Capítulos de livros

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A Pedagogia dos anos 80 na Universidade (Alternativas e Experiências em 1º Ciclo) - Coleção Documentos Universitários


Coautora



Área:
Educação básica




Editora:
Edições UFC


Ano:
1985


Sinopse: Nesta coleção de documentos universitários, Sofia Lerche detém a autoria de dois capítulos, nos quais discorre acerca do papel da pedagogia no ensino de Ciclo Básico, debruçando-se sobre a análise da prática e experiência da docência, alinhada a conceitos teóricos e filosóficos.

Tendências na Educação Superior Brasileira no início da década de 80 (Aspectos Qualitativos)


Coautora



Área:
Educação superior




Editora:
Edições UFC


Ano:
1981


Sinopse: A presente obra, numa prospecção dos anos 80, embasada na retrospecção sobre os anos 70, analisa a situação da universidade brasileira no panorama nacional, abordando a temática da Reforma Universitária. Em seu recorte, Sofia Lerche discorre sobre as tendências educacionais no dado período, diante da perspectiva de aspectos qualitativos.


Dados sobre o Crescimento do Ensino Superior (1968 - 1978)


Coautora



Área:
Educação superior




Editora:
Edições UFC


Ano:
2019


Sinopse: Este documento tem como finalidade fornecer alguns subsídios para as discussões dos grupos de trabalho do Seminário sobre a Universidade e o Desenvolvimento Regional. O presente estudo, baseado em dados do Relatório Anual do DAU/MEC - 1978, apresenta informações sobre a distribuição regional do ensino superior no país, com o intuito de situar a posição das regiões Norte e Nordeste no quadro nacional.


Organização e estrutura do sistema educacional brasileiro: perspectivas da nova LDB


Coautora



Área:
Educação básica




Editora:
Inep/MEC - Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais


Ano:
1999


Sinopse: Este ensaio procura descrever algumas das principais inovações introduzidas pela nova LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, apresentando alguns desafios a serem enfrentados pelo sistema educacional nos anos seguintes. A organização e a estrutura do sistema educacional, como parte desse contexto mais amplo, traduzem muitas das peculiaridades e características desse reordenamento, sendo também palco de inúmeras transformações.


Reforma universitária: eco de 1968


Coautora



Área:
Educação superior


ISBN:
978-85-7587-119-5




Editora:
EJR Xamã


Ano:
2009


Sinopse: Neste trabalho, foi feita uma breve exploração do significado das reformas no Brasil, situando-as como elemento-chave para uma compreensão das políticas educacionais, inserindo a educação superior. Num segundo momento do texto, a reforma de 1968 entra em evidência, aprofundando elementos de sua proposta e explorando alguns de seus desdobramentos. Finaliza-se com a discussão do sentido das reformas no cenário presente.


Políticas de educação básica numa perspectiva territorial


Coautora



Área:
Educação básica


ISBN:
978-85-7826-015-6




Editora:
Editora da UECE


Ano:
2008


Sinopse: O presente trabalho, que integra análise mais ampla elaborada pelos autores acerca do tema, se debruça sobre um conjunto de dados recentes da educação básica no Brasil, buscando interpretá-los numa perspectiva territorial, sob a óptica da equidade. O estudo focaliza as três etapas da educação básica - educação infantil, ensino fundamental e ensino médio - analisando alguns indicadores de quantidade, qualidade e infraestrutura. São apresentadas sugestões para os problemas, oferecendo-se indicações para a formulação de padrões mínimos de oportunidades educacionais.


Formação em pesquisa - a alternativa de caminhar em grupo


Coautora



Área:
Educação básica


ISBN:
85-7529-071-1




Editora:
Edições Demócrito Rocha


Ano:
2002


Sinopse: O presente trabalho descreve uma trajetória que vem sendo percorrida por professores e alunos do Centro de Educação (CED) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em grupos de pesquisa sob nossa coordenação. O ensaio trata da iniciativa de projetos coletivos de investigação, trabalho cuja origem se reporta à prática com grupos de pesquisa e tem-se desdobrado em atividades de pesquisa em sala de aula. A socialização desta experiência parte do entendimento de que a reflexão sobre os caminhos percorridos pode contribuir para descortinar novas opções para a produção da pesquisa. O texto está organizado em três seções: a caminhada, os primeiros frutos e o que colher.


O público e o privado na educação: uma (in)distinção polêmica


Coautora



Área:
Educação e legislação educacional


ISBN:
978-85-249-2180-3




Editora:
Cortez Editora


Ano:
2014


Sinopse: O debate sobre o público e o privado comporta distintas aproximações. Trata-se de questão de forte conotação ideológica que, tanto ontem como hoje, tem merecido reflexões e defesas. O texto ora apresentado procura revisitar essa polêmica histórica buscando ressignificá-la à luz do presente. Considerando o princípio orientador da coletânea, o ensaio toma por fio condutor o intervalo compreendido entre dois importantes marcos: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), promulgada em 1996, e o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, na versão aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, em maio de 2013.


O discurso sobre a universidade nos anos 80


Coautora



Área:
Educação superior


ISBN:
ISSN 0101-3262




Editora:
Papirus


Ano:
1991


Sinopse: O presente capítulo apresenta articulações entre o público e o privado em relação ao ensino superior, considerando o discurso sobre a universidade dos anos 80, distanciando-se do senso comum, aquilo que aparece oficialmente como projeto para esse grau de ensino e observando como o discurso sobre o ensino superior vai sendo gestado e identificando as forças que interferem na sua elaboração.


Custos e condições de qualidade da educação em escolas públicas: aportes de estudos regionais


Coautora



Área:
Educação básica





Editora:
Inep/MEC - Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira


Ano:
2005


Sinopse: A coletânea à disposição dos pesquisadores e pesquisadoras vinculados à temática do custo/aluno e a outros temas que dizem respeito à Economia da Educação, bem como ao público em geral, é produto do trabalho desenvolvido pela Diretoria de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais, DTDIE, mais particularmente pela sua Coordenação Geral de Estatísticas Especiais, CGEE, no sentido de contribuir para a superação de certas lacunas ainda existentes no planejamento educacional, no que tange a estudos de gasto/custo/aluno e à produção de estatísticas financeiras referentes aos gastos com Educação efetivados pelos diferentes entes federativos, principalmente os municípios tomados em seu conjunto.


LDB dez anos depois: reinterpretação sob diversos olhares


Coautora



Área:
Educação básica





Editora:
Cortez Editora


Ano:
2008


Sinopse: Este artigo detém-se sobre as interfaces entre o público e o privado a partir de uma reflexão que começa por breve incursão conceitual, quando são discutidos aspectos relativos ao significado mais geral dos termos. Em seguida, o texto concentra-se sobre a análise de dispositivos legais, com foco na Constituição de 1988 e na LDB de 1996.

Educação e gestão: extraindo significados da base legal


Coautora



Área:
Educação básica


ISBN:
978-85-8147-013-9




Editora:
UFRGS Editora


Ano:
2005


Sinopse: O presente ensaio pretende contribuir para o debate acerca da gestão no campo educacional, refletindo sobre três dimensões da gestão - a gestão educacional, a gestão escolar e a gestão democrática. Para tanto, recorre a elementos extraídos da base legal, situando aspectos relativos a cada um desses temas. Em qualquer campo de atuação, a gestão é atividade meio cuja existência articula-se a uma atividade fim. No caso dos sistemas educativos, reporta-se sempre a iniciativas voltadas para o ensinar e o aprender em espaços escolares.


Gestão educacional e resultados no INDEB: estudo de caso em dez municípios cearenses


Coautora



Área:
Educação básica


ISBN:
978-85-8147-013-9




Editora:
UFGD Editora


Ano:
2011


Sinopse: Este trabalho teve origem no estudo realizado em 10 municípios do estado do Ceará integrantes da amostra do projeto aprovado pelo Programa Observatório da Educação. As análises e os estudos do projeto do Observatório tomaram como referência cinco municípios em que os resultados do Ideb nas séries iniciais do ensino fundamental apresentaram maior evolução de 2005 para 2007 e cinco municípios que apresentaram maior resultado no ano 2007. Neste trabalho foi observado o comportamento dos resultados do Ideb nas séries iniciais e finais do ensino fundamental nos referidos municípios. O pressuposto de análise consiste em observar até que ponto a gestão municipal tem uma visão sistêmica para a sua rede educacional, atuando na melhoria do desempenho dos alunos nas duas etapas do ensino fundamental. O estudo trabalha com dados quantitativos obtidos em bases de dados nacionais como as do Ideb, as do Inep, e com dados qualitativos provenientes de pesquisa de campo realizada nos 10 municípios da amostra do projeto Observatório da Educação.


Financiamento da educação em municípios do Ceará: a busca de conciliação entre despesas e qualidade


Coautora



Área:
Educação básica


ISBN:
978-85-8147-013-9




Editora:
UFGD Editora


Ano:
2011


Sinopse: O tema financiamento da educação, para a grande maioria dos estudiosos da área tende a ser matéria árida, desconhecida e desinteressante. Com o aumento de exigências legais e do controle social em relação à transparência na gestão pública, contudo, começam a haver melhores instrumentos de acompanhamento de gastos neste setor. Ainda assim, por tratar-se de conteúdo técnico, é raro o cidadão comum apropriar-se desses conhecimentos. O presente texto propõe-se a tratar desta temática, de modo a promover esclarecimentos e contribuir para a cidadania através da disseminação deste importante conhecimento.


Gestão, avaliação e sucesso escolar: recortes da trajetória cearense


Coautora



Área:
Educação básica


ISBN:
ISSN 0103-4014




Editora:
USP


Ano:
2007


Sinopse: Este livro fala da Expedição escolas do Brasil teve por objetivo apresentar-se como uma contribuição ao conhecimento acerca da formulação, implementação e reformulação das políticas educacionais no país orientada por três temas geradores: política educacional, diversidade territorial e cidadania global. O projeto de pesquisa Política Educacional, Cidadania Global e Diversidade Territorial: Expedição Escolas do Brasil (EXPEd) foi desenvolvido com a finalidade de analisar nexos entre a formulação e implementação de políticas educacionais focalizando escolas públicas com características diferenciadas localizadas em uma amostra de 23 estabelecimentos situados nos seis biomas brasileiros (Mata Atlântica, Pampa, Cerrado, Caatinga, Amazônia e Pantanal).


Em busca de uma LDB cidadã


Autora



Área:
Educação básica


ISBN:
85-249-0280-9




Editora:
Cortez Editora


Ano:
1990


Sinopse: O presente texto apresenta uma análise da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para a compreensão e problematização das ideias pedagógicas.


Da omissão aos primeiros passos: raízes da política de formação de professores primários no Ceará


Coautora



Área:
Educação básica


ISBN:
978-85-7826-043-9




Editora:
Editora da UECE


Ano:
2009


Sinopse: O artigo apresenta resultados de pesquisa sobre formação docente no Ceará, no período de 1822 a 1922. Debruçando-se sobre a análise de documentos do Poder Público, objetivou-se investigar as raízes da política de formação de professores no Ceará. Dessa forma, buscou-se contribuir para a ampliação do ainda incipiente campo de estudos sobre o assunto no âmbito local e no período em foco. A metodologia adotada foi a pesquisa documental, com fontes primárias, norteada pela abordagem qualitativa na análise dos dados.


Estado e política de formação de magistério


Autora



Área:
Educação básica




Editora:
Cortez Editora


Ano:
1998


Sinopse: O estudo discute a formação do magistério como uma questão de Estado e de política educacional. Procede a uma reconstrução do tema a partir do passado, mostrando que os problemas atuais têm raízes encravadas na sociedade brasileira. São analisados dados sobre "funções docentes", constatando-se que no período 1994.96 houve aumento de professores de ensino fundamental com formação de 1° grau (incompleta e completa) e de 2° grau completa e redução daqueles com formação de 3° grau completa. São discutidas iniciativas dos anos 90 sobre a matéria, inclusive o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Finalmente, são apontados elementos de uma agenda para política de formação do magistério.


Políticas de formação em cenários de reforma


Coautora



Área:
Educação básica


ISBN:
85-308-0685-9




Editora:
Papirus Editora


Ano:
2002


Sinopse: Este trabalho se propõe a refletir acerca de algumas tendências marcantes da última década, discutindo seus possíveis impactos sobre a concepção de políticas de formação docente. O tema é abordado com base em uma perspectiva teórica e em um exame da educação no quadro de reformas mais amplas.



Educação básica no Ceará: construindo um pacto colaborativo


Coautora



Área:
Educação básica


ISBN:
978-85-7652-114-3




Editora:
UNESCO


Ano:
2010


Sinopse: Este artigo procura projetar luzes sobre a versão cearense do regime de colaboração construído em três fases distintas - aqui denominadas: instituição, organização e fortalecimento - a partir de meados dos anos 1990, sem perder de vista as raízes históricas que motivaram tal aproximação, bem como conquistas, dificuldades e desafios advindos do processo. O trabalho foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica e documental nas principais fontes da política educacional cearense (VIEIRA, 2006, 2008) e de reflexões da autora como protagonista de tal processo no período 2003-2005.


A defesa da escola pública e a Universidade


Coautora



Área:
Educação básica e superior


ISBN:
85-249-0548-4




Editora:
Cortez Editora


Ano:
1994


Sinopse: Nas palavras de Saviani, este livro contém "despretensiosas falas pronunciadas nos limites de debates cronometrados". (1984, p. 9). Trata-se de um conjunto de oito textos produzidos entre abril de 1980 e maio de 1983, que constitui rico registro da contribuição de Saviani ao debate sobre a escola pública e a universidade. Sob esse foco mais amplo, são apresentados temas que permeiam a obra do autor. As "falas" tanto tratam de assuntos de natureza filosófica, a exemplo da especificidade da educação, da relação trabalho produtivo versus improdutivo, produção material versus não-material, como discutem temas da ordem do dia na política educacional - a articulação entre o público e o privado, a pós-graduação, a estrutura departamental, a administração paritária etc. Sendo estes escritos do início da década de 80, é importante lembrar que neles se expressa um debate datado historicamente.