Histórico

A Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) foi criada em 19 de agosto de 1966, através da Lei n. 8.557. Foi estruturada como Autarquia Estadual em janeiro de 1967, pela da Lei nº. 8.716 e possuía autonomia administrativa, financeira, pedagógica e disciplinar, comum a outras instituições de ensino superior à época, no Ceará, como a Faculdade de Filosofia do Ceará, a Escola de Administração e a Escola de Veterinária do Ceará.

 

A abertura dos cinco primeiros cursos de Licenciatura – Letras, Pedagogia, Geografia, História e Matemática – foi autorizada pelo Conselho Estadual de Educação, através do Parecer nº. 425, em 1968. Aos 08 de novembro de 1967, foi publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará, o Decreto nº. 8.295, que permitiu a abertura das inscrições para o 1º Concurso Público de Provas e Títulos para o ingresso no Magistério Superior de profissionais que formariam o corpo docente da FAFIDAM.

 

Hoje a FAFIDAM tem 8 (oito) cursos de licenciatura: Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras (Inglês e Português), Matemática, Pedagogia e Química.

 

Também possui dois mestrados acadêmicos, o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) – realizado em parceria com a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, campus da UECE em Quixadá – e o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)

 

Em sua história, a FAFIDAM formou mais de 5.000 profissionais que atuam, principalmente, em escolas da educação básica das regiões do Baixo e Médio Jaguaribe. A instituição recebe estudantes dos municípios de Russas, Morada Nova, São João do Jaguaribe, Itaiçaba, Jaguaribe, Jaguaruana, Quixeré, Palhano, Alto Santo, Tabuleiro do Norte, Potiretama, Jaguaretama, Pereiro, Jaguaribara e Iracema, além de estudantes do Rio Grande do Norte e de outras regiões do estado do Ceará.