenta essas práticas de forma sistemática e sistematizadas com o objetivo de dar suporte ao trabalho docente e fortalecer o letramento literário na educação básica.


Retratos da Escola Pública Brasileira em Tempos Neoliberais

Organizadores: Elcimar Simão Martins, Elisangela André da Silva Costa, José Cerchi Fusari, Maria Isabel de Almeida e Selma Garrido Pimenta

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-869-5




Páginas: 261


Ano: 2023


Sinopse: A obra retrata diversos olhares construídos a partir de reflexões teórico-políticas gestadas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores (GEPEFE), com o intuito de refletir sobre a escola pública ao longo da pandemia do Coronavírus. Os textos se configuram como um álbum de imagens capturadas por pesquisadores comprometidos com a educação como um direito, que favorece a formação da/para a cidadania.


Saúde mental e trabalho em petroleiros de plataforma: penosidade, rebeldia e conformismo em petroleiros de produção (on shore/off shore) no Ceará

Organizadores: José Jackson Coelho Sampaio, Izabel Cristina Ferreira Borsoi e Erasmo Miessa Ruiz

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-899-2




Páginas: 197


Ano: 2023


Sinopse: O livro ‘Saúde Mental e Trabalho em Petroleiros de Plataforma: penosidade, rebeldia e conformismo em petroleiros de produção (on shore/off shore) no Ceará’ é a materialização de um projeto da direção do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo – Sindipetro/CE. Este, nos anos de 1987 e 1988, formou um grupo de estudos composto por pesquisadores, trabalhadores do ramo petroleiro e suas companheiras, com a finalidade de compreender as dificuldades de sociabilização e a influência do processo de trabalho e do confinamento no cotidiano. A obra, em seu conteúdo, aborda o perfil e o contexto produzidos pelos recortes da Sociologia do Trabalho, da Psicologia do Trabalho e da Epidemiologia, aplicada ao universo do trabalho de petroleiros, saturando informações sobre o que poderia determinar o que fosse encontrado no recorte da Clínica.


Serviço Social, Instrumentalidade e Movimentos Sociais

Organizadores: Danielle Coelho Alves, Erlenia Sobral do Vale e Tainara Alexandre

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-890-9




Páginas: 470


Ano: 2023


Sinopse: O Livro ”Serviço social, instrumentalidade e movimentos sociais” é uma coletânea de textos resultante do desenvolvimento da iniciação científica do Grupo Trabalho e Instrumentalidade do Serviço Social. É o terceiro da série que se constituiu com arrimo na articulação entre a pesquisa acadêmica na Universidade Estadual do Ceará e diversos espaços sócio ocupacionais do/a assistente social. A obra contempla três temas em 17 artigos que tratam na primeira parte: trabalho, instrumentalidade do serviço social e movimentos sociais; na segunda parte: A dimensão ético-política da instrumentalidade: desafios contemporâneos do trabalho e da formação; e na terceira e última parte: A dimensão técnico-operativa indicações criticas e experiências reflexivas. Tanto os resultados das pesquisas, quanto as experiências profissionais, ilustram a riqueza da formação e cotidiano do trabalho do/a assistente social, seus desafios e respostas construídas pelos/as profissionais na realidade das condições de trabalho típicas da ordem social burguesa. A publicação reúne ainda 35 autores/as evidenciando a conexão com as formações e exercícios de diversos estados em diferentes instituições, apresentando abundante material com potencial para uso didático no ensino da área, particularmente com o debate das categorias centrais abordadas.


Sinalário de Química

Organizadores: Cléia Rocha de Sousa Feitosa, Jane Eire Silva Alencar de Menezes, Gabriela de Souza Gomes Leitão e Olavo Igor Gomes Vieira

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-873-2




Páginas: 113


Ano: 2023


Sinopse: A presente publicação trata-se de um sinalário de terminologias químicas em Libras. A obra é uma ferramenta de apoio para atender a profissionais da educação, a estudantes surdos, a comunidade surda e demais interessados, e ainda os alunos do Curso de Química da Universidade Estadual do Ceará, que estão em formação, e no futuro serão profissionais da Educação, que, muito possivelmente, receberão alunos surdos em suas salas de aula. O objetivo principal do Sinalário é oferecer sinais específicos da área de química aos profissionais da área de Química, intérpretes e pesquisadores, para garantir a acessibilidade de pessoas surdas.


Software educativo livre para o ensino de Geometria

Organizadores: Karla Angélica Silva do Nascimento

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-884-8




Páginas: 228


Ano: 2023


Sinopse: O livro 'Software educativo livre para o ensino de Geometria', apresenta uma análise acerca das contribuições de um programa formativo com a utilização de software educativo livre na prática docente do 5º ano do Ensino Fundamental, proporcionando uma investigação participativa e integradora. Acredita-se que esta obra possa contribuir para a ampliação do conhecimento docente, no que se refere aos conteúdos de Informática na Educação, no uso do software educativo Dr. Geo e na elaboração das atividades para o ensino de Geometria.


Trabalho e sofrimento psíquico em petroleiros de produção: subjetivismo, penosidade e conformismo

Organizadores: José Jackson Coelho Sampaio

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-898-5




Páginas: 255


Ano: 2023


Sinopse: A tese de professor titular “Trabalho e sofrimento psíquico em petroleiros de produção: subjetividade, penosidade e conformismo”, defendida pelo professor José Jackson Coelho Sampaio, tem como conteúdo os resultados produzidos pelo recorte da Clínica, desdobrado nos resultados da aplicação da Entrevista de Aprofundamento e Representação do Trabalho e do Exame Mental em petroleiros de produção no Ceará.


Um olhar interdisciplinar sobre a subjetividade humana

Organizadores: Marly Carvalho Soares, Maria Celeste Souza e Daniel Benevides Soares

Área: Filosofia


ISBN: 978-85-7826-895-4




Páginas: 264


Ano: 2023


Sinopse: Trata-se de uma coletânea de textos sobre a subjetividade produzida pelo Laboratório de Estudo e Pesquisa em um Olhar Interdisciplinar sobre a Subjetividade Humana, - LABSUBHUMANA, órgão vinculado ao Curso de Filosofia - na modalidade Mestrado Acadêmico em Filosofia do Centro de Humanidades - UECE.


Uma breve introdução à simulação computacional aplicada à química

Organizadores: Aluísio Marques da Fonseca, Emmanuel Silva Marinho e José Cleiton Sousa dos Santos

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-874-9




Páginas: 196


Ano: 2023


Sinopse: A Química é a área da ciência que se dedica ao estudo da composição, da estrutura, das propriedades e da transformação da matéria, possuindo um caráter experimental. Este livro é uma introdução às diferentes áreas e métodos da química teórica e computacional. com o objetivo de trazer referências importantes para o aprofundamento do tema. Desse modo, a obra propõe ao leitor avançar independentemente para áreas mais específicas da Química.


A natureza contraditória da geração de energia eólica no Nordeste do Brasil

Organizadores: José Auricélio Gois Lima

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-836-7




Páginas: 469


Ano: 2022


Sinopse: Este livro, originalmente resultado de um trabalho de pesquisa de tese de doutorado (LIMA, 2019), se insere na temática da energia, no campo da sua produção e do seu consumo, especificamente, na geração de energia elétrica com base na força cinética dos ventos, a energia eólica. A proposta analítica se dá sobre as relações que instauram um fenômeno recente e contemporâneo de mudança, reestruturação espacial e de expansão da produção de energia baseada em grandes projetos industriais de geração. Tal expansão é posta em movimento por um complexo técnico-científico-industrial-financeiro, que inaugura um período histórico-geográfico de exploração energética baseada em fontes não tradicionais.


Cinematografia indígena: a experiência social sob o foco da cultura Guarani-Kaiowá

Organizadores: Cid Nogueira Fidelis

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-860-2




Páginas: 238


Ano: 2022


Sinopse: A proposta deste trabalho é analisar as representações sociais nos conteúdos referentes aos trabalhos cinematográficos indígenas Brô MC’s (2010) e Jaguapiré na luta (2010), produzidos pela etnia Guarani-Kaiowá, idealizados através do projeto Ava Marandu. Tal projeto, além de outras linguagens, desenvolveu cursos de capacitação de produção fotográfica e cinematográfica em várias aldeias de Mato Grosso do Sul, nos quais se roteirizaram, produziram e filmaram a totalidade de dez curtas-metragens no ano de 2010. Os filmes são fruto de uma ação coletiva entre indígenas e não indígenas. Nesse formato de integração, todas as etapas da produção até a finalização são envolvidos vários membros e lideranças dentro da aldeia, desse modo, o processo é marcado pela participação de toda a comunidade. Esta pesquisa visa compreender, através da produção desses audiovisuais, as manifestações culturais e as marcas de preservação da identidade étnica indígena, bem como debater a forma marginal de cinema como ferramenta de resistência cultural e o uso da tecnologia por parte dos povos originários como ferramenta de destaque. Na análise dos trabalhos fílmicos, busca-se compreender o processo de mediação dos veículos comunicativos, no caso o cinema, como ferramenta de afirmação, divulgação e manutenção da cultura brasileira. Para tanto, são discutidos os conceitos de construção identitária e de representação social e cultural nos meios de comunicação como lugar de produção e de reafirmação das identidades sociais, bem como o processo de hibridação cultural proposto por Néstor García Canclini. Ao longo do trabalho, discutem-se o desenvolvimento histórico dos povos Guarani-Kaiowá e as consequências do convívio da cultura originária junto à sociedade não indígena; em seguida, faz-se um rápido levantamento de títulos do cinema brasileiro que aborda sobre os temas indígenas envolvendo ficção e documentário; na sequência, apresentam-se questões técnicas dos códigos específicos da linguagem cinematográfica; e, por fim, utiliza-se uma análise estrutural de forma e conteúdo dos filmes selecionados; esse processo exigiu a desconstrução de cada obra. O cinema indígena produzido no projeto Ava Marandu é um trabalho singular e sensível, que exige, antes de mais nada, um olhar aberto, desprovido de preconceitos e sem reservas. O cinema Guarani- -Kaiowá, como todo trabalho indígena, constitui-se de obras particulares, quando se invertem as vozes, ou seja, quando o personagem deixa de ser o objeto e passa a ser sujeito de suas narrativas, os protagonismos e as perspectivas mudam juntos. Ao longo desta pesquisa, deu-se a ver que os índios possuem uma cultura rica, que não são uma civilização “congelada” e estão abertos a empréstimos tecnológicos e hibridação cultural, que não mais podem ser vistos como povos primitivos que ficaram no passado.


Como se conquista e mantém bases eleitorais?: disputa e dominação política na região do Inhamuns, Ceará

Organizadores: José Raulino Chaves Pessoa Júnior

Área: Educação


ISBN: 978-65-86311-19-8




Páginas: 239


Ano: 2022


Sinopse: Neste livro, fruto de sua dissertação de mestrado, defendida em 2011 pela Universidade Federal do Ceará, o cientista político José Raulino Chaves Pessoa Júnior analisa, de maneira sistemática e metodologicamente rigorosa, as novas práticas e relações entre as bases eleitorais de deputados estaduais cearenses da região do Inhamuns, de 1970 a 2010, com os governos federal e estadual. Num contexto de crescente complexidade político-partidária, sociodemográfica e econômica, este estudo demonstra como, ao contrário do passado, mesmo em regiões mais afastadas das capitais modernizadas, se verifica redução significativa de lideranças políticas que conseguem manter os chamados “currais eleitorais”, ou seja, àquelas áreas geográficas sob sua influência política.


Covid-19, políticas públicas e sustentabilidade: desafios à ciência e aos recursos tecnológicos

Organizadores: Antônio Roberto Xavier, Karla Renata de Aguiar Muniz e Lucineide de Abreu Oliveira

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-858-9




Páginas: 250


Ano: 2022


Sinopse: Embora o presente livro seja composto por diversas abordagens temáticas, existe um escopo convergente em todas as produções textuais que são as práticas e epistemologias da vida no globo visando a sustentabilidade. Neste sentido, as pesquisas desta obra são multi, poli, inter e transdisciplinares voltadas para uma agenda indispensável demandas sociais pertinentes e peculiares de nosso tempo com fundamentos acadêmico-científicos de uma sociedade marcada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com possibilidade de conexão do local ao global e vice-versa em tempo real.


Covid19, questão social e respostas à crise capitalista Vol. 1

Organizadores: Ana Samilly Alexandre Moreira, Cynthia Studart Albuquerque, Estenio Ericson Botelho de Azevedo, Teresa Cristina Esmeraldo Bezerra

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-856-5




Páginas: 298


Ano: 2022


Sinopse: A presente publicação tem como objetivo promover o acesso a leituras interdisciplinares que norteiam estudos, pesquisas e práticas profissionais em diversos campos de investigação e de intervenção, abordando múltiplas dimensões da crise sanitária, política e social em que nos encontramos atualmente. O livro está dividido em três partes, antecedidas pelo prefácio escrito pela professora Dra. Alba Pinho, que apresenta criticamente uma reflexão sobre esse momento limite em que a crise capitalista, na condição de crise civilizatória, agrava-se, no contexto da pandemia. A primeira parte intitula-se Questão Social, Trabalho e Políticas Sociais em Tempos de Covid-19. Nesta parte, encontram-se textos que desenvolvem reflexões mais gerais sobre aspectos que caracterizam o contexto pandêmico, buscando aí identificar os impactos ocorridos em determinadas expressões da questão social, no mundo e na organização do trabalho e nas diversas respostas organizadas pelos Estados frente às consequências da pandemia. A segunda parte do E-book, intitulada Serviço Social na saúde: estratégias de enfrentamento à pandemia de Covid-19, é composta por textos que socializam reflexões e experiências do Serviço Social cearense na área da saúde, na linha de frente à pandemia. A terceira e última parte do E-book, nomeada Serviço Social cearense: experiências e compromissos profissionais em tempos de pandemia, congrega vários textos que descrevem e reverberam distintas experiências em múltiplos espaços de atuação do Serviço Social cearense no contexto da pandemia de Covid-19.


Covid19, questão social e respostas à crise capitalista Vol. 2

Organizadores: Ana Samilly Alexandre Moreira, Cynthia Studart Albuquerque, Estenio Ericson Botelho de Azevedo, Teresa Cristina Esmeraldo Bezerra

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-855-8




Páginas: 230


Ano: 2022


Sinopse: A presente publicação tem como objetivo promover o acesso a leituras interdisciplinares que norteiam estudos, pesquisas e práticas profissionais em diversos campos de investigação e de intervenção, abordando múltiplas dimensões da crise sanitária, política e social em que nos encontramos atualmente. O livro está dividido em três partes, antecedidas pelo prefácio escrito pela professora Dra. Alba Pinho, que apresenta criticamente uma reflexão sobre esse momento limite em que a crise capitalista, na condição de crise civilizatória, agrava-se, no contexto da pandemia. A primeira parte intitula-se Questão Social, Trabalho e Políticas Sociais em Tempos de Covid-19. Nesta parte, encontram-se textos que desenvolvem reflexões mais gerais sobre aspectos que caracterizam o contexto pandêmico, buscando aí identificar os impactos ocorridos em determinadas expressões da questão social, no mundo e na organização do trabalho e nas diversas respostas organizadas pelos Estados frente às consequências da pandemia. A segunda parte do E-book, intitulada Serviço Social na saúde: estratégias de enfrentamento à pandemia de Covid-19, é composta por textos que socializam reflexões e experiências do Serviço Social cearense na área da saúde, na linha de frente à pandemia. A terceira e última parte do E-book, nomeada Serviço Social cearense: experiências e compromissos profissionais em tempos de pandemia, congrega vários textos que descrevem e reverberam distintas experiências em múltiplos espaços de atuação do Serviço Social cearense no contexto da pandemia de Covid-19.


Covid19, questão social e respostas à crise capitalista Vol. 3

Organizadores: Ana Samilly Alexandre Moreira, Cynthia Studart Albuquerque, Estenio Ericson Botelho de Azevedo, Teresa Cristina Esmeraldo Bezerra

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-854-1




Páginas: 240


Ano: 2022


Sinopse: A presente publicação tem como objetivo promover o acesso a leituras interdisciplinares que norteiam estudos, pesquisas e práticas profissionais em diversos campos de investigação e de intervenção, abordando múltiplas dimensões da crise sanitária, política e social em que nos encontramos atualmente. O livro está dividido em três partes, antecedidas pelo prefácio escrito pela professora Dra. Alba Pinho, que apresenta criticamente uma reflexão sobre esse momento limite em que a crise capitalista, na condição de crise civilizatória, agrava-se, no contexto da pandemia. A primeira parte intitula-se Questão Social, Trabalho e Políticas Sociais em Tempos de Covid-19. Nesta parte, encontram-se textos que desenvolvem reflexões mais gerais sobre aspectos que caracterizam o contexto pandêmico, buscando aí identificar os impactos ocorridos em determinadas expressões da questão social, no mundo e na organização do trabalho e nas diversas respostas organizadas pelos Estados frente às consequências da pandemia. A segunda parte do E-book, intitulada Serviço Social na saúde: estratégias de enfrentamento à pandemia de Covid-19, é composta por textos que socializam reflexões e experiências do Serviço Social cearense na área da saúde, na linha de frente à pandemia. A terceira e última parte do E-book, nomeada Serviço Social cearense: experiências e compromissos profissionais em tempos de pandemia, congrega vários textos que descrevem e reverberam distintas experiências em múltiplos espaços de atuação do Serviço Social cearense no contexto da pandemia de Covid-19.


Cuidar da pessoa idosa dependente: desafios para as famílias, o Estado e a sociedade

Organizadores: Maria Cecília de Souza Minayo, Raimunda Magalhães da Silva e Christina César Praça Brasil

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-829-9




Páginas: 423


Ano: 2022


Sinopse: A obra se baseia em uma pesquisa qualitativa denominada Estudo situacional sobre idosos dependentes que residem com suas famílias, citada no livro e realizada entre 2019-2021, reunindo dados de oito municípios brasileiros (Araranguá, SC; Brasília, DF; Fortaleza, CE; Manaus, AM; Porto Alegre, RS; Recife, PE; Rio de Janeiro, RJ; e Teresina. PI). Neste livro, a intenção dos autores é compartilhar com o leitor a reflexão sobre um tema obscuro e que passa despercebido na sociedade brasileira: a situação da pessoa idosa, que perde sua autonomia, se torna dependente e precisa de alguém para cuidá-la permanentemente. Esse fato que sempre ocorreu e permanece invisível no recôndito das famílias está se tornando cada vez mais frequente, acompanhando o aumento da longevidade no país.


Desafios do ensino e da pesquisa na pós-graduação em tempos de pandemia

Organizadores: Brenda Gonçalves de Sales Costa, Fernanda Gomes Duarte Cavalcante Anselmo, Lívia Kelly da Silva e Maria Juliana Soares

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-850-3




Páginas: 462


Ano: 2022


Sinopse: O presente livro foi idealizado pelo Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social, da Universidade Estadual do Ceará (MASS-UECE), vinculado ao Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), e teve como objetivo divulgar os desafios do ensino e da pesquisa em tempos de pandemia. Portanto, o presente e-book conta com artigos relacionados aos estudos e pesquisas vivenciados no período histórico da pandemia da covid-19, a partir dos eixos: Proteção Social, Políticas Públicas e Família; Formação Profissional e Ensino Superior e Gênero, Violações de Direitos e Questão Étnico-Racial.


Docência(s): experiências e sentidos

Organizadores: Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Ana Cristina de Moraes e Cicera Sineide Dantas Rodrigues

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-843-5




Páginas: 240


Ano: 2022


Sinopse: O livro “Docência(s): Experiências e Sentidos” expressa o trabalho acadêmico-científico processual e contínuo de professores-pesquisadores de variadas instituições educativas do Brasil, que vêm atuando, principalmente, no âmbito da formação de docentes, bem como realizando pesquisas sobre vários campos da Educação. A obra está organizada em três eixos temáticos e estruturada em vinte e sete capítulos, os quais versam sobre várias experiências e sentidos de formações, saberes e práticas docentes.


Educação a distância e a formação em pedagogia: experiências da Universidade Estadual do Ceará

Organizadores: Francisca de Assis Viana Moreira, Tania Maria Rodrigues Lopes e Jarles Lopes de Medeiros

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-838-1




Páginas: 323


Ano: 2022


Sinopse: Sob uma perspectiva transdisciplinar, os artigos que compõem a obra apresentam a trajetória do Curso de Pedagogia da UAB/UECE, destacando sua estrutura e equipe pedagógica, a partir da qual é assegurada a qualidade formativa dos(as) cursistas. Além disso, oportuniza aos(às) leitores(as) conhecerem o percurso que a EaD vem trilhando ao longo de mais um século no Brasil, com suas interlocuções internacionais, tendo sempre como linha de horizonte a educação em sua dimensão mais ampla e o contexto histórico-social em que a mesma se desenvolve.


Educação ambiental e interdisciplinaridade: da explicitação de conceitos nos pcns e dcnem à prática pedagógica no ensino médio

Organizadores: Isaias Batista de Lima e Suiane Costa Alves

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-828-2




Páginas: 199


Ano: 2022


Sinopse: A presente publicação propõe uma investigação acerca dos conhecimentos que os alunos adquirem sobre Educação Ambiental (EA), ao final do Ensino Médio, atendem ao que preceituam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM). A questão que orientou essa pesquisa pode assim ser expressa: até que ponto os alunos que estão concluindo o Ensino Médio têm os conhecimentos básicos sobre EA como proposto pelos PCNs e DCNEM?


Educação e trabalho na Paraíba

Organizadores: Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, Charliton José dos Santos Machado, Eraldo Leme Batista E Meire Terezinha Müller

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-830-5




Páginas: 312


Ano: 2022


Sinopse: O livro "Educação e trabalho na Paraíba" reúne diversas pesquisas realizadas acerca da educação profissional em âmbito regional, porém, dialogando com questões fortemente inseridas na totalidade da Educação Profissional do Brasil. Dividido em três seções, o livro agrega olhares históricos, relatos e experiências de indivíduos ligados à educação para o mundo do trabalho no estado. Portanto, se propõe contribuir de forma significativa não só para a história da educação, mas para os temas que por ele são atravessados.


Educação em Tempos de Pandemia

Organizadores: Raquel de Moraes Martins, Maria Anita Vieira Lustosa Kaczan e Jarles Lopes de Medeiros Fidelis

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-863-3




Páginas: 258


Ano: 2022


Sinopse: O livro demonstra como a pesquisa pode ser parte de uma concepção de educação e formação docente que compreenda que o conhecimento acadêmico no campo pedagógico deve responder às questões educacionais que se nos coloca o quotidiano educacional. A obra é resultado de reflexões e ações docentes de educadores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, em período de pandemia de Covid-19 em Fortaleza, estudado por estudantes e professores do Curso de Pedagogia da UECE.


Educação inclusiva em diálogos: tessituras sobre a formação e experiências docentes

Organizadores: Giovana Maria Belém Falcão, Aurea Lucia Cruz dos Santos e Andréia Matias Fernandes

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-853-4




Páginas: 325


Ano: 2022


Sinopse: Este livro é resultante dos estudos e discussões sobre educação especial na perspectiva inclusiva. A obra está dividida em três seções, sendo a primeira composta de cinco textos que abordam sobre a formação de professores. A seção seguinte conta com quatro capítulos que trazem experiências com alunos em suas especificidades e a última seção com cinco capítulos que discutem sobre a inclusão na educação superior. A leitura permite avançar com os diálogos em educação inclusiva, sendo contributo com reflexões e inspirações para pesquisas vindouras.


Educação na contramão - contribuições teóricas à luz da economia política

Organizadores: Marcos Adriano Barbosa de Novaes, Daniela Glicea Oliveira da Silva e Lúcia Helena de Brito

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-832-9




Páginas: 196


Ano: 2022


Sinopse: A obra reúne um conjunto de estudos que discorrem sobre economia política e educação, abordando, com base no referencial categorial da crítica marxista, investigações fundamentais para a compreensão da relação de dependência ontológica e autonomia relativa entre a reprodução material da existência social e o complexo parcial da educação, sob o primado da totalidade social regida pelo capital em crise sistêmica.


Ensino de matemática: conversas didáticas a partir de tratados históricos

Organizadores: Ana Carolina Costa Pereira

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-842-8




Páginas: 161


Ano: 2022


Sinopse: A publicação do livro 'Ensino de matemática: conversas didáticas a partir de tratados históricos', tem como foco a incorporação da história no ensino da matemática a partir de recursos, em particular, tratados históricos matemáticos, voltado principalmente para a formação de professores. Essa temática é dialogada nos onze capítulos que compõem a obra.


Ética, educação e diversidade

Organizadores: Rosa Maria Barros Ribeiro, Samia Paula dos Santos Silva, Jarles Lopes de Medeiros, Emanuela Ferreira Matias e Maria de Lourdes Carvalho Nunes Fernandes

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-821-3




Páginas: 356


Ano: 2022


Sinopse: O livro é fruto do Grupo de Pesquisa Ética, Educação e Formação Humana, filiado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Escrito por professores(as) e alunos(as) da referida universidade, a obra é editada em tempo oportuno para contribuir com reflexões sobre ética e moral, com as mudanças que a realidade indica como urgentes e necessárias, considerando o período de pandemia da Covid-19 e o processo de fechamento democrático em voga no nosso país, ambos os processos derivados de nossas maneiras de sociabilidade e de convivência degradante com a natureza.


Experiências e práticas na formação de professores de Língua Inglesa do PARFOR - UECE

Organizadores: Cecília Rosa Lacerda e José Wellington Dias Soares

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-816-9




Páginas: 293


Ano: 2022


Sinopse: Este livro é um dos resultados concretos da primeira turma do curso de Letras-Inglês da UECE em parceria com o projeto PARFOR – Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Ele reúne artigos que abordam reflexões acerca de três eixos, tais como: Formação Docente, Estratégias Pedagógicas e Ensino da Língua Inglesa; Alfabetização, Letramento e Metodologias; Literatura, Inclusão Social e Letramento Literário. Mostra, nesse sentido, a importância histórica do processo de formação de professores da UECE, que marca seu lugar proeminente na sociedade cearense.


Fatores críticos à implantação de ferramenta de gestão estratégica

Organizadores: Roberta Catrib de Azevedo Lemos e Maria Naiula Monteiro Pessoa

Área: Administração


ISBN: 978-85-7826-852-7




Páginas: 182


Ano: 2022


Sinopse: Com o intuito de contribuir com o acompanhamento da execução da estratégia em uma organização, foi desenvolvida a ferramenta mais conhecida como Balanced Scorecard. Essa ferramenta possui como principal característica acompanhar a execução da estratégia com foco direcionado para a gestão por indicadores. São consideradas quatro perspectivas como referências para a execução da estratégia, sendo estas a perspectiva financeira, dos clientes, dos processos internos e de aprendizado e crescimento. Foi desenvolvido um estudo de caso de natureza qualitativa e quantitativa com o intuito de avaliar o modelo de implantação da ferramenta Balanced Scorecard e que fatores foram potencializadores e restritivos neste processo. Foram utilizados questionários e roteiros de entrevistas semi estruturados. Utilizou-se da análise temática para avaliar os resultados provenientes das falas dos entrevistados e análises estatísticas para avaliar os resultados provenientes dos questionários. De acordo com os resultados, os fatores considerados potencializadores no processo de implantação da ferramenta foram o envolvimento da alta direção, a qualidade da estratégia, assessoria de suportes técnicos e consultorias. Não só foram citados fatores potencializadores, mas também o comprometimento dos colaboradores, a identificação da necessidade de mudanças, o processo de comunicação, a ausência de incentivos e a organização foram apontados como fatores restritivos. Os entrevistados e respondentes dos questionários julgaram que as quatro perspectivas estavam bem balanceadas. Dessa forma, é possível concluir que é essencial que uma organização identifique suas deficiências e pontos críticos para realização de uma implantação mais segura e eficaz.


Formação artística e políticas públicas: temas e abordagens contemporâneas

Organizadores: Alexandre Barbalho e Ernesto Gadelha

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-861-9




Páginas: 219


Ano: 2022


Sinopse: O presente livro tem como eixo central de debate a formação artística como objeto de políticas públicas e discute temas como: direito à formação artística, políticas de formação no Ceará, institucionalidade, capital artístico e campo das artes, mercado e sustentabilidade, questões étnico-raciais e de gênero, acessibilidade, formação em medidas socioeducativas, itinerários formativos nas artes, territórios e descentralização, culturas tradicionais populares e ancestralidade.


Formação docente e racionalidade pedagógica: estudos em homenagem ao professor Jacques Therrien

Organizadores: Felipe dos Reis Barroso e Tatiana Maria Ribeiro Silva

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-834-3




Páginas: 372


Ano: 2022


Sinopse: A publicação é composta por artigos e cartas escritas por alunos, ex-orientandos e professores colegas do professor Jacques Therrien, em homenagem aos seus 50 anos de profissão.


Formación docente y educación literaria

Organizadores: Milagrosa Parrado Collantes, Paula Rivera Jurado, Ester Trigo Ibáñez e Celia Sanz Pérez

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-837-4




Páginas: 348


Ano: 2022


Sinopse: El libro “Formación docente y educación literaria” reúne trabajos en el campo de la enseñanza de la lengua y la literatura, dos áreas científicas que han sido discriminadas durante más de un siglo. Convertirlos en la misma cosa, no deja de ser una sutil herencia filológica, pero sobre todo una fuente constante de imprecisión: los procedimientos para perfeccionar la cohesión pragmática no tienen nada que ver con el estímulo necesario para percibir la cuaderna vía. Desde esa humildad se abordan cuestiones en absoluto intrascendentes en ambos campos, como la alfabetización, la ilustración, los nuevos soportes literarios, o los proyectos educativos de centro. No se aspira a resolverlos para toda la eternidad, pero sí a contribuir a profundizar en ellos. En ello estamos, transitando en la medida de nuestras fuerzas por el siempre provisional camino de la ciencia, pero con la mirada puesta en el horizonte.


Infância em territórios de (in)segurança: narrativas compartilhadas com crianças

Organizadores: Luciana Martins Quixadá e Jaileila de Araújo Menezes

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-831-2




Páginas: 243


Ano: 2022


Sinopse: Essa coletânea de artigos é resultado de pesquisas e outras vivências com crianças que habitavam territórios de (in)segurança tanto no Brasil como na Ilha de São Tomé. A ideia de produzir esse material decorre das reflexões e situações de um projeto de extensão universitária com crianças moradoras da periferia. Os encontros desse projeto seguiam o ritmo do compartilhamento de narrativas sobre temas demandados pelas crianças, os quais são abordados nos capítulos dessa publicação como forma de visibilizarmos suas vozes e afetos em direção à efetivação de seus direitos.


Marcos da constituição da identidade docente: narrativas expressas em cartas pedagógicas

Organizadores: Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro e Giovana Maria Belém Falcão

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-817-6




Páginas: 194


Ano: 2022


Sinopse: A obra “Marcos da Constituição da Identidade Docente: Narrativas Expressas em Cartas Pedagógicas” constam cartas que narram processos de constituição como docentes de dezesseis alunos matriculados na disciplina “Formação e desenvolvimento profissional docente”, ministrada em 2019 no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Nestas cartas constam o diálogo fundamentado teoricamente sobre os primeiros anos e experiência ou período de inserção profissional dos autores, diálogo que é precedido e articulado teoricamente também na seção de introdução ao livro.


O corte da própria carne: histórias de mulheres que cometem autolesão não suicidária

Organizadores: Gerlany Leal Cronemberger e Raimunda Magalhães da Silva

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-844-2




Páginas: 102


Ano: 2022


Sinopse: Este livro traz questões acerca da prática de autolesão não suicidária, constituída como um fenômeno crescente entre os jovens de todo o mundo. Apesar de já representar uma questão de saúde pública entre jovens brasileiros, o tema é pouco conhecido e abordado nas famílias, escolas, serviços de saúde e na comunidade. Sendo assim, essa obra permite aos leitores conhecer e aprofundar sobre o assunto, considerando uma narrativa a partir da perspectiva de quem sofre, dando voz para que mulheres jovens que cometem autolesão se expressem e falem como percebem a autolesão, a si e sua interação consigo e com os outros.


Perspectivas sobre Formação Docente: Experiências Contemporâneas e Contextos Curriculares.

Organizadores: Luís Távora Furtado Ribeiro, Samara Mendes Araújo Silva e Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-826-8




Páginas: 271


Ano: 2022


Sinopse: O livro “Perspectivas sobre formação docente: experiências contemporâneas e contextos curriculares” é composto de onze capítulos, que são organizados em quatro seções, essas são assim denominadas: práticas e experiências docentes; formação docente em diferentes contextos; perspectivas curriculares; e perspectivas diversas para a aprendizagem. Esta obra, por sua vez, tem como centralidade o debate sobre a formação de professores, tendo como eixo de reflexão as categorias “experiências contemporâneas” e “contextos curriculares”, que são fundamentais para a análise de vários aspectos da docência.


Prática docente no Ensino Superior: bases, relatos e memórias da formação

Organizadores: Maria Jose Camelo Maciel (Mazza), Jaqueline Rabelo de Lima, Sarah Bezerra Luna Varela e Marília Nogueira Carvalho

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-823-7




Páginas: 575


Ano: 2022


Sinopse: O livro "Prática Docente no Ensino Superior: bases, relatos e memórias da formação" é fruto de um curso organizado pela Universidade Estadual do Ceará em 2020 para os seus docentes, com o intuito de refletir sobre o “ser professor”, o "ensinar" no ensino superior e os percursos de aprendizagem. O livro é uma coletânea de artigos e relatos sobre o fazer pedagógico e está organizado em quatro capítulos (temas/seções) que versam sobre as bases teórico-epistemológicas do fazer docente, planejamento, avaliação e metodologias de ensino e aprendizagem, relatos e propostas de ensinagem e memórias das formações e das trajetórias. A obra compila estudos relevantes que enriquecem os debates sobre prática docente no Ensino Superior.


Práticas Reflexivas do Processo de Alfabetização e Multiletramentos

Organizadores: Afonso Vieira Lino Filho, Gildênia Moura de Araújo Almeida, Jaiane Ramos Barbosa e Luiza Lúlia Feitosa Simões

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-847-3




Páginas: 205


Ano: 2022


Sinopse: A presente obra “Práticas Reflexivas do Processo de Alfabetização e Multiletramentos” resulta do esforço de alunos e professores da turma de especialização em Alfabetização e Multiletramentos, curso ofertado pela Universidade Aberta do Brasil, na Universidade Estadual do Ceará (UECE), no polo de Maracanaú. Assim, representa uma contribuição a um tema da política educacional que, há muitos anos, vem desafiando os educadores, seja pela sua complexidade ou pelas questões de natureza teórica, procedimental e até mesmo ideológica.


Rimantes - poemas produzidos no curso Na Rima, ministrado por Antonio Nóbrega

Organizadores: Antonio Nóbrega, Edite Colares, Jorge Magoo Fortuna, Juvenal Bernardes, Luiz A. Fernandes e Maurício C. Delamaro

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-857-2




Páginas: 189


Ano: 2022


Sinopse: O presente livro trata-se de conjunto de poesias populares reunidas como resultado do estudo realizado no curso Na Rima, sob regência do Mestre Antonio Nóbrega. Este, por sua vez, assina a apresentação da obra com uma breve exposição sobre os gêneros da poética popular: quadra, sextilha, decassílabo.


Spaece catálogo das produções científicas vol.3

Organizadores: Anderson Gonçalves Costa, Erineuda do Amaral Soares e Eloisa Maia Vidal

Área: Educação


ISBN: 978-65-89549-91-8




Páginas: 69


Ano: 2022


Sinopse: A coleção comemorativa aos 30 anos do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) é a fotografia de uma história que tem transformado a educação cearense e servido de inspiração para outros estados brasileiros. A publicação é dividida em três volumes: no primeiro registram-se as memórias e as histórias sob a ótica dos atores envolvidos em seu processo de implementação nos últimos trinta anos (1992-2022); no segundo volume, especialistas refletem sobre a relevância da avaliação na educação e fazem propostas de ação  e no terceiro volume é apresentado um panorama de todas as produções científicas já realizadas sobre o SPAECE ao longo desses anos.


Spaece pesquisas e propostas de ação vol.2

Organizadores: Eloisa Maia Vidal, Anderson Gonçalves Costa e Erineuda do Amaral Soares

Área: Educação


ISBN: 978-65-89549-89-5




Páginas: 200


Ano: 2022


Sinopse: A coleção comemorativa aos 30 anos do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) é a fotografia de uma história que tem transformado a educação cearense e servido de inspiração para outros estados brasileiros. A publicação é dividida em três volumes: no primeiro registram-se as memórias e as histórias sob a ótica dos atores envolvidos em seu processo de implementação nos últimos trinta anos (1992-2022); no segundo volume, especialistas refletem sobre a relevância da avaliação na educação e fazem propostas de ação  e no terceiro volume é apresentado um panorama de todas as produções científicas já realizadas sobre o SPAECE ao longo desses anos.


Spaece história, memórias, atores e políticas (1992 – 2022) vol.1

Organizadores: Anderson Gonçalves Costa e Eloisa Maia Vidal

Área: Educação


ISBN: 978-65-89549-90-1




Páginas: 116


Ano: 2022


Sinopse: A coleção comemorativa aos 30 anos do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) é a fotografia de uma história que tem transformado a educação cearense e servido de inspiração para outros estados brasileiros. A publicação é dividida em três volumes: no primeiro registram-se as memórias e as histórias sob a ótica dos atores envolvidos em seu processo de implementação nos últimos trinta anos (1992-2022); no segundo volume, especialistas refletem sobre a relevância da avaliação na educação e fazem propostas de ação  e no terceiro volume é apresentado um panorama de todas as produções científicas já realizadas sobre o SPAECE ao longo desses anos.


Verso e reverso do perfil urbano do Recife e de Fortaleza 1945–1960

Organizadores: Gisafran Nazareno Mota Jucá

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-820-6




Páginas: 366


Ano: 2022


Sinopse: A presente publicação traz um estudo histórico em perspectiva comparada sobre o perfil urbano do Recife e de Fortaleza, duas cidades nordestinas tão próximas, espacialmente, tão diferentes e iguais, no que se refere ao processo histórico que as desenhou, enquanto espaços urbanos e palcos de deslocamentos populacionais, tão parecidos com o Brasil.


45 anos de vida, tantos outros de história: memórias do SisbUECE

Organizadores: Lúcia Maria Oliveira da Silva, Gicelle de Souza Silva e Francisco Welton Silva Rios

Área: Educação


ISBN: 978-65-86445-65-7




Páginas: 173


Ano: 2021


Sinopse: O memorial aqui apresentado é um documento elaborado passo a passo por meio de pesquisas, em que se registra a história das bibliotecas da UECE. Aqui, é explicado por que, como e onde elas nasceram. Este livro trata sobre guarda de livros, mediação leitor-leitura e uma biblioteca de bibliotecas. Isso por meio de um método que apela para documentos, isto é, textos e depoimentos de atores presentes e passados, com uma história documental e uma história oral daquilo que é lembrado.


A AIDS vira notícia: os discursos sobre a “doença nova” nos periódicos cearenses na década de 1980

Organizadores: Érica Cavalcante Lima

Área: Educação


ISBN: 978-65-86445-77-0




Páginas: 177


Ano: 2021


Sinopse: Esta publicação apresenta uma pesquisa que explora os sentidos atribuídos à Síndrome da Deficiência Imunológica Adquirida (Acquired Immune Deficiency Syndrome) - Aids na imprensa cearense, mais especificamente em dois periódicos: O Povo e o Diário do Nordeste, na década de 1980, momento em que a doença era praticamente um tabu e existiam poucas informações sobre a enfermidade. A questão central do livro é mostrar o teor dos discursos proferidos nos dois periódicos cearenses durante toda a década de 1980, com cuidadosa seleção de notícias que privilegia não a quantidade, mas a qualidade da informação no que compete à Aids.


A borboleta Cuidamor Ambiental: uma pesquisa sociopoética herética com medicinas indígenas e leitura de inspiração guarani dos dados de pesquisa

Organizadores: Jacques Gauthier, Augusto Luís Medeiros Amaral, Raquel Ávila Amaral, Natan Araújo, Maria do Rosário da Soledade Gauthier e Yanée Maudia Stein

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-792-6




Páginas: 248


Ano: 2021


Sinopse: Encontra-se nesta publicação a integralidade do processo de pesquisa sociopoética com o tema-gerador Quem é o(a) Cuidador(a) Ambiental, desenvolvido em Salvador – BA, no decorrer do ano de 2017, com um grupo-pesquisador constituído por sete participantes. Nesta obra há um trabalho com os conceitos da Gestalt Teoria para seguir os devires do campo criado pelo grupo-pesquisador sociopoético, o que, ao que se sabe, nunca foi feito; de maneira mais consolidada, na Sociopoética, foram explorados os conceitos de Deleuze e Guattari. Enfim, foi trabalhado com a pragmática de William James para interrogar o porte cognitivo das mirações (visualizações) trazidas pela Ayahuasca.


A psicodinâmica do trabalho em tempos de capitalismo flexível: estudos nos contextos de trabalho público, privado e autônomo

Organizadores: Ana Cristina Batista dos Santos, Ana Raquel Silva Rocha e Ana Zenilce Moreira

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-784-1




Páginas: 341


Ano: 2021


Sinopse: A obra aborda a complexa temática dos desafios do mundo do trabalho em tempos de capitalismo flexível, tendo como locus das pesquisas a cidade de Fortaleza, capital do emblemático Estado do Ceará; sendo o mais amplo conjunto de estudos fundamentados na Psicodinâmica do Trabalho desenvolvido neste Estado, presta uma importante contribuição para a expansão dos estudos no Nordeste brasileiro. Este livro contribui para a ampliação da rede de estudos brasileiros inspirados na abordagem dejouriana, que está presente em todas as regiões do Brasil.


Cenários Geográficos: reflexões e enfoques

Organizadores: Zenilde Baima Amora e Luiz Antonio Araújo Gonçalves

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-804-6




Páginas: 351


Ano: 2021


Sinopse: A presente publicação trata-se de uma reedição do livro Cenários Geográficos: reflexões e enfoques, lançado pela primeira vez em 2009 e agora em formato E-book. Este livro constitui-se de uma coletânea de artigos realizados pelos alunos do Mestrado Acadêmico em Geografia (MAG), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com seus orientadores. Grande parte dos textos resultam das primeiras formulações expostas pelos mestrandos, turma 2007, na disciplina Seminário, componente curricular dos cursos de pós-graduação da UECE.


Dicionário: rumo à civilização da religação e ao bem viver

Organizadores: Rosamaria de Medeiros Arnt e Paula Pereira Scherre

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-802-2




Páginas: 163


Ano: 2021


Sinopse: A obra inspira-se no “bem viver”, termo dos povos indígenas andinos que se refere a uma forma de viver que se cuide da vida, em todas as suas formas, e do ser humano em harmonia com a natureza. Também traz um convite ao diálogo intercultural e múltiplo, num contraponto ao sistema econômico capitalista que se mostrou também insustentável. A ideia de um dicionário surge da possibilidade de junção dinâmica, flexível e aberta das contribuições de diferentes pesquisadores, de diferentes especialidades e áreas de conhecimento. É um exercício de liberdade e de acolhimento aos múltiplos formatos de escrita, também respeitando a língua materna, e de criar e fazer parte de uma rede.


Donêta Leite: biografia de uma educadora religiosa

Organizadores: Francisco Antoniele Silvana de Melo Souza, Lia Machado Fiuza Fialho e José Albio Moreira de Sales

Área: Educação


ISBN: 978-65-86445-96-1




Páginas: 207


Ano: 2021


Sinopse: O livro trata da trajetória formativa educacional e atuação profissional de Francisca Donêta Leite, ex-freira e professora aposentada, que assumiu o nome de Irmã Vicentina quando ingressou na Congregação das Filhas de Santa Teresa. Utilizando-se da “História Oral Híbrida”, composta por narrativas orais autorizadas, gravadas, textualizadas e validadas por Donêta, complementada com fontes primárias, como fotografias, documentos pessoais e escolares da biografada. Amparando-se teórico-metodologicamente em Meihy e Holanda (2013), Alberti (2015), Ferreira (2002; 2006), Burke (2008, 2010, 2011, 2012) e Thompson (1992). Constatou-se que Francisca Donêta ingressou na vida religiosa contrariando as expectativas de seus familiares, ao recusar-se seguir o mesmo estilo de vida das irmãs: casar-se com um rapaz bem mais velho e estável economicamente. Ao decidir encaminhar-se para a vida religiosa no Catolicismo, assumiu um compromisso missionário consoante com o permitido para as mulheres pelas convenções religiosas católicas no dado período, atuando na Educação. No entanto, após trabalhar muitos anos como gestora, acompanhando o campo pedagógico educacional, rompeu seu vínculo religioso para assumira adoção de uma criança. Tal atitude culminou em seu afastamento da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus e, por conseguinte, em uma ressignificação desta professora enquanto mulher e profissional.


Educação do Ceará em tempos de pandemia: docências – novas formas de ensinar e aprender. (Coleção Educação do Ceará em Tempos de Pandemia, v. 3)

Organizadores: Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Área: Educação


ISBN: 978-65-992060-7-8 (SEDUC) e 978-65-86445-87-9 (EdUECE)




Páginas: 323


Ano: 2021


Sinopse: A coleção Educação do Ceará em Tempos de Pandemia nasceu da necessidade de registrar as inúmeras iniciativas criadas para dar garantir a oferta de uma educação pública e de qualidade para todos. Neste terceiro volume, foram reunidos artigos e relatos de experiências de gestores, professores, alunos e técnicos, que, de repente, migraram da sala de aula para os ambientes virtuais de aprendizagem e tantas outras ferramentas, ressignificando espaços e tempos escolares. Apesar de tantas perdas e inúmeros desafios, a pandemia comprovou a força do povo cearense. Imediatamente, professores, alunos e gestores buscaram soluções para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem, revelaram-se rapidamente criativos, resilientes, corajosos e inovadores ao assumirem um desafio para o qual ninguém estava preparado.


Educação do Ceará em tempos de pandemia: experiências municipais. (Coleção Educação do Ceará em tempos de pandemia, v. 2)

Organizadores: Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Área: Educação


ISBN: 978-65-992060-6-1(SEDUC) e 978-65-86445-83-1 (EdUECE)




Páginas: 245


Ano: 2021


Sinopse: A obra Educação do Ceará em Tempos de Pandemia mostra, neste segundo volume, um recorte de experiências em redes municipais do Ceará. São professores, gestores, técnicos educacionais que contam e refletem sobre as suas práticas pedagógicas implementadas neste período de pandemia. Estes profissionais da educação cearense encontraram muitas pedras no caminho, mas com elas vêm buscando aprender, pouco a pouco, a pavimentar novas vias e seguem atuantes e comprometidos com a aprendizagem das crianças. É um sopro bom de esperança ver a dinâmica ativa e envolvente dos programas de formação em serviço; os engenhos didáticos para trazer a interdisciplinaridade e o interesse pelos conteúdos nas aulas; o empenho para a participação de todos por meio do uso dos mais acessíveis recursos (inclusive as práticas itinerantes); as ideias para fazer chegar a todos o encanto das histórias e o fortalecimento do vínculo com a escola.


Educação do Ceará em tempos de pandemia: estratégia de gestão. (Coleção Educação do Ceará em Tempos de Pandemia, v. 1)

Organizadores: Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Área: Educação


ISBN: 978-65-992060-5-4 (SEDUC) e 978-65-86445-81-7 (EdUECE)




Páginas: 342


Ano: 2021


Sinopse: A coletânea Educação do Ceará em Tempos de Pandemia traz relatos de experiência e artigos de gestores, professores, estudantes e todos os demais envolvidos na educação do Ceará nesse processo de aprendizado durante a pandemia. O presente volume vai tratar dos efeitos da pandemia da Covid-19 na Educação, que configuraram o maior teste para a gestão pública educacional em toda história recente do estado do Ceará. Foram geradas diversas medidas emergenciais (e inéditas) para viabilizar o processo remoto de escolarização. O compromisso com o regime de colaboração, por meio do alinhamento das políticas municipais e estaduais, criou soluções concretas, dando a devida importância aos protocolos sanitários, ao diagnóstico das desigualdades que se acentuaram e ao acolhimento das(os) profissionais de educação e das(os) estudantes, em especial aos em situação de maior vulnerabilidade. A estratégia de gestão orientada para resultados de aprendizagem contribuiu para coordenar as rotinas escolares, criando condições positivas para a garantia do direito à educação.


Educação, subjetividade e saúde mental na realidade brasileira

Organizadores: Cynthia Studart Albuquerque, Myrla Alves de Oliveira, Adriana Alves da Silva, Fabrício Rodrigues da Silva

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-801-5




Páginas: 299


Ano: 2021


Sinopse: A obra apresenta 20 artigos que buscam colocar os temas da saúde mental articulados e localizados em uma determinada concepção de Estado capitalista e esse como o ponto de partida para compreendermos a produção de subjetividade, com destaque para o contexto brasileiro. Em tempos de disputas no campo retórico e disseminação de fake news principalmente nas redes sociais, o campo dito da saúde mental está permeado de desinformações, palavras sem sentidos históricos e políticos, banalização dos significados com a reprodução de conceitos/ações múltiplos, ambíguos e vagos. Sendo necessário, mais do que nunca, desvelar essa realidade de forma crítica, ética e política.


Ensaios de filosofia brasileira

Organizadores: Átila Monteiro, John Aquino, Mateus Uchôa e Pedro Santiago

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-785-8




Páginas: 187


Ano: 2021


Sinopse: A presente coletânea reflete sobre o fazer filosófico no Brasil, adotando a perspectiva de enaltecimento desse patrimônio, em superação ao modelo filosófico uspiano, que toma como superior e matriz de intelectualidade a filosofia europeia (principalmente francesa, inglesa e alemã) e norte-americana. A linha de pensamento uspiana parte do pressuposto de que o Brasil e outros países "periféricos" - que não os citados anteriormente - não possuem maturidade intelectual para a filosofia propriamente dita, sendo reservado para estes o lugar de plateia. Por conta disso, de toda atividade intelectual praticada no Brasil, a filosófica é a mais alienada da realidade na qual está inserida. Esta obra reflete e problematiza as questões citadas.


Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE

Organizadores: Maria Cleide da Silva Barroso, Caroline de Goes Sampaio e Leidy Gabriela Ariza Ariza

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-808-4




Páginas: 372


Ano: 2021


Sinopse: A presente obra desenvolve quatro partes, cada qual focada em pesquisas qualitativas nas áreas de ensino de química, de física, da matemática e dos anos iniciais geradas no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE). Cada uma das partes irá focar uma disciplina, sendo assim distribuídas, respectivamente: química, matemática, física e a quarta parte descrevendo três pesquisas em ensino de ciências e matemática nos anos iniciais do ensino fundamental - do 1º ao 5º ano.


Ensino e Pesquisa na Pós-Graduação: teoria, prática e práxis

Organizadores: Elcimar Simão Martins, Elisangela André da Silva Costa, Emanoel Rodrigues Almeida, Eugenio Eduardo Pimentel Moreira, Rebeca de Alcântara e Silva Meijer e Sinara Mota Neves de Almeida

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-849-7




Páginas: 351


Ano: 2021


Sinopse: A obra expressa um conjunto de reflexões sobre o ensino e a pesquisa na pós-graduação, tendo a práxis escolar como ponto de partida e de chegada. Os textos revelam experiências várias, que abarcam discussões sobre formação docente, estratégias didático-pedagógicas, novas abordagens no ensino/ensino remoto, estágio supervisionado, gestão escolar, grupos de pesquisa, diversidade, entre outras. Assim, temos o resultado do trabalho laborioso e diligente de pesquisadores, implicando contribuições, pluralidade de práticas e reflexões acerca da educação em diversas dimensões.


Estudiosos em Ciências e Matemática no mundo islâmico medieval

Organizadores: Ana Carolina Costa Pereira e Bernadete Morey

Área: Educação


ISBN: 978-65-86445-91-6




Páginas: 227


Ano: 2021


Sinopse: Este livro compõe o empenho de pesquisadores e professores que vislumbram perspectivas de pesquisas envolvendo os estudos sobre as ciências e as matemáticas no mundo islâmico medieval. Sendo uma obra inicial, ela traz uma forte característica biográfica, o que quer dizer que cada capítulo é centrado em um autor, em sua vida e em sua obra. A obra a seguir contribui para a formação de pesquisadores na área da história da matemática, como também para discentes que estão começando os estudos no assunto, que necessitam transpor as barreiras iniciais da pesquisa acadêmica.


Ética, Epistemologia e Filosofia Antiga: reflexões cearenses. (Coleção Argentum Nostrum)

Organizadores: Robert Brenner Barreto da Silva

Área: Filosofia


ISBN: 978-85-7826-783-4




Páginas: 240


Ano: 2021


Sinopse: Este livro reúne contribuições de pesquisadores associados a instituições cearenses de ensino, tendo como tema norteador a reflexão ética a partir da produção filosófica da antiguidade. Com o objetivo de lançar luz sobre grandes questões humanas, tais como a da felicidade, da virtude, da alma, da política, da verdade, do discurso, entre outras que inquietaram não apenas os antigos, mas que impactam a todos nós hodiernamente. Neste contexto, abriga também estudos epistemológicos, na medida em que a teoria e a prática estão plenamente articuladas no âmbito da filosofia antiga. A obra é destinada a todos os que se interessam por filosofia, mas tem especial relação com o universo acadêmico da graduação, de modo que os escritos apresentam uma perspectiva introdutória.


Expedição Escolas do Brasil

Organizadores: Sofia Lerche Vieira, Willana Nogueira Medeiros e Iasmin da Costa Marinho

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-815-2




Páginas: 214


Ano: 2021


Sinopse: O livro apresenta resultados de pesquisa desenvolvida entre 2017 e 2021, com apoio financeiro do CNPq, em 23 escolas situadas nos seis biomas brasileiros. A Expedição aqui apresentada viajou por desigualdades e diversidades, familiarizou-se com as crianças do Pampa, da Amazônia e da Caatinga, vivenciou o dia a dia delas na Mata Atlântica, no Cerrado e no Pantanal. O estudo teve por foco a política educacional, a cidadania global e a diversidade territorial. A análise mostrou presença desigual dos programas governamentais nas unidades visitadas mostrando, ainda que “as escolas fazem as políticas” (BALL, MCGUIRE & BRAUN, 2016), reinterpretando-as em seu cotidiano de modo a exercer sua função social.


Experiências em ensino ciências e matemática na formação de professores da pós-graduação do IFCE

Organizadores: Caroline de Goes Sampaio, Maria Cleide da Silva Barroso e Leidy Gabriela Ariza

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-805-3




Páginas: 274


Ano: 2021


Sinopse:  O livro Experiências em Ensino de Ciências e Matemática na formação de professores da Pós-graduação do IFCE é uma compilação que evidencia as pesquisas realizadas no mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, resultado das parcerias internacionais do programa. A obra é uma fonte de análise e orientação para a investigação no ensino e aprendizagem das ciências naturais e da matemática, com preocupações no enfoque CTS, na compreensão e revisão dos problemas socioambientais, a epistemologia da concepção e da prática docente, o papel do formador em sala de aula, sendo leituras de grande interesse para serem discutidas nessas áreas do conhecimento.


Expressões da questão social no Ceará

Organizadores: Laura Maria Cunha e Irma Martins Moroni da Silveira

Área: Questões sociais


ISBN: 978-65-86445-92-3




Páginas: 327


Ano: 2021


Sinopse: Neste livro, é visível o compromisso destemido dos seus/suas autores/as ao “esquadrinhar” e clarificar o feixe de relações sociais, econômicas, políticas e culturais que entraram e/ou permanecem na composição de uma sociedade que a profissão testemunhou e deu respostas profissionais desde o nascedouro de um projeto de modernização conservadora da sociedade brasileira, cuja meta nacional era a varredura dos últimos resquícios da nossa condição de país agroexportador, e cuja versão cearense passava pelo enfraquecimento das ainda frondosas raízes no mundo dos vaqueiros para dar lugar a novas formas de articulação do capital” – inclusive com o apoio do Curso de Serviço Social criado em 1950, tendo como sustentáculo social uma elite cujo imaginário híbrido transitava entre tradicionalismo e modernidade.


História na ponta do LAPESS: existir, resistir e esperançar na universidade

Organizadores: Laura Maria Cunha, Francisco Jorge Nogueira Severo,

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-813-8




Páginas: 309


Ano: 2021


Sinopse: A presente publicação tem como objetivo a socialização das pesquisas realizadas durante os dez anos do Laboratório de Pesquisas e Estudos em Serviço Social (LAPESS), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A coletânea foi organizada em duas partes. Na primeira, com seis artigos, se socializam os resultados de pesquisas concluídas e em andamento de pesquisadores/as do LAPESS e convidadas que estão inseridas na linha de pesquisa “Serviço Social, História, Formação e Trabalho”. A segunda parte da coletânea conta com cinco artigos, que trazem resultados de investigações concluídas e em andamento, que se inserem nas linhas de pesquisa: Estado e Sociedade; Questão Social e Serviço Social, e apresentam artigos de pesquisadores do LAPESS e convidadas.


Histórias em quadrinhos na educação: possibilidades de uma prática

Organizadores: Ana Carolina Costa Pereira e Cláudia Sales de Alcântara

Área: Educação


ISBN: 978-65-86445-72-5




Páginas: 142


Ano: 2021


Sinopse: A presente obra acolhe textos relacionados à pesquisa desenvolvida no âmbito nacional no campo que estuda a inserção dos quadrinhos no ensino e na educação. Ela é um retrato das concepções e práticas de pesquisadores que anseiam com mudanças na educação brasileira, principalmente voltadas para a sala de aula. Esse livro compõe o empenho de pesquisadores e professores que vislumbram o quadrinho como um meio de adentrar no ensino nas suas várias vertentes.


Instrumentos e técnicas do Serviço Social: desafios cotidianos para uma instrumentalidade mediada

Organizadores: Danielle Coelho Alves, Erlenia Sobral do Vale e Renata Albuquerque Camelo

Área: Serviço Social


ISBN: 978-65-86445-97-8




Páginas: 411


Ano: 2021


Sinopse: Este livro trata-se da segunda edição da coletânea que discorre sobre o II Seminário Trabalho e Instrumentalidade do Serviço Social, realizado nos dias 9 e 10 de outubro de 2019 na Universidade Estadual do Ceará (UECE). A presente publicação configura mais um momento de síntese, que representa também continuidade da dedicação coletiva deste grupo ao tema da “Instrumentalidade e o Serviço Social”. São docentes e discentes da UECE e de outras universidades, como também assistentes sociais que atuam no estado do Ceará. A estratégia de trabalho escolhida foi a de transformar em texto as palestras realizadas durante o II Seminário, preservando, sempre que possível, a dinâmica das mesas e oficinas temáticas, ou seja, além de artigos individuais, buscaram assegurar também a elaboração conjunta.


Maria Camélia Pessoa da Costa: educação como missão de vida

Organizadores: Charliton José dos Santos Machado, Maria Lúcia da Silva Nunes e Juliana Aparecida Lemos Lacet

Área: Biografia


ISBN: 978-65-86445-55-8




Páginas: 127


Ano: 2021


Sinopse: Esta obra conta a história de Maria Camélia Pessoa da Costa, educadora nascida no município de Cuité, na Paraíba, conhecida pela postura e posições pessoais rígidas, que dedicou mais da metade de sua existência à educação de crianças e jovens, exerceu a docência e a gestão escolar com dedicação e honestidade profissional, tornando-se entre tantos um referencial humano digno de respeito e exemplo a ser seguido pelos educadores contemporâneos.


Maria Luiza Fontenele: formação educacional e política

Organizadores: Vitória Cherida Costa Freire e Lia Machado Fiuza Fialho

Área: Biografia de educadores


ISBN: 978-85-7826-790-2




Páginas: 212


Ano: 2021


Sinopse: Este livro apresenta a biografia de Maria Luiza Fontenele. O estudo não tem a pretensão de dar conta de todos os acontecimentos da vida de Maria Luiza. De acordo com as autoras, o objetivo é “registrar e discutir sua trajetória de formação e atuação profissional, de modo a contextualizá-la e explicá-la historicamente”, ressaltando a impossibilidade de “dissociar a formação educacional da formação política de Maria Luiza”. Com a utilização da metodologia da história oral foi possível trazer à luz realidades que quase sempre a escrita não consegue transmitir e que jamais comportaria a grandeza que subjaz de uma personagem com tanta representatividade na vida social e política da cidade de Fortaleza e do estado do Ceará, mas que, ao mesmo tempo, suscitou representações diversas e controversas, haja vista os símbolos e imagens que a ela foram relacionados, notadamente quando se pensa a mulher como sujeito político, mandatária de um cargo do poder executivo.


Maria Socorro Lucena Lima: educadora cearense referência na formação de professores

Organizadores: Francisca Mayane Benvindo dos Santos, Lia Machado Fiuza Fialho e José Albio Moreira de Sales

Área: Biografia de educadores


ISBN: 978-65-86445-98-5




Páginas: 183


Ano: 2021


Sinopse: Esta obra versa sobre a biografia da professora cearense Maria Socorro Lucena Lima, mais especificamente acerca da sua formação educativa e da atuação exercida por ela no cenário educacional cearense de 1986 a 2017, na condição de professora de programa de pós-graduação em Educação. Socorro Lucena é responsável por preparar diversos profissionais da educação que atuam como formadores de outros professores, especialmente no Ceará, sendo assim, inspira educadores por meio do trabalho docente como práxis.


Nietzsche e a verdade: aparência, erro, engano. (Coleção apoena)

Organizadores: Gustavo Bezerra do N. Costa, Jéssyca Aragão de Freitas e Roger Klinsman Aguiar de Souza

Área: Filosofia


ISBN: 978-85-7826-797-1




Páginas: 302


Ano: 2021


Sinopse: A presente publicação apresenta a congregação de pesquisas em torno do tema “verdade: aparência, erro, engano”, tema do segundo evento do GENi: Grupo de Estudos Nietzsche – UECE, retomando o debate sobre um dos pontos fundamentais da filosofia de Nietzsche, qual seja, a crítica à noção de Verdade que alicerça a construção de sentido do pensamento metafísico, calcada em sua oposição irredutível à aparência (no plano ontológico), ao erro (no plano epistêmico) e ao engano (no plano moral).


O caráter regressivo do capitalismo contemporâneo: crise de valorização do capital, guerra civil cosmopolita e expectativas em declínio. (Coleção Apoena)

Organizadores: Pedro Henrique Magalhães Queiroz

Área: Capitalismo


ISBN: 978-65-86445-94-7




Páginas: 109


Ano: 2021


Sinopse: A presente publicação sintetiza as problemáticas do capitalismo, promovendo uma contextualização histórica de crises e guerras como forma de argumentação. Esta obra tecerá críticas a esse sistema econômico e seus capítulos estão divididos em Introdução, Constelação histórica de crise, Cavaleiros do apocalipse, Retorno do Leviatã e Pontos Luminosos – moscas volantes.


Planejamento, políticas públicas e gestão sustentável: demandas sociais contemporâneas

Organizadores: Antônio Roberto Xavier, Andrea Yumi Sugishita Kanikadan e José Weyne de Freitas Sousa

Área: Sustentabilidade


ISBN: 978-85-7826-787-2




Páginas: 173


Ano: 2021


Sinopse: Este livro busca atender, por meio de pesquisas múltiplas, à perspectiva interdisciplinar entre o planejamento de políticas públicas e as demandas sociais de nosso tempo de uma sociedade com bases científicas e socioeconômicas centradas nas tecnologias da informação e comunicação (TIC), a qual busca o desenvolvimento para atender às necessidades globais, porém sem perder de vista a responsabilidade socioambiental com vistas ao sustentável e à sustentabilidade no presente para não comprometer as gerações do futuro. Indubitavelmente é atravessada uma realidade de diversas crises e dificuldades interligadas que se estendem pelo planeta Terra, afetando local, regional e globalmente, como, por exemplo: a crise ambiental, a crise econômica, a crise na produção alimentar, a crise ética, a crise energética, a crise geopolítica de interesses múltiplos de capital, a fome e a miséria.


Políticas educacionais: debates sobre formação docente, currículo e didática

Organizadores: Izandra Falcão Gomes, Jarles Lopes de Medeiros e Marcos Adriano Barbosa de Novaes

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-810-7




Páginas: 556


Ano: 2021


Sinopse: A coletânea “Políticas Educacionais: debates sobre a formação docente, currículo e didática” vem alargar a visão sobre a complexidade que é inerente à educação, levando a rever diversos pontos que são deveras importantes e significativos para a ampliação das tramas que envolvem a formação de graduandos, mestres e doutores que se dedicam a ministrar, a pesquisar e a construir o conhecimento, sem esquecer de revisitar os conhecimentos já absorvidos como base para provocar mudanças e transformações em um tema tão complexo e dinâmico como é a educação. Todos os assuntos aqui tratados variam seu formato a cada texto finalizado entre conversas, debates, aulas, seminários e congressos, e deseja impulsionar a escrita que anseia por novos rumos, por novas respostas e que nos conduz a novos questionamentos.


Práticas educativas: múltiplas experiências em educação

Organizadores: Shara Jane Holanda Costa Adad, Joana D’arc de Sousa Lima e Antônia Edna Brito

Área: Educação


ISBN: 978-65-86445-62-6




Páginas: 578


Ano: 2021


Sinopse: Esta obra reúne textos que versam sobre as práticas educativas, bem como as reflexões teóricas; textos que apresentam questões desencadeadas no espaço da escola, com seus diferentes sujeitos e/ou no sistema escolar; produções que abordam o espaço não escolar que emana práticas educativas e reproduzem ressonâncias no chão da escola ou em outros universos do aprender e ensinar, como a educação do campo; há também, textos que conversam com os espaços que estão fora da escola, mas que têm as artes, processos artísticos, poiésis e o feminino/feminismos como força poética que os envolvem e produzem outro conjunto sonoro de boa ressonância; e, por fim, um conjunto significativo de trabalhos que versam sobre as práticas educativas que acontecem e são problematizadas no âmbito da universidade.


Promoção da Saúde na Universidade: desafios e perspectivas

Organizadores: Ana Maria Fontenelle Catrib, Isabelle Cerqueira Sousa e Patrícia do Carmo Lima

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-806-0




Páginas: 402


Ano: 2021


Sinopse: Trata-se de coletânea resultante de pesquisas na área de saúde e educação, cujos resultados discutem a possibilidade de implantação de programas e ações de promoção de saúde nos espaços universitários, apontando para a necessidade de tornar os espaços universitários promotores da saúde e do bem estar de toda a comunidade universitário e seu entorno.


Psicologia da educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão

Organizadores: Maria Vilani Cosme de Carvalho e Kelma Socorro Lopes de Matos

Área: Psicologia e educação


ISBN: 978-65-86445-69-5




Páginas: 278


Ano: 2021


Sinopse: O presente livro foi gestado com a preocupação central de discutir as principais teorias que fazem parte do campo de conhecimento denominado Psicologia da Educação e que trazem ideias significativas para se refletir sobre as questões relativas à dimensão subjetiva da educação, sobretudo a escolar, em pleno século XXI.


Reflexões de um farmacêutico sobre a vida, a saúde e o cotidiano

Organizadores: Paulo Sérgio Dourado Arrais

Área: Saúde


ISBN: 978-65-86445-75-6




Páginas: 126


Ano: 2021


Sinopse: Este livro é uma instigante viagem por uma coletânea de artigos de opinião escritos pelo educador e pesquisador ao longo de sua trajetória de mais de 25 anos de atuação profissional. São artigos de opinião publicados em diferentes mídias, sendo a maioria em jornal impresso, além de outros ainda inéditos. Os artigos estão, em sua maioria, diretamente relacionados às questões da vida e da saúde, seja na perspectiva da política, seja na perspectiva da formação da força de trabalho.


Residências multiprofissionais hospitalares: revisitando resultados de um processo de construção

Organizadores: Fernanda Gomes Lopes

Área: Medicina


ISBN: 978-65-86445-66-4




Páginas: 334


Ano: 2021


Sinopse: Este livro se trata de uma coleção de histórias de multiprofissionais que exerceram Residência no Sistema Único de Saúde (SUS) e surgiu a partir da compreensão de que as Residências Multiprofissionais Hospitalares permitem a construção de um processo de transformação e crescimento não apenas para o profissional em seu espaço de trabalho e saber, mas principalmente para o desenvolvimento do seu lugar como sujeito social e histórico, mobilizador de mudanças no SUS.


Saberes e práticas da equipe multiprofissional que promove o cuidado humanizado em UTI coronariana

Organizadores: Karliene Vieira Silva e Annatalia Meneses de Amorim Gomes

Área: Educação


ISBN: 978-65-86445-93-0




Páginas: 168


Ano: 2021


Sinopse:  O presente livro tem como objetivo analisar os conhecimentos e as práticas dos cuidados humanizados pela equipe multiprofissional em UTI coronariana. Além disso, explora outros aspectos para que a elucidação do trabalho seja completa e traga um maior enriquecimento ao estudo como: verificar aspectos do perfil da formação da equipe multiprofissional para a humanização da assistência, identificar as concepções e os conhecimentos da referida equipe sobre humanização da assistência em UTI coronariana, reconhecer as práticas de humanização em UTI coronariana conforme os padrões de presença do acompanhante, execução de rotinas de procedimentos e ambiência e identificar elementos que contribuam para a qualificação dos trabalhadores para o cuidado humanizado em UTI Coronariana.


Saberes Tradicionais, Políticas e Ações Sustentáveis: múltiplos atores, diversas abordagens

Organizadores: Antônio Roberto Xavier, José Cleilson de Paiva dos Santos e Ana Maria Alves da Silva

Área: Sustentabilidade


ISBN: 978-85-7826-786-5




Páginas: 230


Ano: 2021


Sinopse: Esta publicação trata-se de uma coletânea de capítulos organizada pelo professor Antônio Roberto Xavier e pelos mestrandos José Cleilson de Paiva dos Santos e Ana Maria Alves da Silva. A proposta temática do livro, por si só, demonstra haver um entrelaçamento ou interdisciplinaridade entre algumas categorias analisadas e interpretadas. Todavia, à luz da epistemologia e semântica das categorias temáticas que compõem a presente obra, é perceptível haver uma interligação e interação determinante no exercício sequencial da primeira categoria, “saberes tradicionais”, com a terceira, “ações sustentáveis”. Isso posto, cabe esclarecermos que os saberes tradicionais expressam-se diversificadamente, porém com uma convergência inescapável, que é sua relação com o legado cultural de respeito e equilíbrio com a biodiversidade.


Saúde Coletiva: construção de saberes interdisciplinares e sua interface na produção de cuidado

Organizadores: Isabella Lima Barbosa Campelo, Alana Kelly Pereira de Sousa, Daniella Barbosa Campos e José Barbosa Campelo Neto

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-809-1




Páginas: 276


Ano: 2021


Sinopse: Este livro pretende-se ampliar as contribuições para a construção de saberes na produção do cuidado no âmbito da Atenção Primária à Saúde; discutir as diversas interfaces entre as abordagens à mulher, à gestante, à puérpera, ao homem, ao idoso, e na comunidade no geral, contemplando a multiplicidade de olhares sobre o cuidado em saúde, divulgando experiências e reflexões e fortalecendo as políticas públicas e o cuidado integral. A obra tem como objetivo difundir novos conhecimentos, implementados com sucesso no cuidado aos indivíduos na atenção primária à saúde.


Sociopoética no Brasil: uma pesquisa com Educadores Museais

Organizadores: Caciano Silva Lima

Área: Sociopoética


ISBN: 978-65-86445-79-4




Páginas: 195


Ano: 2021


Sinopse: A presente publicação apresenta importante pesquisa sociopoética sobre o que pode ser a prática dos arte-educadores e das arte-educadoras no espaço de um museu decolonial, sempre em processo educativo de diálogo crítico entre as culturas constitutivas do Mato Grosso do Sul. Além do seu conhecimento detalhado da história e situação do MARCO, Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, Caciano Silva Lima traz uma potente reflexão epistemológica e filosófica sobre o conceito de “decolonialidade” na perspectiva da educação intercultural crítica.


Spinoza (Coleção Argentum Nostrum) Tradução: Spinoza

Organizadores: Coletivo GT Benedictus de Spinoza e Laboratório de Tradução Especializada em Filosofia - LETRAFIL

Área: Filosofia


ISBN: 978-65-86445-59-6




Páginas: 126


Ano: 2021


Sinopse: A presente obra surge da consolidação dos estudos e pesquisas sobre o pensador holandês Benedictus de Spinoza realizados pelo Coletivo GT Benedictus de Spinoza e Laboratório de Tradução Especializada em Filosofia – LETRAFIL, que tem por objetivo propiciar melhores condições para a formação de novos pesquisadores sobre Spinoza a partir da publicação do material produzido pelos grupos de pesquisas. O Coletivo GT Benedictus de Spinoza esforça-se em prol da disponibilização de textos autorais não publicados e traduções de obras inéditas em língua portuguesa sobre Spinoza, visando à expansão da base bibliográfica em nossa língua, e, por conseguinte, a ampliação da viabilidade de mais estudos sobre Spinoza.


Tópicos de Filosofia Moderna: discussões filosóficas dos séculos XVII e XVIII. (Coleção Argentum Nostrum)

Organizadores: Emanuel Angelo da Rocha Fragoso, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva Sahd e Rita Helena Sousa Ferreira Gomes

Área: Filosofia


ISBN: 978-85-7826-791-9




Páginas: 522


Ano: 2021


Sinopse: Este livro tem como objetivo fornecer um mapa por meio de uma seleção de teorias filosóficas e respostas ao questionamento sobre a relevância do retorno aos modernos em tempos sombrios. Esta obra deve dar aos leitores com pouco conhecimento prévio em filosofia uma visão geral da configuração do terreno. Ou melhor, cobre algumas terras, já que o mapa não é global, mas está confinado a teorias de alguns filósofos e, de forma ainda mais restrita, a temáticas específicas. Assim como um mapa indica as rotas para uma variedade de destinos, enquanto permanece mudo sobre qual deles deve ser seguido, o livro convida o leitor a explorar as trilhas e veredas cuidadosamente descritas e delineadas com todos os seus acidentes geográficos.


Trabalho e política social no contexto da intensificação do ajuste fiscal no Brasil

Organizadores: Fabrício Rodrigues da Silva, Adriana Alves da Silva, Cynthia Studart Albuquerque, Luciana Sátiro Silva, Myrla Alves de Oliveira

Área: Política social


ISBN: 978-85-7826-800-8




Páginas: 268


Ano: 2021


Sinopse: A coletânea aborda as tendências das políticas sociais e do trabalho no contexto contemporâneo. O fio condutor dos capítulos analisa as determinações da crise capitalista, da contrarreforma do Estado, da intensificação do ajuste fiscal, e indica suas implicações para as políticas sociais e o trabalho, destacando a intensificação das tendências regressivas, a partir de 2016, com o advento da Emenda Constitucional N.º 95/2016, que estabelece o congelamento de gastos primários por vinte anos no Brasil, tendo o seu foco nas despesas primárias, deixando livre desse congelamento as despesas financeiras, referentes ao pagamento do serviço da dívida pública. Tratam, ainda, da conjuntura da pandemia da COVID-19 e suas implicações para a política de saúde em geral, e a saúde mental, em particular.


Τύραννος: Contribuições filosóficas para a compreensão do horizonte político contemporâneo (Coleção Argentum Nostrum)

Organizadores: Vicente Brazil

Área: Filosofia


ISBN: 978-85-7826-782-7




Páginas: 297


Ano: 2021


Sinopse: Dentre as várias possibilidades de acesso às questões: polarização social, limites da liberdade de expressão, politização e instrumentalização das redes sociais, dentre outras questões, na presente obra optou-se por utilizar-se a figura do tirano, a qual desdobra-se no curso da história como várias outras imagens: o déspota antigo, o suserano medieval, o rei absolutista moderno, o ditador militar contemporâneo. Através da experiência de uma rede de pesquisadoras e pesquisadores com larga vivência acadêmica e profícua produção investigativa, foi realizado este webnário, organizado pelo Professor Vicente Brazil da Universidade Estadual do Ceará através do coletivo de projetos de pesquisa e extensão que esse coordena.


Uma década de prosa: impressos e impressões da professora e jornalista Maria Mariá (1953-1959)

Organizadores: Hebelyanne Pimentel da Silva

Área: Biografia de educadores


ISBN: 978-65-86445-71-8




Páginas: 289


Ano: 2021


Sinopse: A produção aqui disposta nasce do desejo de tornar conhecidos os fragmentos jornalísticos da professora interiorana Maria Mariá, mulher que refletiu sobre a condição social e política vigente na década de 1950 e cujos escritos seriam cabíveis à atualidade. Este livro dispõe sobre sua produção literária durante os anos 1953 a 1959, por meio de uma extensa pesquisa embasada em 57 fontes inéditas.


A cana-de-açúcar e a mobilidade da força de trabalho no espaço periurbano da Região Metropolitana de Fortaleza - RMF

Organizadores: Cristiane Ferreira de Souza França

Área: Trabalho e condições sociais


ISBN: 978-65-86445-50-3




Páginas: 300


Ano: 2020


Sinopse: Esta obra trata das relações laborais em um contexto de precarização, tendo como destaque a mobilidade do trabalhador na qualidade de força de trabalho ocupada nesta atividade, marcada pela sazonalidade, mas também por momentos de crises e mudanças que caracterizam a cultura canavieira. Na busca da totalidade, este livro faz incursões pelo teórico, dialogando com autores clássicos e contemporâneos, entre os quais os que se ocupam com a centralidade do trabalho e sua pertinência atual.


Estudos em educação: primeiros encontros

Organizadores: Luiza Lúlia Feitosa Simões e Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim

Área: Trabalho e condições sociais


ISBN: 978-85-7826-759-9




Páginas: 189


Ano: 2020


Sinopse: Em construção.


A crítica da educação na sociedade do capital

Organizadores: Daniela Glicea Oliveira da Silva, Lúcia Helena de Brito e Marcos Adriano Barbosa de Novaes

Área: Educação e política


ISBN: 978-65-86445-56-5




Páginas: 222


Ano: 2020


Sinopse: A presente obra fornece importantes pistas e contribuições para se pensar como a educação vem sendo organizada na sociedade capitalista, abordando os fundamentos onto-históricos que atravessam a relação entre educação, capital e trabalho, as políticas de formação e valorização do trabalho docente, como também o debate que articula a constituição do ensino superior no Brasil e as estratégias de acumulação no capitalismo periférico.


A Sociopoética como inovação metodológica na pesquisa em saúde bucal coletiva, com jovens em formação - (Coleção Práticas Educativas)

Organizadores: Patrícia Ferreira de Sousa Viana e Shara Jane Holanda Costa Adad

Área: Sociopoética


ISBN: 978-65-86445-34-3




Páginas: 186


Ano: 2020


Sinopse: A presente publicação enfatiza os modos de fazer uma pesquisa sociopoética, apresentando ao leitor os seguintes movimentos metodológicos: movimento de delineamento do estudo, movimentos de aproximação com os copesquisadores por meio de um curso de extensão, movimentos sociopoéticos de negociação da pesquisa e instituição do grupo-pesquisador: a criação de Frank, movimentos de habitar o chão da comunidade: a poética das inutilezas em meio à viagem do ensino-aprendizagem em SBC, movimentos do pensamento de Frank sobre o ensino-aprendizagem em SBC: tecendo linhas transversais com a contra-análise e, por fim, os movimentos analíticos da pesquisadora: imagens e relatos na produção de confetos.


Arte, docência e práticas educativas: experiências e contextos

Organizadores: Ana Cristina de Moraes, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro e Cicera Sineide Dantas Rodrigues

Área: Educação


ISBN: 978-65-86445-25-1




Páginas: 656


Ano: 2020


Sinopse: Na intenção de compartilhar discussões e experiências políticas e pedagógicas que envolvem Arte, Docência e Educação, este livro foi tecido por mãos de pesquisadores das mais diferentes áreas do conhecimento, provenientes de lugares e instituições diversas, a fim de fortalecer as ações de pesquisa no âmbito da educação, compartilhando resultados de estudos que constituem na obra tessituras dialógicas entre Arte, Docência e Práticas Educativas. Os textos que integram esta coletânea são permeados por ideias florescidas na luta contínua de pesquisadores e educadores em tecer um mundo mais humano, justo, solidário, com a perspectiva de arquitetar uma educação de qualidade efetiva, democrática e pautada na experiência dos sujeitos, uma vez que os professores são imprescindíveis.


Campo artístico, movimentos, cidades: Salvador, São Paulo e Recife – Dimensões da(s) arte(s): atores sócio-históricos, práticas culturais e cidades (Coleção DICTIS; V.4)

Organizadores: Francisco José Gomes Damasceno

Área: Cultura


ISBN: 978-65-86445-22-0




Páginas: 56


Ano: 2020


Sinopse: A presente publicação discorre sobre como as cidades de Salvador, São Paulo e Recife são delineadas na medida em que movimentos culturais são apresentados e abordados, o que revela a dimensão constitutiva das artes na produção de significados que a teia da cultura estabelece para a expressão “cidade”.


Campo e mercado fonográfico: Fortaleza e[m] trajetos musicais – Dimensões da(s) arte(s): atores sócio-históricos, práticas culturais e cidades (Coleção DICTIS; V.1)

Organizadores: Francisco José Gomes Damasceno

Área: Cultura


ISBN: 978-65-86445-18-3




Páginas: 61


Ano: 2020


Sinopse: A presente publicação transita por narrativas diversas e diferenciadas, representações e imaginários sociais e culturais, sensibilidades e memórias, assim como pela interdisciplinaridade, e, muito proficuamente pela questão da ficção, situando seus objetos, preferencialmente, no campo da música e de alguns de seus correlatos artísticos, como a dança e a poesia, porém passando por instigantes discussões de focos bem contemporâneos como gênero, cidades, jovens, trajetórias e cultura popular. Esta obra apresenta bastantes reflexões sobre processos artísticos, alinhada, a partir de resultados de profícuas pesquisas, com os preceitos mais atuais da História Cultural no Brasil, teórica e metodologicamente.


Ciências no campo: propostas didáticas para a contextualização do ensino de Ciências em zonas rurais

Organizadores: Márcia Freire Pinto

Área: Ciências exatas


ISBN: 978-65-86445-35-0




Páginas: 73


Ano: 2020


Sinopse: A presente publicação traz uma reflexão acerca do ensino de Ciências na zona rural, propondo um ensino contextualizado, cuja realidade e cotidiano fazem parte do arcabouço de conteúdos de Ciências. Fruto de um projeto de extensão do curso de Ciências Biológicas, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, da Universidade Estadual do Ceará, esta obra apresenta uma pesquisa com 24 entrevistados, os moradores mais antigos da região, sobre as práticas culturais relacionadas às plantas, aos animais, à alimentação, ao uso do solo, às plantações e aos recursos hídricos.


Como comunicar às crianças a morte de um ente querido por covid-19?

Organizadores: Maria Juliana Vieira Lima e Fernanda Gomes Lopes

Área: Pandemia covid-19


ISBN: 978-65-86445-09-1




Páginas: 11


Ano: 2020


Sinopse: Esta publicação trata-se de uma cartilha informativa e instrucional de como informar às crianças a morte de um ente por covid-19. O texto utiliza uma linguagem simples, didática e empática, além de contar com ilustrações.


Concepções alternativas sobre natureza da ciência na formação inicial de professores de física: o CEK como metodologia e a HFC como estratégia

Organizadores: Christian Gama Cavalcante e Mairton Cavalcante Romeu

Área: Física


ISBN: 978-65-86445-13-8




Páginas: 192


Ano: 2020


Sinopse: Esta obra traz concepções que se contrapõem à proposta tradicional de um ensino baseado no formalismo expositivo e memorístico, um ensino que procura resgatar concepções alternativas de ciências, sobre ciências, vivências práticas que partem do senso comum, e com isso, por meio de metodologias já testadas e validadas cientificamente, apresentam uma proposta de intervenção mais significativa na sala de aula, considerando os sujeitos cognoscentes como atores e protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem.


Contexto geoambiental do semiárido do Nordeste brasileiro: temas geográficos

Organizadores: Maria Lúcia Brito Cruz, Lúcia Maria Silveira Mendes e Iaponan Cardins de Sousa Almeida

Área: Geografia física


ISBN: 978-65-86445-41-1




Páginas: 311


Ano: 2020


Sinopse: Em meio a um grande desafio analítico regional, a presente obra traz em si as considerações dos três colegas autores e o cuidado analítico de outros 16 autores(as) que se alternam na discussão acerca do objeto de escrita: as Geografias do contexto Geoambiental do Semiárido. Dentre os principais temas abordados, estão: Conservação e manejo em áreas legalmente protegidas; resíduos sólidos; modelos ambientais, áreas úmidas e brejos de altitudes; uso/cobertura; impactos do uso e ocupação; e erosão em bacia hidrográfica.


Crônicas cearenses em tempos da covid-19

Organizadores: Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Área: Pandemia covid-19


ISBN: 978-65-86445-57-2




Páginas: 236


Ano: 2020


Sinopse: Esta obra reúne as opiniões, sentimentos e sugestões de 49 profissionais cearenses, sendo 28 da área da saúde, que se sentiram compelidos a escrever e se manifestar publicamente sobre esta pandemia. Os textos aqui condensados foram publicados no jornal “O Povo”, entre fevereiro e dezembro de 2020, ou no Jornal do Médico Digital, de maio a agosto do ano corrente, e apresentam parte da atmosfera em que se desenvolveu a pandemia.


Cuidados paliativos: construindo um diálogo sobre o cuidado

Organizadores: Fernanda Gomes Lopes, Maria Juliana Vieira Lima e Carla Bezerra Lopes de Almeida

Área: Saúde


ISBN: 978-65-86445-15-2




Páginas: 21


Ano: 2020


Sinopse: Esta cartilha aborda, de maneira lúdica e objetiva, o que são os cuidados paliativos, mitos e verdades e outras informações complementares acerca desse assunto, quebrando tabus e esclarecendo dúvidas que permeiam essa vertente da saúde.


Culturas populares e trajetórias: deslocamentos – Dimensões da(s) arte(s): atores sócio-históricos, práticas culturais e cidades (Coleção DICTIS; V.3)

Organizadores: Francisco José Gomes Damasceno

Área: Cultura


ISBN: 978-65-86445-19-0




Páginas: 66


Ano: 2020


Sinopse: Nesta obra se podem perceber as muitas formas como as culturas populares se expressam em diferentes momentos ao longo do século XX. Aqui o desenho é o de um recuo no tempo, saindo de finais desse século e fazendo um leve recuo até o seu início.


Didática das ciências e da matemática: experiências no ensino superior

Organizadores: Francisco Ronald Feitosa Moraes e Adílio Junior de Souza

Área: Ciências exatas


ISBN: 978-65-86445-38-1




Páginas: 255


Ano: 2020


Sinopse: A produção deste livro visa, entre outros pontos, apresentar estudos teóricos e práticos, experiências significativas nas salas de aula ou fora delas, além dos resultados de outros projetos e pesquisas desenvolvidas em monitorias e extensões aprovadas em editais internos da Universidade Regional do Cariri, da Unidade de Campos Sales (UDCS/URCA). A intenção deste livro é tornar pública as pesquisas das práticas docentes e discentes na UDCS/URCA, realizadas com o intuito de promover a formação de professores, fundamentada em teorias, práticas e pesquisa, coerente com as necessidades educacionais dos futuros professores.


Educação e direitos humanos de crianças e adolescentes

Organizadores: Maria do Socorro Borges da Silva e Emerson de Souza Farias

Área: Educação


ISBN: 978-65-86445-29-9




Páginas: 110


Ano: 2020


Sinopse: Esta obra apresenta profunda análise da relação entre educação, Direitos Humanos, infância e adolescência, desde a perspectiva decolonial, de valorização dos saberes e das vivências de crianças e adolescentes, problematizando a educação como instrumento de controle e docilização dos corpos e pensando o educar em direitos humanos como prática de resistência, uma cultura alternativa às formas instituídas da biopolítica, usando como dispositivo de embasamento teórico o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


Educação, sociedade e saúde coletiva

Organizadores: Ana Maria Fontenelle Catrib, Rosendo de Freitas Amorim e Tallys Newton Fernandes de Matos

Área: Educação e saúde


ISBN: 978-65-86445-11-4




Páginas: 304


Ano: 2020


Sinopse: A presente obra reúne artigos que dizem não somente dos desafios contemporâneos dos sistemas educacionais e de saúde, mas que também permitem enxergar a educação e o ensino formal como fundamentos de uma sociedade saudável. Ao abordarem as formas de produção e reprodução de saberes e fazeres no universo educacional, incluindo as que traduzem morbidades e comorbidades, os autores destacam a urgência de compreender a educação como meio de favorecer o pleno desenvolvimento humano. Desse modo, expressam clara e exemplarmente, nos vários artigos que a constituem, a base social da saúde, as interconexões entre educação, vida social e padrões de doença e saúde coletivos.


EHealth technologies in the context of health promotion

Organizadores: Raimunda Magalhães da Silva, Christina César Praça Brasil e José Eurico de Vasconcelos Filho

Área: Saúde


ISBN: 978-65-86445-14-5




Páginas: 281


Ano: 2020


Sinopse: Neste livro são apresentadas algumas experiências que perpassam por uma fundamentação científica, teórica e técnica, e de aplicação prática. O livro inicia com uma abordagem teórica, na qual o olhar se volta à introdução sobre a área de eHealth e as estratégias de avaliação e validação dessas tecnologias. Na segunda parte do livro, demonstra-se a aplicação da tecnologia eHealth na concepção de ferramentas para a melhoria da atenção à saúde, em 14 capítulos que trazem experiências bem-sucedidas e que poderão servir de inspiração para os leitores.


Elóquios acadêmicos

Organizadores: Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Área: Discursos acadêmicos


ISBN: 978-65-86445-54-1




Páginas: 123


Ano: 2020


Sinopse: Esta obra reúne quinze peças oratórias que foram proferidas em solenidades acadêmicas, tendo o ponto de partida o discurso de posse dos referidos colegiados do Centro de Ciências da Saúde da UFC na Academia Cearense de Medicina.


Ensaios Interdisciplinares em Humanidades III

Organizadores: Antonio Vieira da Silva Filho e Arilson dos Santos Gomes

Área: Educação


ISBN: 978-65-86445-03-9




Páginas: 338


Ano: 2020


Sinopse: Os estudos a serem apresentados nesta coleção de ensaios são de ações coletivas de pesquisadores vinculados ao Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH) – estudantes e docentes – e de convidados de outras pós-graduações interdisciplinares, que contribuem, através das variadas narrativas desenvolvidas com arcabouços teóricos e metodológicos diversos, para a interpretação real do mundo em que vivemos.


Ensinar e aprender Filosofia numa perspectiva ética

Organizadores: Conceição de Maria Sousa Araújo

Área: Filosofia


ISBN: 978-65-86445-48-0




Páginas: 236


Ano: 2020


Sinopse: Este livro consta de uma rica discussão teórica sobre as lições de Aristóteles acerca da excelência moral como hábito, à luz do escrito do estagirita em sua Ética a Nicômaco. Em seu percurso, seu objetivo é que a ética precisa ser ensinada, precisa se tornar hábito e o lugar dessa formação é também na escola, sobretudo, para jovens e crianças das classes menos favorecidas que têm na escola seu lugar principal de formação.


Ensino de História e interdisciplinaridade: reflexões epistemológicas (Coleção Práticas Educativas).

Organizadores: Wagner Gomes

Área: História


ISBN: 979-65-86445-00-8




Páginas: 185


Ano: 2020


Sinopse: O presente livro ressalta o ensino como uma atividade pedagógica complexa que ultrapassa a tradição de exposição linear das conquistas teóricas das ciências, logo deve conceber o sujeito como centro do processo escolar em sua formação para a cidadania. Em suma, nesta obra conclui-se que pesquisas que têm como objeto o ensino de História não podem prescindir de uma hermenêutica que desvele as condições ontológicas que fundamentam a constituição histórico-social do sujeito centro do processo educativo, pois a consciência gnosiológica e epistemológica é necessária ao desenvolvimento da autonomia intelectual, que é preâmbulo para o exercício da ética política na práxis cidadã.


Ensino e história da matemática: enfoques de uma prática - v. 1

Organizadores: Ana Carolina Costa Pereira, Antonia Naiara de Sousa Batista, Eugeniano Brito Martins, Francisco Wagner Soares Oliveira, Isabelle Coelho da Silva, Suziê Maria de Albuquerque e Verusca Batista Alves

Área: Matemática


ISBN: 978-65-86445-10-7




Páginas: 168


Ano: 2020


Sinopse: A presente publicação se propõe a incentivar a incorporação da História no ensino da Matemática a partir de recursos didáticos que podem emergir dessa interface entre as duas áreas, voltada principalmente para a formação de professores. Dessa forma, a obra traz um conjunto de capítulos, sobre investigações desenvolvidas pelo GPEHM nos últimos seis anos, que são resultados de pesquisas provindas das dissertações defendidas no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) nesse período. Todos os capítulos estão vinculados a construção de interfaces entre a história e o ensino de matemática sob uma perspectiva atualizada.


Escritos de médicos em tempos de covid-19

Organizadores: Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Área: Pandemia covid-19


ISBN: 978-65-86445-49-7




Páginas: 146


Ano: 2020


Sinopse: A presente obra reúne as produções de 23 médicos escritores da cidade de Sobrames - CE, formatada com 60 textos (em versos e em prosa) e publicados durante o período mais crítico da pandemia de covid-19 no Ceará. Este livro conta com diversos gêneros literários, sempre com temas tratando da pandemia e abordando de forma incomparável inúmeras facetas desse período histórico. São abordados temas como amor, ética, ciência, história, economia, aspectos sociais e humor.


Estudos em educação: primeiros encontros

Organizadores: Luiza Lúlia Feitosa Simões e Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-759-9




Páginas: 189


Ano: 2020


Sinopse: Este é um livro inteiramente voltado à Educação, que fala sobre a escola, o ensino, a diversidade, que traz textos nascidos de estudos desenvolvidos juntamente com professores e alunos da graduação, em seus percursos formativos, aprofundando-se e renovando ideias, produzindo conhecimento. Cada artigo aqui apresentado revela, devidamente, seus elementos metodológicos, resultados, bem como uma fundamentação teórica consistente, revisitando desde os clássicos a teorias mais atuais.


Formação docente: reflexões sobre estágio, ensino e práticas educativas no Vale do Jaguaribe

Organizadores: Diana Nara da Silva Oliveira, Ivaneide Barbosa Ulisses e Carlos Rochester Ferreira de Lima

Área: Educação


ISBN: 978-65-86445-23-7




Páginas: 305


Ano: 2020


Sinopse: Este livro traz instigantes contribuições para o campo educativo a partir da abordagem de diversos aspectos que permeiam o trabalho desenvolvido pela universidade no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão dos cursos de licenciatura, contribuindo ao debate de questões relevantes aos processos formativos de professores e às práticas pedagógicas.


Formação e ensino na saúde: saberes, métodos e experiências

Organizadores: Antonio Germane Alves Pinto, Heraldo Simões Ferreira e Cleide Carneiro

Área: Educação e saúde


ISBN: 978-65-86445-40-4




Páginas: 221


Ano: 2020


Sinopse: A presente publicação é dividida em três partes, na qual a primeira estabelece um mergulho nos conceitos que se transversalizam no dueto ensino na saúde. Enfatiza-se a formação em saúde em seu cotidiano a partir de possibilidades subjetivas e objetivas da pesquisa e do conhecimento. Em sua segunda parte, o livro se torna instrutivo, indicando métodos possíveis para as pesquisas sociais que envolvem o ensino na saúde e, por fim, emergem as experiências de cada pesquisa, estratégicas em seus temas e integradas pelos seus objetos tão relevantes.


Genealogia da peste (Coleção Argentum Nostrum)

Organizadores: Vicente Thiago Freire Brazil

Área: Pandemia covid-19


ISBN: 978-65-86445-45-9




Páginas: 206


Ano: 2020


Sinopse: A presente publicação propõe um percurso teórico, utilizando categorias nietzschianas e foucaultianas, uma genealogia/arqueologia das formas de poder e domínio da vida para debater a Pandemia de COVID-19 que se estabeleceu no mundo em 2020. Tendo como ponto de partida os grandes eventos de epidemias/pandemias da história da humanidade foram apresentados e discutidos, através de conferências semanais ao longo do segundo semestre de 2020, autores como Tucídides, Plotino, Descartes, Hegel, Marx, Camus, Foucault, Agamben e Viveiros, bem como suas perspectivas sobre sociedades atravessadas por eventos adoecedores.


Geografia humana do Ceará: espaço, técnica e tempo

Organizadores: Luiz Cruz Lima

Área: Geografia social


ISBN: 978-65-86445-42-8




Páginas: 245


Ano: 2020


Sinopse: A presente publicação traz uma reflexão sobre o território cearense no contexto das mudanças que acontecem no mundo. Tornando-se uma leitura necessária para geógrafos e não geógrafos, desejosos por conhecer as modificações socioespaciais no estado do Ceará. Nela, o autor analisa de forma minuciosa como as “modernizações periféricas” alcançam o território estudado, produzindo novas desigualdades.


Impacto del covid-19 en el comportamiento del turista español

Organizadores: Jakson Renner Rodrigues Soares, Larissa Paola Macedo Castro Gabriel, Raquel Santiago Romo

Área: Pandemia covid-19


ISBN: 978-65-86445-06-0




Páginas: 33


Ano: 2020


Sinopse: La presente investigación consiste en un estudio relativo al comportamiento de turistas residentes en España con posterioridad a la Pandemia del COVID-19. El principal objetivo del estudio es ofrecer información sobre todas aquellas cuestiones relacionadas con los cambios en el comportamiento turístico, para que sea de utilidad a empresas y destinos en su toma de decisiones en un momento de crisis sanitaria mundial.


Impacto del covid-19 en el comportamiento del turista Mexicano

Organizadores: Jakson Renner Rodrigues Soares, Larissa Paola Macedo Castro Gabriel e Raquel Santiago Romo

Área: Pandemia covid-19


ISBN: 978-65-86445-26-8




Páginas: 34


Ano: 2020


Sinopse: La complejidad del momento actual aumenta el valor de toda información que se pueda recabar.A través de este estudio, se analiza la intención de viajar del público mexicano así como sus preferencias, una vez finalizado el periodo de aislamiento social. El Grupo GTES en colaboración con diversas universidades internacionales, realizan este análisis a través del que se desvelan puntos fuertes para la planificación y promoción de los destinos cuyo cliente proceda de México (tanto para el turismo inbound como outbound). Algunos de los hallazgos muestran una predisposición a realizar viajes internos, una mayor intención de visitar lugares naturales y algunos destinos clave como Cancún o Cabo San Lucas.


Impacto do covid-19 no comportamento do turista brasileiro

Organizadores: Jakson Renner Rodrigues Soares, Larissa Paola Macedo Castro Gabriel, Raquel Santiago Romo

Área: Pandemia covid-19


ISBN: 978-65-86445-04-6




Páginas: 29


Ano: 2020


Sinopse: Esta pesquisa faz parte de um estudo sobre o comportamento do turista residente no Brasil após a Pandemia do COVID-19. Ele foi pensado para lançar luz aos questionamentos sobre as mudanças do comportamento do turista, reconhecendo que em um momento de crise sanitária mundial, essa informação é válida para ajudar a empresas e destinos a tomarem as decisões mais acertadas.


Impatto del covid-19 sul comportamento del turista Italiano

Organizadores: Jakson Renner Rodrigues Soares, Larissa Paola Macedo Castro Gabriel e Raquel Santiago Romo

Área: Pandemia covid-19


ISBN: 978-65-86445-27-5




Páginas: 30


Ano: 2020


Sinopse: Studio sul comportamento del residente in Italia in relazione alle intenzioni di consumo turistico di fronte al nuovo scenario derivato dalla pandemia di Covid-19. Lo studio è stato condotto dal Gruppo di Ricerca GTES: Turismo, Economia e Sostenibilità, dell'Università del Ceará (UECE) in collaborazione con ricercatori di diverse università internazionali. I risultati forniscono aiuto nelle loro decisioni alle imprese ed alle amministrazioni locali delle destinazioni, in questo momento di crisi sanitaria globale che colpisce direttamente il settore turistico.


Infâncias, crianças, educação infantil: diferentes olhares

Organizadores: Ana Maria Monte Coelho Frota, Rosalina Rocha Araújo Moraes e Juliana de Brito Cysne

Área: Pedagogia


ISBN: 978-85-7826-711-7




Páginas: 334


Ano: 2020


Sinopse: Esta obra propõe um estudo crítico, com amparo em uma visão antropológica, histórica, sociológica e filosófica, visando desconstruir a noção universalizante de criança e explorar aspectos teórico-metodológicos de pesquisa com crianças pequenas. Parte da concepção de criança como sujeito de direitos e analisa a Educação Infantil com origem em políticas e leis vigentes na sociedade brasileira. Reflete também acerca das práticas na Educação Infantil, tendo a criança como centro do processo educativo.


Juventude e gênero: fortalezas nordestinas – Dimensões da(s) arte(s): atores sócio-históricos, práticas culturais e cidades. (Coleção DICTIS; V. 2)

Organizadores: Francisco José Gomes Damasceno

Área: Cultura


ISBN: 978-65-86445-21-3




Páginas: 45


Ano: 2020


Sinopse: Nesta obra dois focos principais se estabelecem: um relacionado à arte de viver - sobretudo, em situações antagônicas à própria vida - como no caso dos “novos jovens”; e, outro relativo ao reconhecimento do papel da mulher no campo de produção das artes das culturas populares, como apresentado no universo da cantoria e no movimento punk.


Juventudes e espaços educativos: itinerários tecidos nas ações sociais no âmbito do Estado e da sociedade civil

Organizadores: Sônia Pereira e Raquel Carine Martins Beserra

Área: Educação e cultura


ISBN: 978-85-7826-779-7




Páginas: 266


Ano: 2020


Sinopse: Em construção.


Letramentos e suas múltiplas faces: experiências do PIBID na UFAL

Organizadores: Deywid Wagner de Melo, Maria Danielle Araújo Mota e Simone Makiyama

Área: Educação


ISBN: 978-65-86445-05-3




Páginas: 459


Ano: 2020


Sinopse: Esse projeto institucional tem como objetivo principal contribuir para a formação inicial e continuada de profissionais do magistério, nas áreas das licenciaturas, sendo o foco deste projeto as práticas de letramento multidisciplinar, que promovem a inserção de licenciandos na rotina escolar, bem como a aprendizagem dos alunos da Educação Básica, com vistas à melhoria da qualidade do ensino público. Nesse sentido, este livro traz as experiências vividas pelos coordenadores de área junto a seus supervisores (professores da rede pública de ensino da educação básica) e pibidianos/as (Iniciantes à Docência – ID – bolsistas ou colaboradores/as do programa).


Música(s) cearense(s): sujeitos, estratégias de produção, circulação e consumo musical – Dimensões da(s) arte(s): atores sócio-históricos, práticas culturais e cidades. (Coleção DICTIS; V.5)

Organizadores: Francisco José Gomes Damasceno, Luiza Rios Martins e Lucila Basile

Área: Música


ISBN: 978-65-86445-24-4




Páginas: 56


Ano: 2020


Sinopse: Os escritos dessa obra apresentam atores sócio-históricos em uma atuação na esfera das artes, especificamente na esfera artística musical, não apenas no que toca à sua produção - algo por si só bastante relevante, mas, sobretudo, no que toca ao complexo processo de sua constituição como um campo, dessa forma incluindo algo mais vasto, o da constituição da arte enquanto experiência social e historicamente produzida.


Narrativas autobiográficas e religiosidade

Organizadores: Ercília Maria Braga de Olinda e Renata Marinho Paz

Área: Religião


ISBN: 978-65-86445-43-5




Páginas: 421


Ano: 2020


Sinopse: Este é um livro sobre religiosidade que apresenta as experiências narradas dentro de um corpo-território, o Ceará, em especial pela pele-semiárida da região do Cariri. Aqui, o sujeito humano e suas práticas da diversidade não foram expulsos da ciência e, por isso, esta coletânea ganha sentido, com as testemunhas da cultura, através de uma educação territorializada.


Narrativas dos docentes do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará: 25 anos de existência e resistência

Organizadores: Maria Rocineide Ferreira da Silva e Antonio Rodrigues Ferreira Júnior

Área: Educação


ISBN: 978-65-86445-53-4




Páginas: 239


Ano: 2020


Sinopse: Esta obra reúne as experiências dos professores e profissionais de outras áreas do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, um campo que tem sua natureza interdisciplinar, interprofissional, transversal aos saberes do mundo cujos horizontes vão se delineando à medida em que a sociedade vai se organizando. Tais relatos retratam a realidade de lutas que acontecem nas instituições, mas sempre com uma direção voltada para a docência e a produção de saberes e fazeres comprometidos com a saúde do outro, com a saúde da população brasileira.


Nietzsche-Schopenhauer: filosofia, cinema, cidade (Coleção Apoena ; v. 7)

Organizadores: Gustavo Costa, Thiago Mota, David Barroso e Leonel Olimpio

Área: Filosofia


ISBN: 978-65-86445-17-6




Páginas: 255


Ano: 2020


Sinopse: A presente obra, sétimo volume da coleção Apoena, dá seguimento ao processo de expansão de seu campo de problematização, para além do horizonte de pensamento de Nietzsche e Schopenhauer – processo esse que gerou eventos e publicações voltados à Tecnologia da Informação, Antropologia, Literatura, Ensino Médio e Política, o Apoena foi às questões que permeiam a relações entre Filosofia, Cinema e Cidade – ou, talvez, as tenha feito vir até ele –, tendo sempre em perspectiva acentuar a abordagem crítica do grandes problemas da contemporaneidade.


O cadáver como objeto de trabalho: percepções de auxiliares de necrópsia sobre o lidar com a morte e suas implicações

Organizadores: Ney Ronaldy de Oliveira Paula e Erasmo Miessa Ruiz

Área: Tanatologia


ISBN: 978-65-86445-30-5




Páginas: 110


Ano: 2020


Sinopse: A obra aqui apresentada é fruto da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPSAC). O presente trabalho tem por objetivo desvelar o cotidiano das atividades dos auxiliares de necrópsia que exercem um trabalho cercado por preconceitos e estereótipos decorrentes do tabu da morte instituído na cultura brasileira.


Ocupar é rexistir! Práticas artísticas como tática de resistência nas ocupações do coletivo ocupArthe, em Teresina (2014)

Organizadores: Luciana de Lima Lopes Leite

Área: Questões sociais


ISBN: 978-85-7826-779-7




Páginas: 266


Ano: 2020


Sinopse: A presente obra trata da análise e apresentação de três ocupações – Ocupação da Rua dos Pássaros, Ocupação da Praça do Poti Velho e Ocupação do Metrô – realizadas pelo grupo ocupARTHE, um coletivo ativista que realiza ocupações nos espaços públicos de Teresina e outras cidades do Estado do Piauí desde o ano de 2014. Tais intervenções propostas pelo coletivo são um convite à reflexão sobre a cidade e sobre as questões da contemporaneidade, tais como: violência contra a mulher e a comunidade LGBTTI, preservação do patrimônio cultural, meio ambiente, mobilidade e planejamento urbano, relação cidade e cidadãos. Em Teresina, o coletivo realizou até então, 15 ocupações, tendo a última ocorrido em junho de 2017.


Pedagogia do trabalho: a atuação do pedagogo na educação profissional. (Coleção Práticas Educativas, 107)

Organizadores: Maria Gerlaine Belchior Amaral, Maria José Camelo Maciel e Antonio Marcone de Oliveira

Área: Pedagogia


ISBN: 978-85-7826-775-9




Páginas: 214


Ano: 2020


Sinopse: Este livro visa sistematizar os saberes no campo da Pedagogia, com vistas a subsidiar a formação dos estudantes desta área acerca da atuação do pedagogo na educação profissional. Quanto à sua estrutura, o livro é composto de duas partes, a saber: a primeira traz a fundamentação teórica necessária à compreensão da dimensão conceitual inerente à relação trabalho e educação; a segunda apresenta textos com um caráter mais descritivo, com vistas a possibilitar uma visão panorâmica da atuação do pedagogo em contextos de educação profissional.


Políticas, saberes e práticas de Enfermagem e Saúde Coletiva I

Organizadores: Lucilane Maria Sales da Silva, Maria Rocineide Ferreira da Silva e Raimundo Augusto Martins Torres

Área: Enfermagem


ISBN: 978-65-86445-39-8




Páginas: 280


Ano: 2020


Sinopse: Este livro representa a realização de uma obra que reflete o contexto da situação sanitária como resposta às tendências, mudanças e transformações que ao largo dos anos foram modificando ou moldando o perfil da Saúde, da Enfermagem e da Saúde Coletiva. Sem deixar de lado o fator da influência histórica e cultural que determina o processo de adoecer, o próprio conceito de Promoção da Saúde e da desigualdade de acesso a saúde, que arrasta uma herança milenar. Essa publicação resgata uma perspectiva ampliada da Saúde Coletiva e suas interfases multidisciplinar e multifatorial.


Potência da multidão e liberdade de filosofar (Coleção Argentum Nostrum)

Organizadores: Carlos Wagner Benevides Gomes, Emanuel Angelo da Rocha Fragoso, Francisca Juliana Barros Sousa Lima, Henrique Lima da Silva e Wandeilson Silva de Miranda

Área: Filosofia


ISBN: 978-65-86445-02-2




Páginas: 410


Ano: 2020


Sinopse: A presente obra foi elaborada pelo grupo de pesquisa A Questão da Liberdade na Ética de Benedictus de Spinoza, o Laboratório de Tradução especializada em Filosofia – LETRAFIL e a Revista Conatus - Filosofia de Spinoza, e a colaboração da Universidade Estadual do Ceará com o intento de desenvolver, estimular, aprofundar e promover pesquisas e discussões que envolvem a filosofia de Benedictus de Spinoza, o GT-Benedictus de Spinoza (2020).


Produção do conhecimento para o fortalecimento teórico-prático da saúde coletiva: ciências humanas, políticas e epidemiologia

Organizadores: Danielly Maia de Queiroz, Delane Felinto Pitombeira, Karla Julianne Negreiros de Matos e Antonio Rodrigues Ferreira Júnior

Área: Saúde


ISBN: 978-65-86445-16-9




Páginas: 578


Ano: 2020


Sinopse: Este livro vai afetar a produção do conhecimento na saúde coletiva no sentido de produzir convocações à leitura por parte de leitoras e leitores. O objeto instigante e provocativo que se apresenta emaranhado no entremeio da teoria e prática, da reflexão e ação, da implicação e sobreimplicação. Percorrendo seus capítulos, verifica-se a preocupação e o cuidado com as ditas áreas: ciências humanas, política e a epidemiologia. O quanto se singulariza cada uma e, ao mesmo tempo, os atravessamentos que emergem dos olhares e concepções trazidas no desenvolvimento dos temas apresentados.


Resistência do campesinato em meio à contrarreforma agrária no Brasil: da luta pela terra à luta para permanecer nos territórios dos assentamentos rurais no Sertão de Alagoas

Organizadores: Claudemir Martins Cosme

Área: Geografia política


ISBN: 978-65-86445-37-4




Páginas: 654


Ano: 2020


Sinopse: Esta obra traz como problemática central uma fração da classe camponesa, que nas últimas quase quatro décadas se (re)criou e permaneceu existindo socialmente no campo do país. Trata-se do campesinato Sem Terra, atualmente assentado nos assentamentos rurais espacializados por todo o território nacional. Foram escolhidos para a pesquisa cinco assentamentos localizados na mesorregião do Sertão do estado de Alagoas, região Nordeste do Brasil, analisando o período histórico entre 1987 e 2017.


Retratos do Ceará moderno: emergência de um padrão de modernização cultural nas margens

Organizadores: Alexandre Barbalho e Mariana Barreto

Área: Cultura nordestina


ISBN: 978-65-86445-46-6




Páginas: 128


Ano: 2020


Sinopse: A presente obra ilustra a realização da Modernidade no estado do Ceará, demonstrando como a modernização econômica da sociedade cearense se faz no mesmo ritmo que as mudanças na esfera cultural. Os autores do livro trabalham alguns objetos heurísticos, palpáveis, como publicidade, fotografia, televisão e o audiovisual.


Spinoza: Cinco ensaios por Renan, Delbos, Chartier, Brunschvicg e Boutroux (Coleção Argentum Nostrum)

Organizadores: Emanuel Angelo da Rocha Fragoso

Área: Filosofia


ISBN: 978-65-86445-33-6




Páginas: 140


Ano: 2020


Sinopse: A presente publicação trata-se de uma coletânea de traduções sobre o filósofo holandês Benedictus de Spinoza (1632-1677), com a intenção de que tal trabalho de tradução possibilite aos leitores em geral uma melhor compreensão e julgamento da Filosofia de Spinoza, permitindo a todos e, particularmente, aos jovens estudantes, abordarem o pensamento do filósofo holandês nas perspectivas ética, teológica e política, tanto na Academia como em seu cotidiano, como suporte e apoio para uma melhor reflexão e tomada de decisões necessárias frente às questões sociais, teológicas e políticas que os tempos hodiernos impõem.


Temas de economia da saúde V: Contribuição para a gestão do SUS

Organizadores: Maria Helena Lima Sousa e Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Área: Saúde e economia


ISBN: 978-65-86445-67-1




Páginas: 262


Ano: 2020


Sinopse: Este livro se trata do quinto volume de uma série de produções que teve início em 2005, a partir do Curso de Especialização em Economia da Saúde, e aborda temas como financiamento, gastos e alocação de recursos no ambiente de saúde. Nesta obra é possível encontrar profunda análises acerca da esfera financeira do Sistema Único de Saúde (SUS). Tomam parte desta obra, que se reporta de largo alcance, pelo menos 44 autores.


Temas de economia da saúde VI: contribuição para a Gestão do SUS em tempos da covid-19

Organizadores: Marcelo Gurgel Carlos da Silva e Maria Helena Lima Sousa

Área: Saúde e economia


ISBN: 978-65-86445-68-8




Páginas: 274


Ano: 2020


Sinopse:  Esta obra se trata do quarto volume de uma série de produções que teve início em 2005, a partir do Curso de Especialização em Economia da Saúde. Este volume aborda questões financeiras e de gerenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no contexto de pandemia da covid-19.


Teorias da educação e formação de professores: marcos fundamentais da história do pensamento educacional

Organizadores: Ruth Maria de Paula Gonçalves, Maria das Dores Mendes Segundo, Betânia Moreira de Moraes e Januário Rosendo Máximo Júnior

Área: Educação


ISBN: 978-65-86445-12-1




Páginas: 283


Ano: 2020


Sinopse: Este livro apresenta como objeto central a exposição e a análise das principais ideias dos pensadores da educação, em âmbito mundial e nacional, pretendendo, nesta perspectiva, compreender a educação como um complexo de complexos, inserido na dinâmica metabólica do capital e no processo de formação do professor dentro deste contexto. Nesta direção, os artigos aqui expostos apresentam os marcos fundamentais do pensamento educacional historicamente produzidos, promulgando a contextualização histórica de cada pensador, bem como a sua vida e obra, destacando as principais categorias teóricas.


Trabalho e instrumentalidade do serviço social

Organizadores: Erlania Sobral do Vale, Raquel de Brito Sousa e Renata Albuquerque Camelo

Área: Serviço Social


ISBN: 978-65-86445-08-4




Páginas: 224


Ano: 2020


Sinopse: Em sintonia com o que de mais atual, rico e complexo se tem produzido sobre a relação trabalho e formação, a obra reafirma a unidade entre teoria e prática, sem obscurecer suas diferenças; aponta as mediações que conectam trabalho e formação, com enfoque na instrumentalidade, e expressa a articulação entre as dimensões da profissão, com o privilégio da dimensão técnico-operativa. Ao abordar questões pouco debatidas, o faz de maneira original, preenchendo uma lacuna e propiciando o adensamento e avanço da produção da área sobre o tema.


100 anos da Revolução Russa: olhares contemporâneos

Organizadores: Altemar da Costa Muniz

Área: História russa


ISBN: 978-85-7826-763-6




Páginas: 212


Ano: 2019


Sinopse: Esta obra trata-se de uma obra coletiva, na qual seus autores assumem abordagens teórico-metodológicas distintas sobre um tema sensível e polêmico: a revolução. Pensar este conceito, para muitos uma ultrapassada categoria da ciência política, e suas consequências práticas nos dias de hoje, obriga a um exame de interpretações consolidadas do passado e das perspectivas do futuro.


Estudos filológicos e linguísticos na Bahia, no Ceará e em Sergipe

Organizadores: Expedito Eloísio Ximenes e Ticiane Rodrigues Nunes

Área: História russa


ISBN: 978-85-7826-771-1




Páginas: 289


Ano: 2019


Sinopse: Em construção.


Entrelugares de direito e arte: experiência artística e criação na formação do jurista

Organizadores: Marta Gama

Área: Educação


ISBN: : 978-85-7826-702-5




Páginas: 445


Ano: 2019


Sinopse: Em construção


25 Anos de PET Enfermagem: uma trajetória de pesquisa, conhecimento e promoção de saúde

Organizadores: Adryel Vieira Caetano da Silva, Jordana Marjorie Barbosa do Nascimento, Lívia Moreira Lima Vieira, Thaynara Ferreira Lopes e Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho

Área: Enfermagem


ISBN: 978-85-7826-745-2




Páginas: 215


Ano: 2019


Sinopse: Este livro trata da história do programa PET de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará, projeto esse que contribuiu para levar para fora do campus do Itaperi o curso de Enfermagem, seja no Ceará, seja no Brasil. No sumário, encontram-se artigos que versam sobre a criação do PET-Enfermagem da UECE, artigos que versam sobre ações exercidas pelos Petianos com apoio da tutora, produções científicas de vários bolsistas e ex-bolsistas.


A Biotecnologia como ferramenta de desenvolvimento para o nordeste do Brasil

Organizadores: Cristiane Clemente de Mello Salgueiro, José Ferreira Nunes e Rommel Prata Regadas

Área: Tecnologia


ISBN: 978-85-7826-757-5




Páginas: 154


Ano: 2019


Sinopse: Este livro tem como objetivo reunir trabalhos apresentados durante o BIOTEC 2019 (1º Encontro Internacional de Biotecnologia em Saúde Humana e Animal, Inovação, Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional), encontro esse que teve como eixo as pesquisas do Professor José Ferreira Nunes acerca de tecnologias possíveis de serem desenvolvidas a partir da água de coco, adotando o desenvolvimento do Nordeste como prioridade.


A formação do regente: competências formativas, possibilidades de ação e desafios profissionais - (Coleção IRIM; v. 1)

Organizadores: Marcio Spartaco Nigri Landi e Inez Beatriz de Castro Martins Gonçalves

Área: Música


ISBN: 978-85-7826-766-7




Páginas: 201


Ano: 2019


Sinopse: O Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará, o programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do curso de Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal do Ceará (UFC) – através do grupo de pesquisa Investigação em Regência e Interpretação Musical, do Laboratório Banda Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará e do Laboratório Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará –, resolveram se unir para promover o I Simpósio de Regência e Interpretação Musical, tendo como tema o título da presente publicação. O SIRIM é destinado aos pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação em música e áreas afins, regentes de corais, bandas e orquestras, instrumentistas e coralistas, educadores musicais, que trabalham e atuam em escolas de educação básica, escolas especializadas, instituições municipais e socioeducativas.


A política de Saúde Mental de Quixadá, no contexto da reforma psiquiátrica cearense

Organizadores: Taís Bleicher

Área: Saúde mental


ISBN: 978-85-7826-765-0




Páginas: 344


Ano: 2019


Sinopse:  A proposta deste livro é contribuir com a historiografia de uma experiência importante na reforma psiquiátrica brasileira, mas que escapa do eixo sul-sudeste e, portanto, da historiografia que até hoje tem se construído sobre a reforma psiquiátrica brasileira. Para a tese, a experiência de Quixadá foi analisada situando suas peculiaridades em relação aos cenários estadual, nacional e internacional. Neste trabalho, optou-se por um recorte que se inicia com uma importante defesa epistemológica das contribuições do estudo histórico ao campo da Saúde Coletiva, discussão ainda pouco presente nos meios acadêmicos. O livro é, portanto, do campo da Saúde Coletiva, mas defendendo que a História faz parte deste campo.


A política externa do Governo Lula para a África: a experiência da Unilab

Organizadores: Maurício Gurjão Bezerra Heleno

Área: Política


ISBN: 978-85-7826-659-2




Páginas: 229


Ano: 2019


Sinopse: O presente livro, resultante da pesquisa de mestrado do autor realizada na Universidade Estadual do Ceará (UECE), trata de uma página de suma importância da história política externa do Estado brasileiro junto aos países do Sul, especialmente os países da América do Sul e da África, durante os dois Governos Lula (2003-2010). Pelas suas proposições ideológicas, essa política foi denominada de diplomacia solidária e cooperação solidária Sul-Sul.


A produção do espaço do fazer e do pensar

Organizadores: Luiz Cruz Lima

Área: Cultura


ISBN: 978-85-7826-762-9




Páginas: 341


Ano: 2019


Sinopse: O presente trabalho procura analisar um dos aspectos do meio técnico-científico informacional, decorrente do processo de mudanças por que passou o mundo nas últimas três décadas do século XX. Esta obra trata do elevado grau de adensamento do pensar e do fazer, da maior aproximação do “design” e da fábrica, que obedece a normas organizacionais exigidas pelas inovações tecnológicas, definidoras de novo paradigma técnico-econômico que abre um período ascendente de acumulação capitalista. Para atingir esse novo patamar, agentes vários se entrecruzam em sinergia: universidades, governo, capital financeiro e empresas.


Abordagens da Educação Física escolar: da teoria à prática

Organizadores: Heraldo Simões Ferreira

Área: Educação Física


ISBN: 978-85-7826-754-4




Páginas: 275


Ano: 2019


Sinopse: Esta obra aborda a formação de professores, na atual conjuntura, e enfatiza o papel da Educação Física na escola. A proposta da publicação é, ainda, acentuar o pensamento do leitor sobre o tema, fazendo-o reconstruir os saberes, de acordo com o que já foi absorvido, analisando incansavelmente o objeto de estudo, a fim de retirar uma conclusão inédita e singular, e disseminando novos conhecimentos a partir da apreciação.


Antropologia das doenças transmissíveis: interpretações do contágio e diferenças culturais

Organizadores: Andrea Caprara

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-668-4




Páginas: 220


Ano: 2019


Sinopse: Este livro apresenta os resultados de diversas pesquisas realizadas pelo autor sobre o tema do contágio ao longo das últimas duas décadas, em diversos países. Trata-se de material inédito na língua portuguesa e reorganizado no intuito de identificar um único fio condutor e elementos comuns entre material recolhido em contextos socioculturais bem diversificados, bem diferenciados.


As festas populares e o ensino de artes

Organizadores: Edite Colares

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-695-0




Páginas: 222


Ano: 2019


Sinopse: O presente livro propõe uma investigação sobre as práticas populares das festas e manifestações populares nacionais, no Brasil e em Portugal, como também a inserção dessas festas tradicionais no ensino da arte, a partir de um estudo comparativo de como isto acontece em Fortaleza e Porto, além de retomar nossos laços com Portugal, propiciando uma reflexão obrigatória para gestores e educadores dos dois países. Sendo assim, destaca que a arte-educação deve ser trabalhada em contexto escolar, com propósito de dar sentido às experiências estéticas dos professores e alunos, ampliando suas percepções quanto à riqueza cultural das manifestações artístico-populares.


Avaliação de processos educacionais em saúde: tendências e inovações

Organizadores: Ana Maria Fontenelle Catrib, Christina Cesar Praça Brasil e Daniele de Araújo Oliveira Carlos

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-424-6




Páginas: 284


Ano: 2019


Sinopse: A presente obra apresenta um apanhado de estudos e pesquisas sobre as práticas e processos educacionais na área da saúde, perpassando as seguintes temáticas: formação de professores; processos e tipos de avaliação; metodologias; cenários de prática e formação de enfermeiros; diretrizes curriculares e outros assuntos pertinentes à área de estudos delimitada.


Candomblé e direito: tradições em diálogo

Organizadores: Clara Jane Costa Adad

Área: Religião


ISBN: 978-85-7826-691-2




Páginas: 155


Ano: 2019


Sinopse: O livro de Clara Adad, fruto de sua dissertação de mestrado, defendida no Programa de Pós-Graduação sob orientação da professora Nair Heloisa Bicalho de Sousa guarda a problematização do diálogo que a autora procurou encontrar entre o direito e o Candomblé. Este trabalho é sociologicamente sensível ao reconhecimento das “[...] novas identidades que se formam no processo jurídico-histórico de luta pela superação dos entraves à emancipação social e à construção de novas sociabilidades [...]” e filosoficamente apto a não só definir a natureza jurídica do sujeito coletivo emergente deste processo.


Criança-sujeito: seus enigmas e suas linguagens

Organizadores: Taís Bleicher, Sâmara Gurgel Aguiar e Rebeca Carolinne Castro Gomes

Área: Psicolinguística


ISBN: 978-85-7826-631-8




Páginas: 176


Ano: 2019


Sinopse: A partir de uma atual reflexão sobre o contexto da transmissão da Psicanálise na universidade e frente aos desafios das atuais políticas públicas, a questão do diagnóstico psicopatológico na infância é apresentada, nesta coletânea, como um importante desafio das práticas de cuidado clínico com a infância. Seus capítulos testemunham o esforço de colocar em cena o sujeito-criança, seus enigmas e suas linguagens, em nome de uma causa própria. O olhar mediado pela Psicanálise se faz de revés, na direção contrária aos discursos dos especialistas, problematizando aspectos da atualidade do trabalho clínico com crianças e adolescentes constrangidos por perspectivas normativas e medicalizantes.


Desafios da escrita biográfica: experiências de pesquisas

Organizadores: Charliton José dos Santos Machado

Área: Biografia


ISBN: 978-85-7826-653-0




Páginas: 237


Ano: 2019


Sinopse:  Instigadas e instigados pela “nova” percepção historiográfica sobre as (auto)biografias e com interesses múltiplos, onze pesquisadoras e pesquisadores expõem na presente obra, desfocada de sujeitos históricos “ilustres” – como preconizariam as biografias do século XIX e meados do século XX –, objetivando refletir a cotidianidade e as configurações sócio-históricas específicas nas quais estão imersos os sujeitos biografados, para, então, constituídas as narrativas e desenroladas, apontar as práticas que se construíram, de modo que seja possível e passível refletir sobre as vivências individuais e coletivas e compreendê-las num contexto histórico e socialmente estabelecido.


Ensaios interdisciplinares em humanidades II

Organizadores: Antonio Vieira da Silva Filho, Edson Holanda Lima
Barboza e Larissa Oliveira e Gabarra

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-709-4




Páginas: 375


Ano: 2019


Sinopse: Os estudos a serem apresentados nesta coleção de ensaios são de ações coletivas de pesquisadores vinculados ao Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH) – estudantes e docentes – e de convidados de outras pós-graduações interdisciplinares, que contribuem, através das variadas narrativas desenvolvidas com arcabouços teóricos e metodológicos diversos, para a interpretação real do mundo em que vivemos.


Ensinar e aprender Filosofia numa perspectiva ética

Organizadores: Conceição de Maria Sousa Araújo

Área: Filosofia


ISBN: 978-65-86445-48-0




Páginas: 236


Ano: 2019


Sinopse: Este livro consta de uma rica discussão teórica sobre as lições de Aristóteles acerca da excelência moral como hábito, à luz do escrito do estagirita em sua Ética a Nicômaco. Em seu percurso, seu objetivo é que a ética precisa ser ensinada, precisa se tornar hábito e o lugar dessa formação é também na escola, sobretudo, para jovens e crianças das classes menos favorecidas que têm na escola seu lugar principal de formação.


Epidemiologia e cronicidades no contexto do adulto jovem escolar

Organizadores: Thereza Maria Magalhães Moreira, Raquel Sampaio Florêncio, Vagner Rodrigues Silva Junior e Luzy Hellen Fernandes Aragão Martins

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-656-1




Páginas: 240


Ano: 2019


Sinopse: O material aqui apresentado trata de uma das nuances científicas do projeto de pesquisa financiado pelo EDITAL MCT/CNPq 14/2012 – UNIVERSAL intitulado “ANÁLISE DO SOBREPESO/ OBESIDADE E SUA ASSOCIAÇÃO COM A SAÚDE CARDIOVASCULAR EM ADULTOS JOVENS ESCOLARES DE UMA CAPITAL DO NORDESTE BRASILEIRO: subsídio para a educação em saúde pelo enfermeiro”. Esse projeto propôs, num contexto geral, analisar os casos de sobrepeso/obesidade e a associação com saúde cardiovascular em adultos jovens escolares de Fortaleza-Ceará-Brasil como subsídio para a educação em saúde realizada pelo enfermeiro.  A dimensão que o projeto tomou levou sua pesquisadora principal a conjecturar sobre a possibilidade de uma publicação em forma de livro, ideia prontamente corroborada pelos colaboradores da pesquisa, que viram nesse material mais um meio de chamar atenção para os adultos jovens.


Espaço da produção em movimento: zona industrial da Francisco Sá

Organizadores: Luiz Cruz Lima

Área: Geografia urbana


ISBN: 978-85-7826-243-3




Páginas: 159


Ano: 2019


Sinopse: Este livro apresenta uma pesquisa acerca do espaço urbano da Francisco Sá, que compreende o noroeste da zona urbana de Fortaleza, há quatro décadas, a mais densa de indústrias de maior porte, muitas com expressivas chaminés. Tal pesquisa foi motivada pela necessidade dos alunos do curso de Geografia Urbana de ir a campo e apresentar um enfoque da problemática urbana que servira, por certo, ao planejamento público, ao estudo de localização industrial e à ciência. Três trabalhos compõem o presente livro: um, dedicado a compreender a formação da zona industrial; o segundo foi dedicado ao estudo da força-de-trabalho das indústrias e o último é uma reprodução do que foi publicado no Atlas Industrial do Ceará, editada pela Federação das Indústrias do Ceará.


Espaço, cultura e memória: integrando visões da cidade

Organizadores: Antonia Neide Costa Santana, Diocleide Lima Ferreira e Edvanir Maia da Silveira

Área: Geografia urbana


ISBN: 978-85-7826-320-1




Páginas: 246


Ano: 2019


Sinopse: A obra constitui a segunda publicação do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cidades (GEPECCE). O grupo reúne pesquisadores dos cursos de Ciências Sociais, História e Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), desenvolvendo trabalho em parceria com laboratórios e núcleos de pesquisa vinculados a esses cursos da UVA e também da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O propósito deste trabalho é socializar inquietações, teorias e métodos de trabalho do grupo com todos os que se propõem a pensar a cidade.


Fotografias sociolinguísticas do falar de Fortaleza - CE

Organizadores: Aluiza Alves de Araújo, Rakel Beserra de Macêdo Viana e Maria Lidiane de Sousa Pereira

Área: Sociolinguística


ISBN: 978-65-86445-28-2




Páginas: 211


Ano: 2019


Sinopse: A presente publicação representa um retrato - no sentido de lançar luz - de fenômenos da fala cotidiana de Fortaleza - Ceará. Aqui, o leitor encontrará, em cada capítulo, estudos sociolinguísticos de fenômenos variáveis de natureza fonológica e morfossintática, que descrevem aspectos dessa fala, ao passo que, situam em que estágio da variação ou mudança linguística esses fenômenos se apresentam nessa comunidade de fala.


IV From micro to macrocosmos: nos domínios das ondas gravitacionais

Organizadores: Mairton Cavalcante Romeu e Nizomar de Sousa Gonçalves

Área: Física


ISBN: 978-85-7826-600-4




Páginas: 230


Ano: 2019


Sinopse: Este livro consiste de uma coletânea de resumos e artigos do IV From Micro to Macrocosmos (FMTM). Este evento teve início em 2011. Atualmente, ocorre a cada dois anos e promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Astronomia e Cosmologia (GEPAC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceara (IFCE). O FMTM tem como objetivo promover a divulgação cientifica das áreas Astronomia, Astrofísica, Física de partículas, Cosmologia e áreas afins. O presente livro contempla todas essas áreas, como pode ser visto em suas secções. Os organizadores da obra agradecem a participação de todos os autores e desejam que este trabalho persista de forma duradoura.


Jovens bailarinas de Vazantinha: conceitos de corpo nos entrelaces afroancestrais da dança na educação

Organizadores: Maria do Livramento da Silva Machado

Área: Educação e cultura


ISBN: 978-85-7826-638-7




Páginas: 337


Ano: 2019


Sinopse: A presente publicação apresenta como inspiração de pesquisa a prática das jovens bailarinas e a tradição sociocultural do seu ambiente de vida, demonstrando a relação que as jovens mantêm com a natureza por meio de seus corpos. Também ensina, através das respostas propostas pelas respectivas pesquisadoras aos problemas filosóficos que elas contribuíram a evidenciar, de que maneiras múltiplas a experiência, ao mesmo tempo séria e lúdica, do dançar coletivo se articula com as dificuldades e alegrias da vida cotidiana.


Perspectivas em Lexicografia e Terminologia

Organizadores: Antônio Luciano Pontes, Edna Maria Vasconcelos Martins Araújo, Glauber Lima Moreira, Hugo Leonardo Gomes dos Santos e Lorena Américo Ribeiro Fechine

Área: Linguagem


ISBN: 978-85-7826-625-7




Páginas: 319


Ano: 2019


Sinopse: Essa coletânea reúne uma rica e relevante diversidade de debates sobre a palavra. Não da palavra em si mesma, mas dela articulada ao visual; como objeto de ensino e aprendizagem; muitas vezes marginalizada, como as gírias; ou carregada de significados especializados, usada e divulgada em contextos discursivos técnico-científicos.  Desse modo, o leitor tem um leque de perspectivas de descrição e análise que certamente contribuirá para as pesquisas lexicográficas e terminológicas no Brasil, fortalecendo, assim, essa grande e multidisciplinar área do conhecimento que são os Estudos do Léxico, seja com foco na elaboração, análise ou uso do dicionário; seja na descrição das unidades léxicas; seja no ensino.


Cursos sobre Spinoza (Vincennes, 1978-1981) Gilles Deleuze

Organizadores: Emanuel Angelo da Rocha Fragoso e Hélio Rebello Cardoso Júnior (Coleção Argentum Nostrum)

Área: Filosofia


ISBN: 978-85-7826-707-0




Páginas: 305


Ano: 2019


Sinopse: Em construção.


Plano de segurança da UECE: diretrizes e ações – relatório de consolidação das propostas dos fóruns locais para elaboração do Plano de Segurança Universitária da UECE

Organizadores: Universidade Estadual do Ceará

Área: Segurança


ISBN: 978-85-7826-770-4




Páginas: 71


Ano: 2019


Sinopse: Esta publicação discorre sobre as medidas de segurança que serão adotadas no Plano de Segurança Universitária da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Como é um plano, para aplicação, que deve gerar orçamento, acompanhamento e avaliação, ele conflui para uma sistematização técnica oportuna, prática e viável, mas, embutindo, nas soluções, o acúmulo histórico, ético, psicossocial e político, a nos servir de alerta para a complexidade, a sensibilidade, a polissemia e a conflitualidade do tema.


Produtos apícolas do Ceará e suas origens florais: características físicas, químicas e funcionais

Organizadores: Maria da Conceição Tavares Cavalcanti Liberato e Selene Maia de Morais

Área: Meio ambiente


ISBN: 978-85-7826-336-2




Páginas: 179


Ano: 2019


Sinopse: Esse livro surgiu da necessidade de apresentar à comunidade científica os produtos apícolas cearenses naquilo que eles possuem de mais particular: as suas características físicas, químicas e funcionais. Muito dessas características devem-se à vegetação típica da Caatinga, um bioma exclusivamente brasileiro e que está presente em praticamente todo o estado do Ceará. A presente obra objetiva também que a apicultura e a meliponicultura passem a ser olhadas com um cuidado especial em termos de políticas estatais para que o desenvolvimento dessas atividades se reflita em maior consumo dos produtos das abelhas Apis mellifera L. e Melipona subnitida D. (a nossa abelha Jandaíra).


Saúde e cultura: diversidades terapêuticas e religiosas

Organizadores: João Tadeu de Andrade, Márcio Luiz Mello e Violeta Maria de Siqueira Holanda

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-290-7




Páginas: 298


Ano: 2019


Sinopse: O livro Saúde e cultura: diversidades terapêuticas e religiosas reúne dez artigos científicos que enfocam o tema, tomando como referência pesquisas realizadas nos últimos anos em diversas regiões do Brasil e analisando a bibliografia acadêmica produzida sobre ele por outros pesquisadores. A coletânea apresenta também relatos de outras experiências de integração entre saúde e religião classificadas como religiões afro-brasileiras sincréticas, onde muitas vezes a umbanda aparece cruzada com o candomblé, com o tambor de mina, com o terecô (também denominado babassuê ou encantaria de Barba Soeira), com a pajelança, com o catimbó e com outras experiências religiosas populares brasileiras, conhecidas antes dela.


Sob o signo da distinção: formação e atuação da elite médica cearense (1913-1948)

Organizadores: Georgina da Silva Gadelha

Área: Saúde e política


ISBN: 978-85-7826-503-8




Páginas: 420


Ano: 2019


Sinopse: O trabalho ora apresentado é resultado da Tese de Doutoramento da autora, produzido entre os anos de 2009 e 2012 no Programa de História da Ciência e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz- COC/Fiocruz e sua problemática central consiste em compreender como a medicina acadêmica se institucionalizou no estado do Ceará. O estudo intitulado Sob o Signo da Distinção: formação e atuação da Elite Médica Cearense apresenta a trajetória dos profissionais da medicina neste estado - no período situado entre 1913 e 1948 - especificamente empenhados em criar um campo de atuação que lhes fosse específico. A autora encontra no entrelace entre História e Medicina a possibilidade de analisar uma instituição e seus fundadores em que pesem as questões de identidade profissional, campo de atuação e a própria cultura médica como objeto de análise.


Vida e morte no cotidiano: reflexões com o profissional da saúde

Organizadores: Annatália Meneses de Amorim Gomes e Erasmo Miessa Ruiz

Área: Tanatologia


ISBN: 978-85-7826-777-3




Páginas: 86


Ano: 2019


Sinopse: Este livro põe em evidência um tema vital para a evolução da humanização nas práticas de saúde, no tocante aos processos que envolvem a morte. Ele deverá se constituir em uma bússola norteadora de reflexões, nos serviços de saúde, sobre a morte e o morrer, e estimular a criação de rodas de conversa, fomentar a criação de grupos ou ampliar espaços de grupalidade, integrando pessoas em torno desta problemática.


Ser (in)feliz na universidade: produtivismo, sofrimento e prazer na pós-graduação

Organizadores: Patricia Passos Sampaio, Ana Maria Fontenelle Catrib e José Manuel Peixoto Caldas

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-737-7




Páginas: 360


Ano: 2019


Sinopse: Em construção.


A janelinha de Mariah

Organizadores: Aratuza Rodrigues Silva Rocha

Área: Contos


ISBN: 978-85-7826-696-7




Páginas: 36


Ano: 2018


Sinopse: O presente livro trata-se de uma narrativa infantil sobre a experiência de uma criança ao arrancar o primeiro dente. O conto é constituído em rimas e as ilustrações são feitas à lápis.


Acolher cidadão: estratégia de aperfeiçoamento do SUS em Quixadá, Ceará

Organizadores: Cleide Carneiro, Erasmo Miessa Ruiz, Lucyla Paes Landim e José Jackson Coelho Sampaio

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-599-1




Páginas: 150


Ano: 2018


Sinopse: Este livro fala sobre o projeto governamental realizado na cidade de Quixadá, Ceará, chamado “Acolher cidadão”. O projeto vem sendo realizado pela Universidade Estadual do Ceará - UECE através do LHUAS - Laboratório de Humanização da Atenção em Saúde e tem como objetivo uma formação ampla dos trabalhadores no tocante ao Sistema Único de Saúde - SUS, buscando a incorporação dos seus princípios de forma integrada e solidária, bem como a produção e incorporação de saberes a partir das práticas de trabalho para a implementação da humanização da saúde pública.


Cartas pedagógicas: reflexões de docentes da educação básica e superior

Organizadores: Ana Cristina de Moraes e Darlan Lima Paiva

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-632-5




Páginas: 86


Ano: 2018


Sinopse: As cartas que ora vêm a público constituem instigantes diálogos – pedagógicos, afetivos, políticos, literários etc – entre um professor da Educação Básica municipal e uma professora do Ensino Superior público do Estado do Ceará. Tais cartas são apresentadas pelos autores, tanto com a intenção de expor seu caráter pedagógico, como com a concepção de que há uma estética na composição desse tipo de documento que se diferencia de um texto acadêmico, apesar de que nas discussões destes escritos há variados debates de cunho científico, filosófico e político. As cartas aqui reunidas foram postadas pelo correio eletrônico de agosto de 2015 a fevereiro de 2017 e respondidas pelo mesmo meio de comunicação até mesmo para facilitar sua revisão e edição, tendo em vista sua publicação.


Corpos movediços, vivências libertárias: a criação de confetos sociopoéticos acerca da autogestão - Série Sociopoética

Organizadores: Sandro Soares de Souza

Área: Sociopoética


ISBN: 978-85-7826-649-3




Páginas: 275


Ano: 2018


Sinopse: Este livro trata-se de um exemplo de ativismo lúdico, que proclama o absoluto direito de se invadirem as pretensões à ordem e ao poder. Neste livro se descobrem tensões - talvez caraterísticas da realidade libertária - entre os devires diferenciais produtores de singularidades indeclináveis e a ligação comunitária amplificadora e criadora, “longe do equilíbrio”, de harmonias e harmônicas ainda desconhecidas.


Direitos culturais: múltiplas perspectivas (Vol. IV)

Organizadores: Francisco Huberto Cunha Filho e Marcus Pinto Aguiar

Área: Cultura


ISBN: 978-85-7826-645-5




Páginas: 353


Ano: 2018


Sinopse: A presente obra está dividida em quatro partes, que vem se juntando para dar corpo ao Direito da Cultura e à teoria dos direitos culturais, constituindo um exemplo da amplitude e liminaridade dos estudos de tais direitos, que perpassam diversos domínios do saber. Textos cuidadosamente selecionados sobre o patrimônio cultural e memória social; políticas culturais e fomento à cultura; direitos autorais e conexos; e, por fim, direitos culturais e transversalidades dão a exata noção de como estamos maduros, atentos e comprometidos com relação à valorização desse campo outrora negligenciado.


Dispositivo do cuidado no contexto do matriciamento em saúde mental na atenção primária: articulações entre saberes e práticas

Organizadores: Maria Salete Bessa Jorge, Maria Raquel Rodrigues Carvalho e Lourdes Suelen Pontes Costas

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-676-9




Páginas: 387


Ano: 2018


Sinopse: O presente livro que o leitor tem em suas mãos, “Dispositivo do cuidado no contexto do matriciamento em saúde mental na atenção primária: articulações entre saberes e práticas”, organizado por Maria Salete Bessa Jorge, Maria Raquel Rodrigues Carvalho e Lourdes Suelen Pontes Costa, é uma importante contribuição ao esforço da construção desse comum, que é a construção desse campo comum de práticas e saberes em um cenário de disciplinas e profissões que se caracterizam pela fragmentação, alta especialização e pelo pouco diálogo e interação. São 16 capítulos divididos em 4 partes apresentando textos reflexivos, pesquisas e experiências que abordam diferentes aspectos sobre Apoio e Matriciamento.


Educação para a saúde e comportamentos saudáveis

Organizadores: Ana Maria Fontenelle Catrib, Maxmiria Holanda Batista e Aline Veras Morais Brilhante

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-598-4




Páginas: 328


Ano: 2018


Sinopse: A presente coletânea oferece ao público um conteúdo pautado num sério e profundo estudo, que permeia vieses importantes no que concerne à saúde, à educação e, ainda, à cultura relativa ao comportamento das pessoas na relação com seus hábitos alimentares e com as atividades físicas. O que se observa no conjunto de trabalhos que fazem esta coletânea é a intenção dos autores de produzir um material de rico valor didático e pedagógico, com o fito de prover o público de subsídios capazes de favorecer uma vida saudável, no âmbito biopsicossocial.


Eis aqui aquela

Organizadores: Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães

Área: Literatura


ISBN: 978-85-7826-629-5




Páginas: 82


Ano: 2018


Sinopse: A presente publicação é uma coletânea de poemas escritos por Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães.


Interdisciplinaridade do cuidado no adoecimento cardiovascular

Organizadores: Thereza Maria Magalhães Moreira, Vera Lúcia Mendes de Paula Pessoa e Luzy Hellen Fernandes Aragão Martins

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-680-6




Páginas: 246


Ano: 2018


Sinopse: A presente obra surgiu, inicialmente, da ideia do Grupo de Pesquisa Epidemiologia, Cuidado em Cronicidades e Enfermagem (GRUPECCE) em organizar um material que consolidasse as informações oriundas de pesquisas realizadas no estado do Ceará. A proposta foi tomando corpo, e trazendo à tona trabalhos de outros grupos e instituições de ensino que também investigam o adoecimento cardiovascular em sua interface com a interdisciplinaridade. A partir disso, conseguiu-se reunir um conjunto de 12 capítulos que têm como eixo principal o adoecimento cardiovascular e as diversas áreas do conhecimento que versam sobre esse fenômeno.


Interfaces entre saúde mental, gênero e violência

Organizadores: Aline Veras Morais Brilhante, Juliana Guimarães e Silva, July Grassiely de Oliveira Branco, Fátima Luna Pinheiro Landim e Ana Maria Fontenelle Catrib

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-601-1




Páginas: 369


Ano: 2018


Sinopse: Este livro adota uma estrutura de determinantes de saúde para examinar as evidências relacionadas com a saúde mental. O documento recolhe e analisa as últimas evidências de pesquisas referentes ao estudo destas questões e identifica os fatores de risco mais pertinentes e causas sociais que representam grande parte da saúde mental de milhões de cidadãos, particularmente jovens e mulheres, ao redor do globo. Ele também destaca as atuais lacunas no conhecimento que deve ser abordado através pesquisas transculturais epidemiológicas, em especial em países em desenvolvimento. Finalmente, o documento fornece indicadores para a maioria das questões iminentes que precisam ser consideradas pelos programas estratégicos e pelas políticas globais a fim de melhorar o estado de saúde mental dos cidadãos.


Jovens circenses na corda bamba: confetos sobre o riso e o corpo na educação em movimento (Série Sociopoética)

Organizadores: Maria Dilma Andrade Vieira dos Santos

Área: Educação; Sociopoética


ISBN: 978-85-7826-640-0




Páginas: 227


Ano: 2018


Sinopse: A presente obra revela os diversos movimentos de desterritorialização e reterritorialização, dos quais surgem o problema que conduziu o seu pesquisar: “Qual a relação entre o riso e o corpo na escola social de circo para jovens circenses?”; e o objetivo geral da sua investigação como “Analisar o pensamento de jovens circenses sobre a relação entre o riso e o corpo da escola social”. Com esses propósitos e abraçando a Sociopóetica – abordagem filosófica de pesquisa e aprendizagem, que utiliza a arte como potencializadora da criação de confetos (conceitos + afetos) –, a autora realizou a pesquisa com oito jovens, integrantes da Escola de Circo Social Pé de Moleque, em Teresina - PI.


“Manobras” Sociopoéticas: aprendendo em movimento com skatistas do litoral do Piauí

Organizadores: Krícia de Sousa Silva

Área: Sociopoética


ISBN: 978-85-509-0173-2




Páginas: 223


Ano: 2018


Sinopse: A presente publicação apresenta uma postura de investigação da autora norteada pela interpretação de narrativas juvenis em um diálogo constante com ela mesma, trazendo sua experiência de vida, reelaborando lembranças, caminhos, conceitos, questionando práticas já sedimentadas sobre educação e trabalho, mas também pensando sobre as juventudes dos jovens e sua postura de jovem pesquisa num movimento entre o público e o privado, o individual e o coletivo.


Marxismo, ciência e sertão: coletânea de ensaios críticos

Organizadores: Antonio Nascimento da Silva, Maria Cleidiana Cavalcante Freitas e Isadora Barreto Paiva

Área: Política


ISBN: 978-85-7826-507-6




Páginas: 231


Ano: 2018


Sinopse: A presente coletânea torna pública parte significativa da produção desenvolvida no entorno do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Estética e Sociedade (GPTREES), articulado com o Laboratório de Pesquisa sobre Políticas Sociais do Sertão Central (Lapps) em colaboração com o Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO).O GPTREES-Lapps, para que possa constituir-se como um organismo aliado à perspectiva de compreender e intervir nas desigualdades econômico-cultural-sociais, precisa perspectivar ao interior do Estado do Ceará a oportunidade de análise crítica sobre seu desenvolvimento e, de forma dialética, potencializar este mesmo desenvolvimento, porém de modo que se possa questionar as desigualdades advindas da luta de classes existente em tal relação.


Mobilidade, trabalho e metropolização: o complexo industrial e portuário do Pecém – CIPP, Ceará, em foco

Organizadores: Glauciana Alves Teles

Área: Geografia urbana


ISBN: 978-85-7826-627-1




Páginas: 455


Ano: 2018


Sinopse: Tendo como objeto a mobilidade da força de trabalho em sua dupla natureza, – isto é como resultado e agente da dinâmica de acumulação do capital – este livro aporta conhecimentos sobre o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e, por esta via, põe um andaime a mais na compreensão da fase atual do decurso de implantação da indústria no Estado do Ceará, marcado pela reprodução do conservadorismo e do atraso. O momento captado por Glauciana Teles é o do funcionamento das primeiras indústrias a se instalarem no CIPP - as unidades produtoras de energia - e, em especial, de instalação da indústria siderúrgica.


O Modelo res Qualitas de Sistema de Gestão Integrado

Organizadores: Luciano Gonzaga Vanderley

Área: Gestão


ISBN: 978-85-7826-683-7




Páginas: 270


Ano: 2018


Sinopse: O presente livro, fruto de pesquisa de doutoramento em gestão, deixou os seguintes potenciais legados: inclusão social dos colaboradores; resgate da função planejamento; participação colegiada dos colaboradores nas tomadas de decisão; adoção de ciclos espirais e não, circulares; sistema aberto ao ambiente; foco no cliente, no ciclo PDCA e na melhoria contínua; amenizou o impacto político – partidário e pessoal – muito presente no serviço público; trouxe a participação dos clientes e dos fornecedores nos processos; inserção do conhecimento científico aos sistemas de processos, de competências e de aprendizagem; enfim, trouxe tendência à gestão profissional que exige continuidade.


O uso da tecnologia em sala de aula na área da saúde

Organizadores: Lana Paula Crivelaro, Ana Maria Fontenelle Catrib e Patrícia Passos Sampaio

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-678-3




Páginas: 85


Ano: 2018


Sinopse: Esta obra convida a refletir acerca da docência na atualidade e nos traz soluções e alternativas metodológicas com resultados significativos capazes de impulsionar mudanças relevantes para a educação em saúde. Em cada capítulo, o leitor terá a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de situações didático-pedagógicas com mediação tecnológica e com metodologias voltadas para o protagonismo do estudante e com uso de diferentes recursos digitais e tecnológicos tais como: modelos de simulação, podcast, aplicativos multimídia, whatsapp, photovoice. Os autores compartilham suas experiências educativas de forma cuidadosa e demonstram uma visão inovadora, empreendedora e corajosa, além de integrarem uma obra representativa com ensinamentos realizados em universidades públicas e privadas da região Nordeste do Brasil, em Portugal e em Porto Rico.


Rabiscos rizomáticos sobre alegria na escola (Série Sociopoética)

Organizadores: Mayara Danyelle Rodrigues de Oliveira

Área: Sociopoética


ISBN: 978-85-7826-652-3




Páginas: 210


Ano: 2018


Sinopse: A presente publicação apresenta as experiências pedagógicas da autora desde a sua trajetória acadêmica, perpassando a criação de uma personagem cômica – uma palhaça – como forma de levar o riso para a sala de aula, tendo como metodologia a Sociopoética, culminando em uma apresentação do processo criativo para a oficina de produção dos dados sobre o tema gerador, que se tornou alegria na escola, e, para tanto, foi utilizada a técnicas rabiscos, de onde nasce o título deste livro. Nos rabiscos, estão marcadas as experiências vivenciadas pelos copesquisadores com seus atravessamentos, revela, ainda, através dos dados produzidos, o pensamento desses em confetos (conceitos + afetos), cuja plasticidade afeta e convida a refletir sobre os espaços e os tempos escolares, mas, sobretudo, sobre a experiência do ensinar.


Saúde e trabalho em debate

Organizadores: Regina Heloisa Maciel, João Bosco Feitosa dos Santos, Silvia Fernandes do Vale e Emanoella Pessoa Angelim Guimarães

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-699-8




Páginas: 228


Ano: 2018


Sinopse: Este livro traz para o leitor as perspectivas de um trabalho vivo onde pessoas e grupos constroem suas narrativas a partir de seus lugares no mundo do trabalho. O leitor é convidado então a saber mais sobre a precarização do mundo do trabalho na saúde, assim como no trabalho de professores.


Saúde sexual e Infecções Sexualmente Transmissíveis: desafios no âmbito da Saúde Coletiva

Organizadores: Maria Alix Leite Araújo, Marilene Alves Oliveira Guanabara e Aline Sales Nunes

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-624-0




Páginas: 297


Ano: 2018


Sinopse: O livro Saúde sexual e infecções sexualmente transmissíveis: desafios no âmbito da saúde coletiva aborda aspectos relevantes sobre o impacto das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) na saúde da mulher e da criança. Os capítulos relatam experiências na abordagem de população exposta ao risco de ISTs na percepção dos profissionais de saúde em relação ao problema na abordagem clínica e nas medidas de prevenção de novos casos.


Sociopoetizando a filosofia de jovens sobre as violências e a relação com a convivência na escola, em Teresina/PI

Organizadores: Vanessa Nunes dos Santos

Área: Sociopoética


ISBN: 978-85-7826-662-2




Páginas: 258


Ano: 2018


Sinopse: Neste livro, a autora se propõe a acompanhar as linhas de constituição do pensamento dos jovens sobre a relação das violências com a convivência na escola pública, fazendo uso da abordagem de pesquisa Sociopoética. Esta pesquisa reafirma que no contexto da violência simbólica, os casos mais comuns na escola envolvem os excessos de poder que produz dano social, bullying e violência simbólica.


Tecnologias para a promoção e o cuidado em saúde

Organizadores: Thereza Maria Magalhães Moreira, Joana Angélica Marques Pinheiro, Raquel Sampaio Florêncio e Virna Ribeiro Feitosa Cestari

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-655-4




Páginas: 387


Ano: 2018


Sinopse: Este livro é uma compilação de estudos que abordam tecnologias em saúde. É composto por quatro partes, estando seus capítulos organizados a partir do tipo de tecnologia desenvolvida, reunindo assim, um material que pode ser utilizado como referência para estudantes, pesquisadores e profissionais da área da saúde. As tecnologias aqui reunidas e apresentadas fizeram parte de um processo abrangente, incluindo diversos autores das mais variadas áreas da saúde, baseados em estudos científicos, pautados em segurança e efetividade, com impactos clínicos positivos e que, por isso, mostram-se úteis e passíveis de subsidiar ações assistenciais no sistema de saúde atual.


Uso de psicofármacos na atenção psicossocial: sujeito, autonomia e corresponsabilização

Organizadores: Indara Cavalcante Bezerra e Maria Salete Bessa Jorge

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-660-8




Páginas: 150


Ano: 2018


Sinopse: A presente obra aborda temas como o cuidado dispensado ao usuário no Centro de Atenção Psicossocial, cujas narrativas trazem à luz a medicamentalização presente nos serviços e a necessidade de desenvolver práticas que estimulem à corresponsabilização das ações. Ao discutir a gestão da medicação a autora apresenta dados que revelam facetas da relação do usuário e seus familiares no manejo da medicação no cotidiano do cuidado. Termina esta parte de seu trabalho discutindo os dados relativos à proposta de desinstitucionalização e a construção da autonomia do sujeito no processo de cuidado. Aponta a distância entre os princípios da Atenção Psicossocial e a desarticulação da rede assistencial que torna a autonomia uma meta ainda distante.


VI Colóquio Benedictus de Spinoza: potência, cultura e resistência (Coleção Argentum Nostrum)

Organizadores: Emanuel Angelo da Rocha Fragoso, Carlos Wagner Benevides Gomes, Francisca Juliana Barros Sousa Lima e Henrique Lima da Silva

Área: Filosofia


ISBN: 978-85-7826-608-0




Páginas: 463


Ano: 2018


Sinopse: Esta obra é uma coletânea de textos apresentados no VI Colóquio Internacional Benedictus de Spinoza - Potência, cultura e resistência, que foi realizado na cidade de Fortaleza-CE no ano de 2017. O evento e o livro foram realizados pelo Coletivo GT Benedictus de Spinoza, juntamente com o grupo de pesquisa A Questão da Liberdade na Ética de Benedictus de Spinoza e o GT Benedictus de Spinoza – ANPOF 2018.


Atividade física e promoção de saúde na escola: coletânea de estudos

Organizadores: Antonio Ricardo Catunda de Oliveira, Ana Luisa Batista Santos, Jaina Bezerra de Aguiar, Kristiane Mesquita Barros Franchi, Jose Airton de Freitas Pontes Junior

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-540-3




Páginas: 570


Ano: 2017


Sinopse: Esta obra trata-se de uma coletânea de estudos, relacionados com a atividade física e a promoção da saúde na escola. É uma obra importante, à proporção que aborda a promoção da saúde num contexto socialmente importante. O conteúdo da obra está escrito numa linguagem simples e de leitura agradável, o que fará o leitor iniciar e terminar com satisfação a leitura de cada capítulo, apropriando-se do conteúdo. O conhecimento apresentado é original e contextualizado para a realidade brasileira, algo de grande valia para o leitor, porque facilmente pode usar o conhecimento para reflexão e atuação profissional.


Atravessando sertões: Memórias de velhas e velhos camponeses do Baixo Jaguaribe-CE

Organizadores: José Olivenor Souza Chaves

Área: História


ISBN: 978-85-7826-494-9




Páginas: 237


Ano: 2017


Sinopse: Este livro trata de travessias, de trajetórias, de trajetos e de afetos. Livro que trata das inúmeras travessias que camponeses cearenses, velhos e velhas moradoras do vale do rio Jaguaribe, empreenderam durante suas vidas. Um dos grandes méritos deste livro, que dá ineditismo e originalidade a este texto e que o faz referência e leitura obrigatória na historiografia sobre as secas, é o efeito de contradiscurso que ele exerce em relação ao discurso da seca. Os camponeses que falam neste texto, o autor deste livro, fogem dos estereótipos mais arraigados nos discursos acadêmicos e não acadêmicos sobre as secas. Este livro escapa do discurso já esperado quando se trata de falar do sertão, do sertanejo e da seca, quando se trata de contar sobre os camponeses, sobre os migrantes, sobre os trabalhadores, os agricultores ou os pequenos proprietários rurais do Ceará ou do Nordeste.


Catálogo de publicações do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva: 2004 – 2016

Organizadores: Maria Salete Bessa Jorge, Luilma Albuquerque Gurgel, Maria Marlene Marques Ávila e Thereza Maria Magalhães Moreira

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-592-2




Páginas: 278


Ano: 2017


Sinopse: Este catálogo cumpre o objetivo de disponibilizar para a comunidade acadêmica e público em geral os resumos das dissertações realizadas no PPSAC no período de 2004-2016. Pelo caráter multiprofissional e interdisciplinar inerente ao PPSAC, as pesquisas realizadas abrangem temáticas relacionadas a todas as áreas que compõem o campo da Saúde Coletiva. Desta forma as informações contidas nos resumos aqui apresentados dão ao leitor uma ampla ideia dos principais problemas que repercutiram na saúde pública do Ceará no período de 2004-2016.


Conhecimentos do professor de Educação Física escolar

Organizadores: José Airton de Freitas Pontes Junior

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-534-2




Páginas: 834


Ano: 2017


Sinopse: A organização deste livro teve como foco elaborar um manual simples, acessível e atualizado sobre temas relacionados à formação e atuação do professor de Educação Física escolar. Para tanto, são apresentados 28 capítulos com autores e textos de diversos estados do Brasil, Portugal e Espanha. Sendo um livro em formato digital, potencializa-se o objetivo ser um material de livre acesso e amplamente divulgado para que possa contribuir com a formação e atuação de licenciados na área tanto no Brasil quanto em países lusófonos e da América Latina.


Docência e formação: percursos e narrativas. Inclui tabela, fotos

Organizadores: Lia Machado Fiuza Fialho e Tania Maria Rodrigues Lopes

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-551-9




Páginas: 198


Ano: 2017


Sinopse: Esta obra reúne uma grande quantidade de estudos sobre concepção, conceitos, histórias de vida e profissionalização docente, em um diálogo interinstitucional entre pesquisadores de regiões distintas que se encontram para dizer que ainda falta muito para conhecer sobre a questão da formação de professores. Esta publicação se assenta na perspectiva dos estudos sobre a história de sujeitos – professores e professoras –, sobre a prática docente, suas finalidades, práticas cotidianas, relações com seus alunos e aprendizes, e amplia nosso lugar-comum de pensar e enxergar o espaço e os sujeitos da educação.


 Ensaios interdisciplinares em Humanidades

Organizadores: Antonio Vieira da Silva Filho, Jeannette Filomeno Pouchain Ramos e Roberto Kennedy Gomes Franco

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-532-8




Páginas: 304


Ano: 2017


Sinopse: A obra que agora se delineia vem a ser uma importante referência para os estudos interdisciplinares das áreas de Filosofia, Letras, Pedagogia, Antropologia e História. A iniciativa de elaborar o presente e-book vem consagrar todo o empenho de pesquisadores e alunos do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH) em trazer à lume as primeiras pesquisas que estão sendo desenvolvidas no primeiro ano de existência desse mestrado. Este ebook contém 14 capítulos escritos pelos professores do mestrado em coautoria com seus orientandos, filiados às duas linhas de pesquisa do programa.


IV Coletânea de Trabalhos Monográficos da UECE

Organizadores: Nukácia Meire Silva Araújo, Antonia Fádia Valentim de Amorim e Cléia Rocha de Sousa Feitosa

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-558-8




Páginas: 298


Ano: 2017


Sinopse: Esta coletânea é composta pelos trabalhos vencedores do IV Concurso de Monografias de Especialização da UECE, ocorrido em 2015. O concurso acontece durante a Semana Universitária da UECE, o maior evento científico promovido nesta Universidade anualmente. Os cursos de especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, em Metodologias do Ensino de História, em Ensino de Língua Portuguesa, em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e Recursos Hídricos, em Personal Training e em Enfermagem Obstétrica foram os agraciados com o prêmio.


Nietzsche-Schopenhauer: jornadas inóspitas. (Coleção apoena)

Organizadores: Gustavo Costa, Thiago Mota, David Barroso e Ruy de Carvalho

Área: Filosofia


ISBN: 978-85-7826-556-4




Páginas: 335


Ano: 2017


Sinopse: O livro ora apresentado, o sexto publicado pelo Apoena – Grupo de Estudos Schopenhauer-Nietzsche, consolida em texto alguns dos principais trabalhos apresentados no VI, VII e VIII Encontros Nietzsche-Schopenhauer, organizados em Fortaleza (CE) entre os anos de 2014 e 2016. Assim como os anteriores, esses eventos contaram com a participação de renomados pesquisadores brasileiros e estrangeiros que se reuniram, a cada ano, em torno dos seguintes temas, respectivamente: Filosofia, política e tecnologia da informação; Literatura, educação e política; A província e o estrangeiro.


O pedagogo na Assistência Social

Organizadores: Scarlett O’hara Costa Carvalho, Lia Machado Fiuza Fialho e José Gerardo Vasconcelos

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-536-6




Páginas: 122


Ano: 2017


Sinopse: Esta pesquisa, além de ensejar visibilidade aos diversos ambientes em que o exercício profissional do pedagogo se faz imperioso, visa especificamente compreender algumas possibilidades de atuação do pedagogo no âmbito social. Neste estudo, exclusivamente serão discutidas a inserção e as atividades profissionais do pedagogo que são desenvolvidas na Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) do município de Maracanaú, Ceará.


Os cem anos do CEFET/CE: compromisso social, desenvolvimento tecnológico e aproximação com o mercado

Organizadores: José Deribaldo Gomes dos Santos

Área: Educação e política


ISBN: 978-85-7826-525-0




Páginas: 91


Ano: 2017


Sinopse: A presente publicação é fruto do respeito e do carinho que o autor tem por uma Instituição que é parte da sua própria história, como também, da sua coragem em tratar seu objeto de investigação nos marcos da crítica que se constrói na contramão da ordem vigente, do que determina o projeto do capital, em sua feição neoliberal. Não deixa o autor de apontar, contudo, o papel dessa Instituição na manutenção da dualidade do sistema de ensino brasileiro bipartido em uma escola para os abastados, de um lado, e escola para os pobres, do outro, o que, a rigor, se aprofundou drasticamente com as últimas reformas, reafirmando a sua vocação em preparar mão-de-obra para o mercado de trabalho, distanciando-se dos interesses da classe trabalhadora, defendendo a concidadania.


Pesquisas em Saúde no contexto do cuidado, redes de atenção, fluxos e avaliação: multiplicidade de olhares

Organizadores: Maria Salete Bessa Jorge, Indara Cavalcante Bezerra e Ilse Maria Tigre Arruda Leitão

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-585-4




Páginas: 503


Ano: 2017


Sinopse: O presente estudo foi construído com o intuito de contribuir para a discussão sobre o cuidado em saúde bem como nortear as práticas cotidianas nos serviços. Desse modo, ao longo do livro, os autores buscaram articular os seus objetos de estudo com as práticas, fomentando uma integração entre saber e fazer. Além disso, os autores apresentam suas discussões a partir de um olhar ampliado sobre o usuário dos serviços em saúde, abrangendo também as experiências desses sujeitos que buscam o cuidado, afastando-se assim de uma compreensão reduzida deste usuário. Desse modo, compreende-se que esse cuidado deve ser ofertado a um sujeito integrado.


Plano Alfa-Saúde: manual para capacitação de Recursos Humanos na atenção básica

Organizadores: Helena Alves de Carvalho Sampaio, Maria da Penha Baião Passamai, Soraia Pinheiro Machado Arruda e Nara de Andrade Parente

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-552-6




Páginas: 177


Ano: 2017


Sinopse:  Este livro integra a produção científica do grupo de pesquisa Nutrição e Doenças Crônico-Degenerativas (GRUPESQNUT-DC) da Universidade Estadual do Ceará, na área de letramento em saúde. Desde 2009, o grupo vem desenvolvendo estudos de aferição de letramento em saúde em diferentes grupos populacionais, buscando avaliar, ainda, se há relação do diagnóstico encontrado com desfechos em saúde, corroborando ou não outros estudos sobre o tema.. Trata-se, também, de proposta inovadora, ao pensar em capacitação de recursos humanos aliando, simultaneamente, pressupostos do letramento em saúde e da navegação em saúde no enfoque técnico para a prática profissional.


Produção de saberes e novas práticas em Saúde Coletiva: pesquisas em Saúde Coletiva

Organizadores: Maria Salete Bessa Jorge, Ilse Maria Tigre Arruda Leitão e Indara Cavalcante Bezerra

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-584-7




Páginas: 410


Ano: 2017


Sinopse: A presente obra possibilita ao leitor refletir sobre o compromisso da Saúde Coletiva em produzir saberes articulados com novas práticas em saúde, gestados no solo fértil da pesquisa. Prestes a completar quatro décadas de institucionalização, a Saúde Coletiva mantém-se fiel ao seu projeto de instaurar uma forma original de promover saúde à população. Fundamentada numa concepção transdisciplinar, a Saúde Coletiva exige articulação diuturna entre prática e teoria, assim compreende-se que intervenção e pesquisa devem ser dialeticamente construídas.


Turismo, cultura e a festa do divino em Alcântara (MA): Meu canto não pode parar

Organizadores: Cristiane Mesquita Gomes

Área: Cultura


ISBN: 978-85-7826-466-6




Páginas: 187


Ano: 2017


Sinopse: A autora genuinamente maranhense apresenta ao leitor uma viagem na história e no espaço geográfico a ilha de São Luís dos azulejos portugueses, dos Lençóis Maranhenses, da Baía de São Marcos e da pequena cidade de Alcântara cercada de praias, ilhas desertas e vegetações, fundada no século XVII, que se tornou Patrimônio Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde 1948. Cristiane, de forma poética e respaldada no rigor científico apresenta discussões sobre políticas econômicas, sociais, culturais e turísticas do estado nordestino que não consegue nivelar-se a outros da região Nordeste apesar de possuir imensas possibilidades.


Economia, políticas sociais e educação: tecendo diálogos

Organizadores: Maria Assunção de Lima Marinho, Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo e Francisca Rejane Bezerra Andrade

Área: Educação e política


ISBN: 978-85-7826-317-1




Páginas: 192


Ano: 2016


Sinopse: A presente obra traz reflexões de pesquisadores sociais que buscam contribuir para o debate em torno da realidade brasileira atual, marcada pela emergência de um modelo concentrador de riqueza que amplia a desigualdade social. É com essa perspectiva que Janaína Rodrigues Feijó e Flávio Ataliba Flexa Daltro Barreto buscam analisar os principais determinantes da extrema pobreza no Ceará no ano de 2010, sob uma perspectiva multidimensional, objetivando compreender a relação entre a pobreza e as diversas variáveis socioeconômicas, como desigualdade de renda, educação, saúde, microcrédito e condições domiciliares.


Enfrentamento às violências: sujeitos, estratégias e contextos

Organizadores: Luiza Jane Eyre de Souza Vieira, Deborah Pedrosa Moreira e Samira Valentim Gama Lira

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-319-5




Páginas: 436


Ano: 2016


Sinopse: A presente publicação possui um caráter interdisciplinar, devido à sua diversidade de pesquisadores colaboradores. Os capítulos aqui reunidos oferecem ao leitor um panorama diversificado acerca de temas de investigação que podem ser considerados recentes, a exemplo da violência conjugal, do funcionamento dos serviços sentinela, da violência nos esportes, da notificação das violências e do bullying. Em intersecção com esses estudos, releituras de temas clássicos como violência contra a mulher, violência contra a criança e o adolescente, suicídio, violência baseada nas questões de gênero, violência estrutural, mídia e violência e as violências nos diferentes grupos vulneráveis são apresentadas e aprofundam o conhecimento já produzido pela área da saúde e outros campos disciplinares.


Entre Fronteiras: múltiplas abordagens em História Cultural

Organizadores: Gisafran Nazareno Mota Jucá e Altemar da Costa Muniz

Área: História


ISBN: 978-85-7826-492-5




Páginas: 391


Ano: 2016


Sinopse: A presente publicação trata-se de uma edição comemorativo do Mestrado Acadêmico em História e Culturas da Universidade Estadual do Ceará, que tem como intuito dar uma contribuição sobre como a História Cultural possibilita emergir debates plurais e sobre como, em uma perspectiva dialógica, ela também se atualiza e se fortalece com os vários olhares reunidos neste livro.


Escuta pedagógica e história de vida: caminhos transdisciplinares em Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Organizadores: Alessandra Xavier Cândido Ribeiro

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-469-7




Páginas: 95


Ano: 2016


Sinopse: A coletânea de textos aqui apresentados é fruto do projeto dialógico formativo proposto para os docentes e gestores do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Horizonte/CE - CEJAH e constitui-se num recorte das muitas realidades vivenciadas e compartilhadas durante esse processo, intencionando ser um registro das percepções e aprendizagens construídas nessa caminhada e buscando contribuir com o fazer pedagógico dos professores e gestores de EJA na efetivação das funções equalizadora, reparadora e qualificadora inerentes a essa modalidade de ensino.


Formação de professores: pesquisas, experiências e reflexões

Organizadores: Janote Pires Marques, Emanuelle Oliveira da Fonseca e Karla Colares Vasconcelos

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-407-9




Páginas: 195


Ano: 2016


Sinopse: O presente livro é resultado de uma produção coletiva de alunos e professores da graduação em Pedagogia da Faculdade Ateneu, que percorre uma caminhada que vai de questões metodológicas a reflexões propostas para a formação de professores, como a Educação Inclusiva, temas pertinentes e atuais para a educação. Neste ensaio, os assuntos não são acabados, são trazidos à discussão para que sejam debatidos e aprofundados por educadores, pais e profissionais ligados à educação.


I Coletânea de teses e dissertações da UECE. (Selo Teses e Dissestações)

Organizadores: Jerffeson Teixeira de Souza, Luilma Albuquerque Gurgel, Davide Rondina e Francisco Cláudio Lima de Brito

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-426-0




Páginas: 183


Ano: 2016


Sinopse: Em 2015, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa promoveu a primeira edição do Concurso de Teses e Dissertações da UECE, como forma de reconhecer as melhores pesquisas desenvolvidas no contexto dos nossos programas de pós-graduação stricto sensu. Essa obra é o produto final desse processo, apresentando os artigos oriundos dessas teses e dissertações premiadas, celebrando a qualidade das pesquisas desenvolvidas pelos pós-graduandos, servindo como meio de divulgação da nossa produção científica qualificada e de incentivo à busca da excelência em pesquisa.


Inovação na gestão em Saúde Mental: incorporação de tecnologias e (re)invenção nos centros de atenção psicossocial

Organizadores: José Maria Ximenes Guimarães e José Jackson Coelho Sampaio

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-330-0




Páginas: 348


Ano: 2016


Sinopse: Este livro é resultado da tese defendida por José Maria Ximenes Guimarães, no programa de Doutorado em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará. No estudo empreende-se uma análise sobre o modelo e os processos de gestão dos serviços de saúde mental, particularmente os centros de atenção psicossocial, situados no município de Fortaleza, tomando como dimensões analíticas centrais a humanização e integralidade como princípios orientadores da implementação do modelo de gestão e de atenção à saúde. O aporte teórico-metodológico que o norteia situa-se na interface das Ciências Sociais com a Saúde Coletiva.


Liga acadêmica de psiquiatria e saúde mental: concepções e marcos conceituais na produção do conhecimento

Organizadores: Maria Salete Bessa Jorge, Carlos Garcia Filho e Davi Queiroz de Carvalho Rocha

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-470-3




Páginas: 392


Ano: 2016


Sinopse: Este livro traz, em seus quatorze capítulos, textos produzidos pelos integrantes da LAPSAM e orientados por professores da UECE, preceptores e residentes do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Hospital de Saúde Mental de Messejana Professor Frota Pinto e do Programa de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde de Iguatu, ambos vinculados à Escola de Saúde Pública do Ceará-ESP-CE. O objetivo dessa obra foi reunir e registrar o esforço intelectual dos alunos participantes da LAPSAM para compreensão de alguns dos principais temas relacionados à Saúde Mental e à Psiquiatria com enfoque predominantemente clínico, mas pontuado pelo diálogo com as políticas públicas de saúde mental.


Na aldeia, na escola, e no museu: alinhavos entre infância e trabalho docente

Organizadores: Nara Maria Forte Diogo Rocha, Marcelle Arruda Cabral Costa, Maria de Fátima Vasconcelos da Costa e Francisco Pablo H. A. Pinheiro 

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-383-6




Páginas: 257


Ano: 2016


Sinopse: A presente obra se trata de uma edição comemorativa dos 10 anos de existência do Grupo de Pesquisa LUDICE, que surgiu do desejo de fazer pesquisa educacional em um diálogo ampliado com diferentes enfoques teórico-metodológicos. Esta publicação comemorativa tem como intenção partilhar com o leitor os trabalhos de pesquisa mais atuais, mas também as memórias da sua trajetória e tornar público os agradecimentos a todos que em algum momento foram parceiros nesta caminhada.


O Brasil em suas mãos: controle social nos municípios do estado do Ceará

Organizadores: Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior e Marcelo Fernandes Pereira

Área: Geografia Política


ISBN: 978-85-7826-308-9




Páginas: 118


Ano: 2016


Sinopse: Este livro é uma obra de natureza eminentemente prática e útil, como instrumento de controle e de combate à corrupção e, ao mesmo tempo, de promoção da transparência e da ética na gestão dos atos e negócios públicos. Os autores aqui presentes centraram seu trabalho no controle social, circunscrito ao Estado do Ceará, com vistas à pesquisa do nível de transparência das informações prestadas pelos 184 municípios e à avaliação do cumprimento, pelos mesmos, dos preceitos previstos na legislação e na literatura, a partir de seus portais de transparência.


O efeito dos pequenos gestos

Organizadores: Silvio César Gomes de Lima

Área: Meio ambiente


ISBN: 978-85-7826-114-6




Páginas: 102


Ano: 2016


Sinopse: Neste livro é mostrado que todos somos atores no contexto ambiental, devendo sair da posição de mero espectador para gerenciar a nossa “pegada ecológica”. Este livro ressalta o fato de que pequenas atitudes podem ter consequências catastróficas no ambiente, mas que também pequenos gestos ainda podem salvar a Terra mãe. No entanto, a obra não objetiva passar uma visão ‘nostradâmica’, ao contrário, trata-se de um processo de conscientização numa narrativa que prende o leitor e o desperta para o seu papel de integrante ativo do ecossistema que ele ocupa.


Olhares ético e político sobre a filosofia de Benedictus de Spinoza. (Coleção Argentum Nostrum)

Organizadores: Emanuel Angelo da Rocha Fragoso e Francisca Juliana Barros Sousa Lima

Área: Filosofia


ISBN: 978-85-7826-409-3




Páginas: 433


Ano: 2016


Sinopse: Esse livro se faz importante por divulgar as pesquisas atuais realizadas entre aqueles que se dedicam a estudar Spinoza. Como fruto do trabalho do Grupo de Pesquisa em Benedictus de Spinoza (UECE), o V Colóquio Internacional Benedictus de Spinoza foi pensado de forma a apresentar as pesquisas desenvolvidas sobre o filósofo holandês por discentes e docentes do Ceará e de outros estados brasileiros, bem como contribuir para a formação dos estudantes de Filosofia em geral.


Políticas e acesso aos serviços de saúde: práticas, cuidados e fluxos

Organizadores: Maria Salete Bessa Jorge, Ilse Maria Tigre de Arruda Leitão, Raimunda Magalhães da Silva e Marcia Guimarães de Melo Alves

Área: Saúde e política


ISBN: 978-85-7826-472-7




Páginas: 705


Ano: 2016


Sinopse:  Este livro oferece uma gama de conteúdos quanto às políticas e ao acesso aos serviços de saúde através das práticas, cuidados e fluxos com análises e reflexões profundas a respeito do cotidiano da gestão e da assistência à saúde. O leitor encontrará, ao longo deste livro, um apelo a adentrar um universo que contempla a complexidade interdisciplinar no campo da saúde coletiva e resgatar os caminhos da construção de políticas de saúde contextualizadas no social, buscando articular a capacidade reflexiva e crítica dos sujeitos para a consolidação do SUS.


Produção do conhecimento em Saúde Coletiva: um panorama resultante do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – UECE

Organizadores: Maria Salete Bessa Jorge, Jamine Borges de Morais, Ana Paula Cavalcante Ramalho Brilhante, Antonia Alizandra Gomes dos Santos e Ilse Maria Tigre de Arruda Leitão

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-489-5




Páginas: 806


Ano: 2016


Sinopse: Esta obra reúne recortes de dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A coletânea denominada Produção do Conhecimento dos Egressos do Programa Pós-Graduação em Saúde Coletiva, faz parte das coletâneas dos estudos realizados pelos discentes e docentes do PPSAC e integra as atividades deste Programa para avaliação junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É resultado do desenvolvimento acadêmico dos docentes e discentes e assume sua dimensão singular que define a construção do conhecimento gerado em cada um dos capítulos aqui apresentados.


Quando um coração pulsa para dois – Segunda Edição

Organizadores: Wecia Mualem Sousa de Moraes

Área: Psicologia


ISBN: 978-85-7826-428-4




Páginas: 114


Ano: 2016


Sinopse: Este livro apresenta um olhar psicanalítico sobre as significações maternas da cardiopatia congênita. Segundo a autora, Wecia Mualem, a proposta dessa nova edição do livro é oriunda da escuta na sala de espera do trabalho no Incor Criança – Fortaleza/Ce. O objetivo da obra é conceber a singularidade dessa escuta e da função da psicanálise, para que se possa identificar e praticar a partir deste percurso tão singular entre esses dois corações (mãe e filho) uma história de vida e de superação marcada na geografia do corpo através da cicatriz cardíaca.


Saúde Coletiva e suas interfaces no contexto da produção do conhecimento: olhares teóricos e metodológicos dos doutorandos

Organizadores: Carlos Garcia Filho, Cybelle Façanha Barreto Medeiros Linard e Thereza Maria Magalhães Moreira

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-313-3




Páginas: 557


Ano: 2016


Sinopse: O presente livro tematiza os modos de funcionamento da Atenção Básica, a regionalização da assistência, o modelo de atuação e mobilização social para controlar a epidemia de dengue, a participação social para o acompanhamento das decisões públicas, a decisão sobre o uso de tecnologias, a triagem neonatal, o financiamento de hospitais terciários, a formação interdisciplinar, a prevenção do câncer de mama e da eclâmpsia, a cultura alimentar nordestina, a adesão ao tratamento da hipertensão arterial, a saúde indígena e o perfil do uso de crack. Mais ainda, com muita consistência, o livro enfrenta delicadas questões epistemológicas, metodológicas e técnicas, como a pesquisa quantitativa em saúde, a pesquisa qualitativa em saúde, a superação desta díade pela triangulação metodológica na pesquisa em saúde, a consolidação de uma Epidemiologia Social que possa ser articulada a um Planejamento Estratégico, contextualizador, problematizador orientado pela perspectiva crítica da complexidade


IV Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade; II Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade: Discursos, Fronteiras e Hibridismo – ANAIS

Organizadores: Claudiana Nogueira de Alencar

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-387-4




Páginas: 1004


Ano: 2016


Sinopse:  O IV Simpósio Nacional e o II Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade (SiDIS), cujo tema central é “Discursos, Fronteiras e Hibridismo”, é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE); do Programa de PósGraduação em Linguística (PPGL) e do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Ceará (UFC); da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e da Faculdade 7 de Setembro. Este evento pretende dar continuidade e ampliar as discussões realizadas no III Simpósio Nacional e no I Simpósio Internacional, sediados em Campinas, no estado de São Paulo, e promovidos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2012. Desde a sua primeira edição, realizada no Rio de Janeiro pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o SiDIS tem se consolidado pela sua natureza multi e interdisciplinar.


Sociedade, ciência e sertão: reflexões sobre educação, cultura e política

Organizadores: Deribaldo Santos, Manoel Carlos Alencar e Rebeca Baia Sindeaux

Área: Educação e política


ISBN: 978-85-7826-311-9




Páginas: 273


Ano: 2016


Sinopse: Este livro é o conjunto de inúmeras indagações que afloram no cotidiano dos que compõem a comunidade da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Esta publicação concentra o esforço de se exercitar as atividades de docência/pesquisa e extensão em uma universidade que se localiza no interior do Estado do Ceará, em um momento em que a universidade pública brasileira é acusada de incompetente e dispendiosa. Soma-se a isso, o destoante quadro de concentração de recursos intelectuais, científicos, tecnológicos, financeiros, bem como de recursos humanos qualificados, que são direcionados para Fortaleza, que, por sua vez, já padece do descaso posto a cabo pela, como já disse José Alberto Correia, em Da educação tecnológica ao ensino profissional, (des) coincidência articulada, isto é, o desigual tratamento efetuado pelas políticas de C&T na polarização entre Norte e Sul, que condiciona o Estado a reproduzir, na esfera regional, a política de tratar quem se encontra em posição privilegiada com mais recursos em detrimento dos que historicamente são postos ao lado de tais políticas.


Spinoza como educador (Coleção Argentum Nostrum)

Organizadores: William Louis Rabenort

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-704-9




Páginas: 222


Ano: 2016


Sinopse: A presente obra trata-se de uma tradução ao português e apresenta as inquietações de um dedicado leitor de Spinoza, inaugurando um coletivo de trabalho, o Coletivo GT Benedictus de Spinoza, sob a coordenação do Prof. Emanuel Angelo da Rocha Fragoso e da Profª. Francisca Juliana Barros Sousa Lima. Tem como propósito traduzir para a língua portuguesa textos publicados nas principais línguas ocidentais sobre o filósofo holandês Benedictus de Spinoza (1632-1677), disponibilizando aos estudiosos e interessados em geral textos inéditos em nossa língua.


Tecnologias em saúde: da abordagem teórica a construção e aplicação no cenário do cuidado

Organizadores: Zélia Maria de Sousa Araújo Santos, Mirna Albuquerque Frota e Aline Barbosa Teixeira Martins

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-382-9




Páginas: 482


Ano: 2016


Sinopse: Esta obra trata das tecnologias em saúde, que constituem as intervenções utilizadas na Promoção da Saúde, como também previne, trata e cuida, de uma parte indispensável de todo sistema de saúde, incluindo medicamentos, procedimentos e suporte para a assistência do cliente/paciente. Destacam-se, na primeira parte deste livro, os aspectos teóricos conceituais das tecnologias em saúde, as evoluções da tecnologia no desenvolvimento da humanidade e a tecnologia como ferramenta promotora da saúde. Na parte dois da obra, são disponibilizadas as tecnologias aplicadas em saúde.


Tensões territoriais e territórios tensionados pelo agronegócio

Organizadores: Tereza Sandra Loiola Vasconcelos

Área: Geografia política


ISBN: 978-85-7826-490-1




Páginas: 378


Ano: 2016


Sinopse: Nesta obra, a autora explicita a Formação Socioespacial do Ceará, destacando a conflitualidade, luta e conflito que marcam todo o processo, desde ontem, até hoje. Faz um debate teórico-conceitual da categoria formação socioespacial (trazendo Harvey, Lefebvre e Milton Santos). Categorias que adquirem concretude no enorme trabalho de campo, com inúmeras situações e sujeitos, onde os indígenas, camponeses e trabalhadores rurais adquirem protagonismo político na luta pela conquista e manutenção dos seus territórios e territorialidades. Tereza Vasconcelos traz a expansão do agronegócio do coco no Ceará. Mostra como tomar água de coco deixou de ser somente tema de música e se tornou um grande negócio, que tem que ser submetido a outro ritmo, técnica, tecnologia e lógica na escala de produção. Assim como foi outrora com a implantação da indústria açucareira, o capital, com o apoio do Estado, dispôs as condições necessárias, em especial, terra, financiamento e inserção nos planos prioritários de desenvolvimento.


Terror no sertão do Ceará: o cólera e seus flagelos

Organizadores: Mayara de Almeida Lemos

Área: Saúde e história


ISBN: 978-85-7826-431-4




Páginas: 327


Ano: 2016


Sinopse: Neste trabalho foram abordados os vários sentidos que a epidemia de cólera no Ceará em 1862 adquiriu: o viés científico e as formas de prevenção e tratamento que a medicina oficial apontava, porém, considerando as apropriações feitas do conhecimento popular; o significado político e os usos da doença e seu combate em benefício de determinados grupos; as nuances sociais que a descortinou, assim como a sintonia das medidas recomendadas de ataque à doença observadas no sertão do Ceará e no Brasil. A autora analisa, ainda, a tentativa dos poderes e saberes em higienizar os espaços com maior densidade populacional em busca da salubridade e como tal ação tentou inaugurar novas práticas comportamentais da população, sugerindo posturas morais consideradas mais adequadas àqueles tempos difíceis.


A integração do Ensino Médio à Educação Profissional Técnica no Brasil: da aparência à essência

Organizadores: César Lima Costa

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-257-0




Páginas: 257


Ano: 2015


Sinopse: Este livro discute a integração do ensino médio (EM) à educação profissional técnica (EPT), na medida em que pretende superar a clássica divisão histórica entre a educação profissional, destinada à formação da classe trabalhadora, e a educação propedêutica, dirigida à formação da classe dirigente/política no contexto escolar brasileiro. Para tanto, adota-se o método dialético de investigação e exposição crítica do objeto, embasado nas análises de cunho marxista realizadas sobre a documentação legal e bibliografia pertinentes à temática, encorpadas pelos insumos advindos de entrevistas e questionários que compõem a pesquisa de campo realizada junto à rede educacional cearense que desenvolve o EMI a EPT desde sua implantação, em 2008.


Acidentes e violência: uma abordagem interdisciplinar

Organizadores: José Gomes Bezerra Filho, Kátia Costa Savioli, Emanuel Moura Gomes e Isabelle da Silva Gama Araújo

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-306-5




Páginas: 367


Ano: 2015


Sinopse: Este segundo volume apresenta textos que trazem significativa contribuição para o reordenamento e a orientação de políticas voltadas à produção do cuidado da população, que é afetada de forma contundente pelo fenômeno da violência. O grupo de estudo e pesquisa Ação pela Paz, do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará (UFC), reúne pesquisadores e apresenta nesta coletânea estudos relacionados à violência e suas interfaces com a saúde. Os temas analisados pelos autores deste volume nos conduzem a importantes debates sobre a saúde coletiva e a violência.


Arte, Tecnologia e Poéticas Contemporâneas

Organizadores: José Albio Moreira de Sales e Bruno Miguel dos Santos Mendes da Silva

Área: Cultura


ISBN: 978-85-7826-262-4




Páginas: 421


Ano: 2015


Sinopse: Este livro foi organizado pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve – CIAC e o Grupo de Pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História – IARTEH, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, reunindo diferentes pesquisadores do Brasil e de Portugal, com estudos no âmbito das Artes, da Comunicação e da Educação. Nele, objetivou-se proporcionar diferentes olhares sobre a produção atual nestas áreas de investigação. Esta é uma proposta de publicação que se inscreve no esforço transoceânico que ora vem sendo realizado pelos programas de pós-graduação da Universidade do Algarve e da Universidade Estadual do Ceará, no sentido de colocar em destaque o debate sobre as novas produções em arte.


Avaliação, cuidado e promoção de saúde: construção de saberes e práticas

Organizadores: Maria Rocineide Ferreira da Silva, Larissa Alves Alexandre Moliterno e Lívia Lopes Custódio

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-300-3




Páginas: 379


Ano: 2015


Sinopse: Este livro se apresenta como produções de capítulos, articulado com temáticas sobre avaliação, cuidado e promoção da saúde, de uma coletânea de pesquisas dos alunos e seus professores/orientadores do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará. A presente coletânea articula-se em três eixos temáticos acerca da saúde. Tendo como a primeira parte intitulada como cuidado e atenção à saúde, a parte dois, intitulada Intinerários e Formação para Atenção Qualificada e a terceira e última parte dessa produção científica, Saúde Mental, Rede Cegonha e Oncologia na perspectiva do Cuidado.


Ciência da nutrição e campos multidisciplinares de saberes

Organizadores: Emmanuel Prata de Souza, Francisca Noélia Pereira Mendes e Maria Marlene Marques Ávila

Área: Nutrição


ISBN: 978-85-7826-289-1




Páginas: 328


Ano: 2015


Sinopse: Esta obra reúne onze capítulos, cada um referente a recorte de onze dissertações desenvolvidas no citado mestrado. Os capítulos compõem um quadro harmônico envolvendo pesquisas experimentais e aplicadas, com foco em temas da nutrição clínica, da nutrição funcional, da nutrição em saúde pública e da nutrigenômica, ora isolados, ora associados. Nesta obra, o leitor vai encontrar textos elaborados com primoroso rigor científico, adequado referencial teórico e, sobretudo, relevantes discussões quanto a lacunas a serem preenchidas e quanto a espaços abertos para pesquisas futuras.


Cronicidade: experiência de adoecimento e cuidado sob a ótica das Ciências Sociais

Organizadores: Marcelo E. P. Castellanos, Leny Alves Bomfim Trad, Maria Salete Bessa Jorge e Ilse Maria Tigre de Arruda Leitão

Área: Ciências Sociais


ISBN: 978-85-7826-263-1




Páginas: 602


Ano: 2015


Sinopse: A presente coletânea apresenta um conjunto de reflexões conceituais e análises sobre diferentes condições crônicas, todas elas fundamentadas em referências teórico-metodológicos das ciências sociais. Os textos são escritos por pesquisadores e alunos de cinco Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, envolvendo instituições de ensino e pesquisa do Sul, Sudeste e Nordeste do país. Nesse sentido, o livro fornece um bom panorama de perspectivas e questões trabalhadas pelas ciências sociais em saúde brasileira a respeito das condições crônicas de saúde.


 Educação de Jovens e Adultos: análise da política e da prática de formação de educadores no Programa Brasil Alfabetizado e MOVA/Guarulhos

Organizadores: Francisca Gorete Bezerra Sepúlveda

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-471-0




Páginas: 261


Ano: 2015


Sinopse: Neste livro, a autora faz uma discussão, com clareza e competência, dos fundamentos da política contemporânea de EJA no Brasil, onde explicita as ações federais pertinentes a essa modalidade nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. A originalidade se evidencia com os relatos das práticas de professores e gestores, cujas experiências articulam a política de formação dos educadores do Programa Brasil Alfabetizado em parceria com o Movimento de Alfabetização MOVA/ Guarulhos SP, onde constata e reflete os avanços e dificuldades encontradas naquele município.


Educação matemática no Ceará: os caminhos trilhados e as perspectivas

Organizadores: Ana Carolina Costa Pereira

Área: Matemática


ISBN: 978-85-7826-292-1




Páginas: 155


Ano: 2015


Sinopse: Os textos aqui publicados focam diversos temas, mas todos relacionados com pesquisas em Educação Matemática no Ceará. Os estudos irão versar sobre o uso de materiais manipulativos, vídeos e quadrinhos no ensino de Matemática; e tendências que hoje estão presentes no ensino de Matemática com a Etnomatemática, a Modelagem Matemática e a interdisciplinaridade. A obra se propõe a contribuir com aqueles que se dedicam a pesquisas relacionadas à Educação Matemática, principalmente atuando no Ceará.


Educação matemática: diferentes contextos, diferentes abordagens

Organizadores: Ana Carolina Costa Pereira e Wellington Lima Cedro

Área: Matemática


ISBN: 978-85-7826-215-0




Páginas: 214


Ano: 2015


Sinopse: Este livro apresenta uma série de estudos e investigações no campo da Educação Matemática com o propósito principal de ajudar o leitor no movimento de reflexão teórica sobre o processo de constituição de identidade de uma área tão diversa como a Educação Matemática. Assim, este trabalho é um dos inúmeros passos necessários na delimitação e desenvolvimento do conhecimento inerente ao educador matemático.


Ensino na saúde e o estado da questão: perspectivas teóricas e práticas em análise

Organizadores: Cleide Carneiro e Heraldo Simões Ferreira

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-278-5




Páginas: 214


Ano: 2015


Sinopse: Este livro trata de algumas questões envolvendo aspectos significativos no contexto sanitário, epidemiológico, social, epistemológico, social e político. O texto apresenta resultados de pesquisas desenvolvidas por um grupo de mestrandos e professores do Curso Mestrado Profissional Ensino na Saúde-CMEPES, da Universidade Estadual do Ceará-UECE, implantado desde março de 2012. A obra retrata o percurso de pesquisadoras de um curso de mestrado em busca de definição e delimitação do seu objeto próprio de investigação. Neste empreendimento, devem elas considerar o contexto da produção científica disponível e própria à sua temática, além de elementos que permitem delinear com mais clareza suas categorias de análise e os procedimentos de investigação que viabilizem captar subsídios empíricos significativos nas situações observadas.


Estratégia saúde da família e centros de atenção psicossocial: gestão do cuidado e atenção clínica em saúde

Organizadores: Maria Salete Bessa Jorge, Ilse Maria Tigre Arruda Leitão, Fernando Sergio Pereira de Sousa, Jamine Borges de Morais, Lourdes Suellen Pontes Costa e Adriana Catarina de Sousa Oliveira

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-210-5




Páginas: 266


Ano: 2015


Sinopse: Este livro apresenta pesquisas realizadas em centros de atenção psicossocial, fruto do projeto Gestão do Cuidado e Atenção Clínica em Saúde e Enfermagem no Cotidiano da Estratégia Saúde da Família e Centros de Atenção Psicossocial. Esta obra é um resultado que oferece uma base empírica, dando visibilidade à relevância da gestão do cuidado na atenção clínica em saúde como ponte para potencializar o processo de tomada de decisão, de acordo com a subjetividade de cada indivíduo, gerando autonomia, resolutividade, corresponsabilização, e com as relações sociais e laborais.


III Coletânea de Trabalhos Monográficos da UECE

Organizadores: Jerffeson Teixeira de Souza, Antonia Fádia Valentim de Amorim e Luilma Albuquerque Gurgel

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-305-8




Páginas: 176


Ano: 2015


Sinopse: Este livro é o resultado do III Concurso de Monografia de Especialização da UECE, atividade integrante do programa da XIX Semana Universitária, em 2014, que premiou os melhores trabalhos inscritos na categoria. A presente obra reúne estudos oriundos das monografias dos cursos de especialização da instituição. São seis artigos que compõem o livro, distribuídos nas áreas de Ciências Sociais, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes.


Inovações transdisciplinares na Saúde Coletiva: estratégias para o alcance de resultados positivos na saúde

Organizadores: Ilse Maria Tigre de Arruda Leitão, Raquel Sampaio Florêncio e Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-321-8




Páginas: 479


Ano: 2015


Sinopse: A presente coletânea traz à baila uma temática de suma importância para o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, no que tange a incorporação e a utilização de novas tecnologias, a partir de decisões tomadas adequadamente, que, inegavelmente, têm determinado grandes benefícios para a saúde das pessoas e das comunidades. Este livro contempla algumas das questões atinentes às inovações tecnológicas focadas, sobretudo, no escopo de interesse da Saúde Coletiva, em uma abordagem transdisciplinar tão apregoada, como empregada, nesta área do saber.


Muitos por um – de prefácio a posfácio

Organizadores: Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-314-0




Páginas: 186


Ano: 2015


Sinopse: Este livro surge como tributo a gentis colaboradores de obras anteriores a esta, que foram generosos em suas apreciações para com as produções do presente autor. Assim, delibera-se reunir nesta coletânea quarenta contribuições, observando a seguinte composição quantitativa: prefácio (28), apresentação (2), orelhas (5), quarta capa (2) e posfácio (2). Elas se referem a 39 livros nossos, selecionados entre os publicados entre 2002 e 2015, sendo redigidos por 37 autores, já que um dos autores, o magnífico Reitor Jackson Sampaio assina quatro trabalhos. Ao coligir tais peças escritas no presente volume, tem-se, indiretamente, uma visão da produção intelectual, configurando, também, um retorno que se presta ao cidadão comum da parte de um servidor público.


O campo científico da Nutrição: contribuição do mestrado acadêmico em Nutrição e Saúde da Universidade Estadual do Ceará

Organizadores: Daniela Vasconcelos de Azevedo, Derlange Belizário Diniz e Maria Marlene Marques Ávila

Área: Nutrição


ISBN: 978-85-7826-327-0




Páginas: 316


Ano: 2015


Sinopse: Neste livro, formado por onze capítulos, expõe-se parte das pesquisas implementadas por mestres e seus orientadores com larga abrangência no campo da nutrição. Dos diversos temas, constam desde estudos de programas e políticas públicas, formação profissional, consumo alimentar, doenças crônicas não transmissíveis, a análise de micronutrientes e função de substâncias alimentares ainda pouco exploradas. Com esta publicação se espera contribuir para ampliar o conhecimento científico no campo da nutrição e ao mesmo tempo cumprir parte da responsabilidade social inerente às instituições públicas formadoras de conhecimento.


O cuidado clínico de enfermagem

Organizadores: Thereza Maria Magalhães Moreira, Ana Ruth Macedo Monteiro, Lucilane Maria Sales da Silva e Dafne Paiva Rodrigues

Área: Enfermagem


ISBN: 978-85-7826-310-2




Páginas: 436


Ano: 2015


Sinopse: A presente obra traz recortes de dissertações oriundas do Mestrado em Cuidados Clínicos em Enfermagem em Saúde (CMACCLIS), criado na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (CAPES) em 2004, com a primeira turma iniciando em 2005. O livro, portanto, traz recortes de muitas das dissertações defendidas no PPCCLIS desde sua criação e seu fio condutor se assemelha às Linhas de Pesquisa do Programa.


Olhares plurais sobre o fenômeno do crack

Organizadores: Maria Salete Bessa Jorge, Leny Alves Bonfim Trad, Paulo Henrique Dias Quinderé e Leilson Lira de Lima

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-328-7




Páginas: 421


Ano: 2015


Sinopse: O livro articula três eixos temáticos em torno do crack: modelos e redes de atenção e cuidado; configurações e desafios da clínica e significados; e experiências de usuários e familiares. Os trabalhos adotaram como referencial comum de análise o enfoque sociocultural acerca do fenômeno das drogas cujo fundamento consiste na compreensão de que o uso destas substâncias, seus efeitos, controle e significados constituem um todo complexo resultante da imbricação de características relativas às pessoas (usuários); às substâncias (as drogas); e aos contextos (social, cultural, político). No plano metodológico, o esteio comum dos trabalhos empíricos é o método qualitativo, notadamente de inspiração fenomenológica e/ou hermenêutica.


Ontologia, estética e crise estrutural do capital

Organizadores: Deribaldo Santos, Frederico Costa e Susana Jimenez

Área: Saúde e política


ISBN: 978-85-7826-312-6




Páginas: 271


Ano: 2015


Sinopse:  A presente coletânea vincula-se aos esforços investigativos empreendidos no Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário da Universidade Estadual do Ceará – IMO/UECE rumo ao entendimento dos complexos da Arte e da Educação no âmbito do capitalismo contemporâneo. A obra em foco assume o propósito maior de reiterar o trabalho como complexo fundante do ser social, para, então, aferir o lugar da arte e da educação, na condição de complexos fundados, no projeto emancipatório do gênero humano, quanto mais, diante do aprofundamento da barbárie social operado pelo capital no quadro de sua crise atual. Nesse escopo, a coletânea exibe, centralmente, produções de pesquisadores do IMO, abrigando, ao lado destas, contribuições importantes de estudiosos vinculados a outros espaços investigativos.


Pesquisa científica: abordagem quantitativa em Saúde Coletiva

Organizadores: Francisco José Maia Pinto, Maria Rocineide Ferreira da Silva e Sônia Samara Fonseca de Morais

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-324-9




Páginas: 268


Ano: 2015


Sinopse: Este livro oferece encontros plurais e holísticos da visão de saúde, na medida em que complexas interligações são abordadas com uma visão sistêmica, brindando o leitor com a diversidade de temas reunidos em um espaço democrático. É nesse âmbito que este livro chega às suas mãos, com o propósito de mostrar que saúde coletiva não cabe em si e se abre a diversas temáticas, que interligadas, nos ajudam a compreender e olhar para saúde sob enfoques variados. A variedade de múltiplos capítulos em um livro possibilita também ao leitor a amplitude de conteúdos abrangentes, bem como ter em mãos um material para consultas e citações, reflexões, análises e descrições, que serão de muita utilidade.


Planejamento, gestão e avaliação nas práticas de saúde

Organizadores: Raimunda Magalhães da Silva, Maria Salete Bessa Jorge e Aluísio Gomes da Silva Júnior

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-322-5




Páginas: 548


Ano: 2015


Sinopse: Neste livro pretende-se ampliar as contribuições para as políticas de saúde e planejamento dos serviços de saúde; discutir as implicações estratégicas na organização dos serviços de saúde e divulgar experiências e reflexões sobre avaliação dos serviços de saúde. Esta coletânea de textos, frutos de pesquisas realizadas por diversos grupos de pesquisadores em diferentes contextos do território nacional, em rede colaborativa, tem como objetivo aportar com reflexões e experiências de caráter inovador nos campos da Gestão e da Avaliação de Políticas e Serviços de Saúde. Espera-se que o diálogo entre elas, a comunidade científica e a sociedade brasileira possam produzir ações reflexivas de enfrentamento de problemas prevalentes no campo da saúde coletiva.


Políticas, controle social e estratégias na construção de práticas em Saúde Coletiva

Organizadores: Daniele Tavares Alves, Maria Marlene Marques Ávila e Vanessa Calixto Veras Sanca

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-301-0




Páginas: 520


Ano: 2015


Sinopse: Este livro apresenta parte da produção dos egressos do Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva referente aos anos 2011, 2012 e 2013. As pesquisas aqui apresentadas possuem em comum o mesmo campo de conhecimento, a Saúde Coletiva, contudo, apresentam conteúdos distintos que permitiram sua divisão em quatro partes: Parte I – Participação e controle social; Parte II – Políticas públicas de saúde no contexto dos sistemas; Parte III – Corpo e nutrição: comportamento alimentar, abordagem educativa e imagem de si; Parte IV – Temas em saúde. Os capítulos foram construídos pelos egressos e respectivos orientadores, representando recortes das dissertações e expressam a qualidade das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UECE.


Prática na comunidade: uma integração ensino, serviço e comunidade a partir do mestrado profissional em Saúde da Família

Organizadores: Ana Patrícia Pereira Morais, Annatália Meneses de Amorim Gomes e Maristela Inês Osawa Vasconcelos

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-277-8




Páginas: 288


Ano: 2015


Sinopse: Este livro surgiu da ideia de sistematizar a experiência adquirida com a realização das “Práticas na Comunidade”, uma das estratégias pedagógicas adotadas no Mestrado Profissional em Saúde da Família ofertado pela Rede Nordeste em Saúde da Família (RENASF). O objetivo central desta publicação é colocar o leitor em movimento, de modo que este possa explorar conteúdos como se estivesse nos cenários desbravados por quem está in loco observando e atuando na realidade, tornando-se imprescindível para a melhor compreensão dos contornos e entornos das comunidades nordestinas. A aposta está na possibilidade de produzir conhecimento a partir das experiências na realização da ação prática.


Produção de saberes, práticas e pesquisas em saúde: olhares multifacetados

Organizadores: Luilma Albuquerque Gurgel, Elaine Neves de Freitas e Kellyane Munick Rodrigues Soares Holanda

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-326-3




Páginas: 271


Ano: 2015


Sinopse: Este livro se constitui de capítulos extraídos das dissertações dos alunos da turma do Curso de Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva de 2014, que consiste na construção de sujeitos completos que buscam superar as práticas tradicionais e construir novas práticas que incorporem com interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, na integralidade nas redes de atenção à saúde, construindo conhecimentos nas ciências da saúde nas dimensões política, social, em epidemiologia, de planejamento e gestão em saúde. A obra foi organizada em duas partes: Parte 1 – Olhares dos pesquisadores diante dos temas investigados: família, cuidado, empoderamento e políticas e suas dimensões teóricas e metodológicas; e Parte 2 – Avaliação em saúde no contexto da pesquisa qualitativa e diversidade temática.


Promoção da saúde cardiovascular

Organizadores: Thereza Maria Magalhães Moreira, Vera Lúcia Mendes de Paula Pessoa e Paula Matias Soares

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-307-2




Páginas: 473


Ano: 2015


Sinopse: O livro condensa 26 capítulos sobre promoção da saúde cardiovascular nos níveis de atenção primário, secundário e terciário. Múltiplos são os cenários de execução das pesquisas em tela, assim como a temática, que circula por hipertensão, diabetes, acidente vascular cerebral, transplante cardíaco, insuficiência cardíaca congestiva, excesso ponderal, risco cardiovascular, prática de atividade física, alimentação saudável, tecnologias promotoras de saúde, uso de substâncias nocivas à saúde e monitoramento e avaliação em saúde. O livro conta com pesquisas qualitativas e quantitativas e é uma tentativa de trazer um olhar polissêmico acerca da promoção da saúde cardiovascular. Espero que o leitor aprecie este esforço.


Promoção da saúde nos espaços educacionais

Organizadores: Ana Maria Fontenelle Catrib, Valentin Gavídia Catalan e Lídia Andrade Lourinho

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-272-3




Páginas: 358


Ano: 2015


Sinopse: A presente coletânea engloba diversificada subtemática extraída das taxonomias de Promoção da Saúde, composta por 18 capítulos, produzidos por 55 autores, a maioria do Brasil – e do Ceará, contando com investigadores espanhóis e reunindo profissionais de setores diversificados da Saúde, bem assim de Educação e áreas outras do conhecimento, como, e.g., Administração de Empresas, Matemática, Filosofia e Biologia. Os textos aqui presentes procuram circundar, o máximo possível, a pauta de assuntos vinculados à Promoção da Saúde em aplicação no campo educacional, com 24 vistas a consertar o desejo da prefalada Carta de Otawa, de capacitar a sociedade, via escola, a fim de transmutar as circunstâncias determinantes de saúde em proveito da saúde plena de cada qual, isto é, não apenas a inexistência de patologias, mas na intenção de lograr a realidade de uma pessoa sem doença e, acrescidamente, feliz, conforme intenta a OMS e consoante todos aspiramos.


Saúde Coletiva: a pesquisa em multiplicidade

Organizadores: Maria Rocineide Ferreira da Silva, Francisco José Maia Pinto e Débora Sâmara Guimarães Dantas, Sonia Samara Fonseca de Morais

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-329-4




Páginas: 341


Ano: 2015


Sinopse: Este é um conjunto de ensaios contemporâneos, que reflete a preocupação de pesquisadores em interpretar e identificar as muitas formas possíveis, não exauridas aqui, longe disso, de se fazer pesquisa em saúde. O fundamental diz respeito neste trabalho ao fato de ele sistematizar um conjunto bastante distinto de empreendimentos de pesquisa. Este livro possibilita ainda a socialização da pesquisa científica, de modo particular do conhecimento no campo da saúde coletiva. A obra objetiva que o leitor tenha a oportunidade de tomar conhecimento de importantes iniciativas desenvolvidas no âmbito da saúde coletiva e, ainda, de ter acesso para consulta, reflexão, compartilhamento e inspiração de toda uma multiplicidade de buscas na área da saúde coletiva.


Saúde mental: política, trabalho e cuidado

Organizadores: José Jackson Coelho Sampaio e Carlos Garcia Filho

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-303-4




Páginas: 303


Ano: 2015


Sinopse: Esta obra se trata de uma coletânea de textos selecionados, que equacionam contribuições científicas e políticas para os três marcos do processo civilizatório brasileiro contemporâneo: pesquisa, trabalho e militância. A abordagem metodológica eleita para mediar diferentes disciplinas, atores e campos do conhecimento é a dialética, sempre sob uma perspectiva histórica e crítica. A exposição dos temas segue o padrão maiêutico, com constante interação com a audiência. Na transcrição, tentou-se preservar as marcas de oralidade, registrando alguns momentos espontâneos de ironia. Característica notória não só das conferências, aulas ou conversas com o pesquisador, mas também de sua personalidade.


Segurança do paciente: um caminho de muitas vias teóricas metodológicas e aplicabilidade prática no Sistema Sanitário

Organizadores: Consuelo Helena Aires de Freitas, Adriana Catarina de Souza Oliveira, Maria Salete Bessa Jorge e Ilse Maria Tigre de Arruda Leitão

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-264-8




Páginas: 256


Ano: 2015


Sinopse: Este trabalho fornece uma base empírica que pode ser usada como modelo para o desenvolvimento de outras pesquisas no âmbito da segurança do paciente, que pode servir como um roteiro para priorizar intervenções de melhoria da segurança do paciente e, assim, caminhar em direção a um suporte mais seguro. Os escritos contidos neste livro são provenientes de experiências acadêmicas, desde os renomados estudiosos, referência literária internacional para o campo temático “segurança na saúde e educação”, a docentes e discentes mestrandos e doutorandos que vem estudando a temática.


Um por muitos: de prefácio a posfácio

Organizadores: Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-315-7




Páginas: 189


Ano: 2015


Sinopse: Este livro foi engendrado como reconhecimento a esses colegas, que fazem uso da pena, ou do teclado do PC, para transpor ao papel seus conhecimentos e ideias, e, mais do que isso, confiaram a nós o encargo de apreciar, antes da impressão, um fruto tão opimo dos seus saberes e esforços físicos e mentais, mesclando transpiração e inspiração, para gerar a produção intelectual. Ao enfeixar tais peças escritas neste volume, tem-se a oferecer, parcialmente, um panorama de nossa apreciação sobre a produção intelectual, de colegas escribas e em distintos naipes.


Educação e Cidadania: Ampliando os Espaços de Inclusão

Organizadores: Antônia Solange Pinheiro Perez

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-206-8




Páginas: 153


Ano: 2014


Sinopse: O livro traz reflexões concebidas do curso de Direito, na defesa por uma sociedade mais justa, nos princípios éticos de autora, educadora e preocupada com a escola pública de qualidade, em que o profissional docente não precise enfrentar o dilema: Como o professor poderia falar de cidadania, se a sua própria cidadania nem sempre é respeitada? A autora caminha na direção de fazer uma reflexão fundamentada em uma avaliação crítica sobre a realidade das escolas, diante da implantação e implementação das reformas da educação ocorridas a partir de 1990.


II Coletânea de trabalhos monográficos da UECE

Organizadores: Jerffeson Teixeira de Souza, Luilma Albuquerque Gurgel e Ana Maria Pereira Lima

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-242-6




Páginas: 147


Ano: 2014


Sinopse: O presente livro reúne as obras vencedoras do II Concurso de Monografia de Especialização da UECE, realizado na XVIII Semana Universitária, em 2013. O concurso premiou os melhores trabalhos inscritos na categoria. A presente publicação reúne estudos oriundos das monografias dos cursos de especialização da instituição. São cinco artigos que compõem o livro, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes.


O Sistema Único de Saúde cuidando da pessoa idosa

Organizadores: Maria Vieira de Lima Saintrain, Ana Paula Soares Gondim e Vanina Tereza Barbosa Lopes da Silva

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-205-1




Páginas: 352


Ano: 2014


Sinopse: Esta obra trata das questões que envolvem o indivíduo idoso no contexto de assistência do Sistema Único de Saúde, focalizando temas de larga relevância na questão do idoso, despertando vivo interesse em diversos setores por suas várias facetas: saúde, educação, assistência social, justiça etc. Os assuntos discorrem sobre os distintos aspectos de um problema brasileiro, cuja tendência é de agravamento. O livro foi fruto de resultados de pesquisas no campo da saúde da pessoa idosa, conduzidas por autores que tiveram a cooperação das diversas instituições de fomento e de ensino superior, as quais concorreram ativamente para a materialização de suas pesquisas.


Política, gestão e saúde no contexto da coletividade: concepção dos alunos e professores de Saúde Coletiva

Organizadores: Ilvana Lima Verde Gomes, Joana Mary Soares Nobre e Leandro Araújo Carvalho

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-250-1




Páginas: 432


Ano: 2014


Sinopse: Este livro traz recortes de dissertações produzidas no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará, programa esse que ao longo dos anos vem contribuindo na formação de profissionais tanto do nosso Estado como de outros Estados brasileiros. Apresentando um conjunto de dezenove capítulos, dividido em quatro, o livro em questão possibilitará de forma significativa a área de saúde coletiva, ao passo que seus capítulos deste livro podem servir de fonte de pesquisa para gestores, profissionais e estudantes para a elaboração de projetos ou para embasamento teórico relacionados ao Sistema Único de Saúde e a formação de pessoal.


Promoção de saúde na adolescência e concepções de cuidados. Inclui bibliografia no final de cada artigo.

Organizadores: Raimunda Magalhães da Silva e Ana Maria Fontenelle Catrib

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-220-4




Páginas: 454


Ano: 2014


Sinopse: A presente obra trata da promoção de saúde para o público adolescente, perpassando as seguintes temáticas: conhecimentos, atitudes e práticas de adolescentes relacionados às DSTS e à AIDS; avaliação da construção de conhecimentos nas ações de educação em saúde bucal; gravidez na adolescência; tratamento de pneumonia em crianças e adolescentes; entre outras temáticas pertinentes a essa faixa etária.


Reflexões deontológicas

Organizadores: José Eduilton Girão

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-244-0




Páginas: 275


Ano: 2014


Sinopse: O presente livro apresenta as reflexões elaboradas durante quarenta e quatro anos de pleno exercício médico do Dr. José Edulilton Girão, clínico geral. O autor transformou vivências em textos, partindo de recordações de situações da prática clínica, da relação com seus pares, das dificuldades inerentes ao exercício da profissão e da carreira de médico. Parte do que é abordado não é encontrado comumente na literatura médica-científica.


Saberes e Práticas em Saúde Coletiva: Diversidades Teóricas e Metodológicas na Produção do Conhecimento

Organizadores: Ana Valeska Siebra e Silva, Edina Silva Costa e Silvia Morgana Araújo de Oliveira

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-251-8




Páginas: 373


Ano: 2014


Sinopse:  A presente obra politemática se destaca pela abrangência e importância dos objetos estudados, apresentando as seguintes temáticas: saúde mental; saúde materno-infantil; práticas de atividade física e hábitos alimentares; financiamento em saúde; gestão dos serviços de saúde; problemática da dengue; formação dos profissionais de saúde; humanização e o sistema de reabilitação previdenciária, sendo composto por estudos qualitativos, com uso de entrevistas, grupos focais, observação participante e análise documental. E também por estudos epidemiológicos transversais, de caso controle e estudos ecológicos. Este livro constitui-se numa polifonia virtuosa – de teorias, de métodos, de temas e de autores – que oferece abordagens e perspectivas múltiplas sobre Saúde Coletiva.


A história e a capilaridade da educação

Organizadores: Rui Martinho Rodrigues, Jeimes Mazza Correia Lima e Janote Pires Marques

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-193-1




Páginas: 246


Ano: 2013


Sinopse: Este livro é fruto de reflexões acadêmicas produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFC, acerca do estudo e da pesquisa em história e memória da educação. Tal livro nasceu de uma vontade coletiva de alunos matriculados no Seminário Temático Teorias da História sob a preleção do professor e pesquisador doutor Rui Martinho Rodrigues. O volume é composto por 10 artigos independentes, mas interdisciplinares entre si. Os textos aqui apresentados refletem, do ponto de vista teórico, questões sobre o fenômeno educacional; e do ponto de vista metodológico, são incansáveis em apontar caminhos para futuros percursos investigativos.


Antiguidade e medievalidade nos textos

Organizadores: Ana Marcia Alves Siqueira, Silvia M. A. Siqueira

Área: História


ISBN: 978-85-7826-191-7




Páginas: 181


Ano: 2013


Sinopse: Este livro é resultado do I Encontro Internacional de Estudos Multidisciplinares - Antiguidade e Medievalidade nos textos e representa um trabalho pioneiro que objetiva o desenvolvimento e a manutenção dos estudos sobre Antiguidade e Medievalidade no Ceará. Essa obra representa um trabalho multidisciplinar, trazendo pesquisas de História, Filosofia, Educação e Literatura, buscando fomentar a interação, concomitantemente favoreceu o aprofundamento do que é próprio de cada área.


Arte e filosofia na mediação de experiências formativas contemporâneas

Organizadores: José Albio Moreira de Sales e Dinamara Garcia Feldens

Área: Filosofia


ISBN: 978-85-7826-144-3




Páginas: 217


Ano: 2013


Sinopse: A organização deste livro é um esforço para ampliar o número de publicações sobre Arte e Filosofia no âmbito da docência superior e busca fomentar um diálogo interdisciplinar, que envolve arte, educação e filosofia, além de destacar o debate de pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, de Portugal e de Cabo Verde. Os textos possibilitam reflexões sobre teorias, conceitos, metodologias, processos didáticos e também apresentam resultados de pesquisas diretamente voltadas para a docência no ensino superior.


História, memória e educação

Organizadores: Rui Martinho Rodrigues, Jeimes Mazza Correia Lima e Janote Pires Marques

Área: História


ISBN: 978-85-7826-155-9




Páginas: 207


Ano: 2013


Sinopse: Este livro apresenta ideias e relatos de experiências investigativas no campo da história e da memória da educação. A ideia original que pôs em relevo a ação do grupo na elaboração do referido volume está ancorada numa decisão coletiva, solidificada em ato livre e criativo dos estudiosos que enveredam pela hermenêutica da história, apesar de compreender a interdisciplinaridade cabível ao referido campo de conhecimento. A obra promete ser uma leitura transgressora de certezas postas e que aponta horizontes, não novos, mas diferentes, capazes de conduzir ao pensamento crítico.


I Coletânea de Trabalhos Monográficos da UECE

Organizadores: Jerffeson Albuquerque, Luilma Albuquerque e Paulo Henrique Mendes Maia

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-192-4




Páginas: 306


Ano: 2013


Sinopse: Buscando estimular a produção científica dos alunos de cursos de especialização oferecidos pela UECE e divulgar as pesquisas desenvolvidas nesses cursos, que a UECE realizou na XVII edição da Semana Universitária, em 2012, o I Concurso de Monografias de Especialização da UECE, cuja meta foi premiar os melhores trabalhos, nessa modalidade, pertencentes a diferentes áreas do conhecimento. Para divulgar esse Concurso de Monografias de Especialização e as melhores monografias desenvolvidas entre 2011 e 2012, foi criada a I Coletânea de Trabalhos Monográficos da UECE, contendo os trabalhos premiados no I Concurso de Monografias de Especialização da instituição. 


Letramento Funcional em Saúde de adultos no contexto do Sistema Único de Saúde

Organizadores: Maria da Penha Baião Passamai, Helena Alves de Carvalho Sampaio e José Wellington de Oliveira Lima

Área: Saúde


ISBN: 978-85-7826-204-4




Páginas: 255


Ano: 2013


Sinopse: Este livro aborda o Letramento Funcional em Saúde de adultos, usuários da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Fortaleza, Ceará. A complexidade do constructo Letramento Funcional em Saúde (LFS) e o fato de se tratar de um tema pouco explorado no Brasil requer um detalhamento minucioso das bases conceituais e pressupostos associados ao referido fenômeno, com a finalidade de se mostrar a relevância da presente pesquisa. Esta obra pretende fazer uma reflexão crítica do estudo proposto.


Matemática, aprendizagem e ensino

Organizadores: Marcilia Chagas Barreto, Joserlene Lima Pinheiro, Rodrigo Lacerda Carvalho, Dennys Leite Maia

Área: Matemática


ISBN: 978-85-7826-151-1




Páginas: 276


Ano: 2013


Sinopse: Esta obra é uma coletânea de artigos, resultado de diversas ações empreendidas em torno de questões de Educação Matemática. Estes esforços convergiram para a união de autores com um perfil diversificado sobre a área. As temáticas desenvolvidas pelo conjunto de autores foram agrupadas neste livro em duas seções: Formação docente para o ensino de Matemática; Experiências pedagógicas e aprendizagem matemática. Esta obra reúne 14 artigos produzidos por 23 pesquisadores.


Obesidade e festividades natalinas e carnavalescas: um estudo sobre impactos no comportamento alimentar

Organizadores: Maria Olganê Dantas Sabry, Helena Alves de Carvalho Sampaio, e Jose Welligton de Oliveira Lima

Área: Nutrição


ISBN: 978-85-7826-203-7




Páginas: 134


Ano: 2013


Sinopse: O livro traz como tema central a obesidade, um mal que a Organização Mundial da Saúde classificou como uma epidemia global, que afeta cerca de 15% da população mundial, não poupando aqueles viventes em áreas empobrecidas, nas quais persiste a coexistência de obesos entre portadores de doenças carenciais.


Trabalho docente: alienação, autonomia e gestão escolar

Organizadores: Jeannette Filomeno Pouchain Ramos, Danielle Mayara Oliveira Pereira, Ana Maria Alves de Almeida e Isabel Maria Sabino de Farias

Área: Educação


ISBN: 978-85-7826-168-9




Páginas: 61


Ano: 2013


Sinopse: Este livro trata do trabalho docente em suas diversas abordagens, realizando uma análise de maneira crítica desde o processo de formação do gestor da escola básica, abordando assuntos como concepção e práticas de autonomia docente na escola pública e alienação do trabalhador docente. Adotando uma perspectiva marxista do trabalho, os autores apontam a necessidade premente de revolucionar a organização do trabalho na escola e do trabalho docente em busca do estabelecimento de uma nova sociabilidade pautada na dignidade humana, portanto, desalienada.