Links Externos

Comitê da Uece incentiva denúncia de abandono animal

Abandono animal é crime

O Comitê Gestor do "Projeto de Convivência com cães e gatos em estado de abandono no Campus Universitário Itaperi" realiza campanha de incentivo à denúncia de abandono de animais. A prática é crime, conforme Lei Federal n° 9.605 de 12 de fevereiro de 1998.

O Campus Itaperi apresenta problemas decorrentes da presença de um grande número de cães e gatos em estado de abandono. Essa situação vem se agravando com o acúmulo cada vez maior desses animais que vivem em condições precárias, com comprometimento do seu bem-estar e colocando, consequentemente, em risco a saúde humana.

"Algumas pessoas são indiferentes, outras sentem pena e existem ainda aquelas que maltratam. Contudo, muitos cães e gatos são abandonados diariamente em toda cidade, inclusive no Campus Itaperi. Esses animais estão na pracinha, nos corredores, nas salas de aula e nas cantinas. E eles estão nessas condições, porque foram abandonados, na maioria das vezes, pelos próprios tutores. Para evitar o aumento no número de animais em estado de abandono no Campus, a comunidade ueceana deve fazer sua parte e denunciar esse crime", destaca a coordenadora do Comitê e professora da Faculdade de Veterinária (Favet/Uece), Lorena Oliveira.

Em campanha, o Comitê Gestor orienta a comunidade ueceana e os transeuntes do Campus no procedimento de denúncia, como, por exemplo, fotografando a prática e entrando em contato pelos telefones disponíveis no Campus, bem como o "190" para casos de abandono fora da Universidade.