Strictu Sensu

Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino

O Curso de MESTRADO ACADÊMICO INTERCAMPI EM EDUCAÇÃO E ENSINO (MAIE) criado pela Resolução Nº 3385/2011-CEPE, de 16 de maio de 2011, Resolução nº 808– CONSU/UECE, de 27 de junho de 2011, Resolução Nº 879/2012- CONSU, de 25 de junho de 2012 e aprovado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em 22 de outubro de 2012, apresenta como área de concentração Educação, Escola e Movimentos Sociais, constituído por duas linhas de pesquisa: 1. Educação, Escola, Ensino e Formação Docente e 2.Trabalho, Educação e Movimentos Sociais.

 

O Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino, da Universidade Estadual do Ceará, terá caráter interdisciplinar, interdepartamental, Interinstitucional e intercampi, pautado na integração de dois campi voltados à formação de professores: a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) e a Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), localizadas no interior do Estado Ceará, respectivamente, nos municípios de Limoeiro do Norte e Quixadá. Os cursos de graduação das duas Faculdades são essencialmente de Licenciaturas Plenas, tendo o ensino, como eixo norteador da formação dos pesquisadores envolvidos nas atividades do Programa.

 

O Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAEI), com o corpo docente principal oriundo da FAFIDAM e FECLESC, vem somar e dialogar com os diversos grupos de pesquisas presentes no cenário da pós-graduação em educação no Brasil, cuja produção, em suas devidas especificidades, assume como marca investigativa por excelência, a análise crítica perspectivada e contextualizada dos fenômenos sócio-pedagógicos da universidade e dos movimentos sociais, ancorando, nesse sentido, as ações de intercâmbio, cooperação científica e acadêmica nas áreas de ensino.

 

Sobre os Objetivos do Maie:

Objetivo Geral

Formar professores pesquisadores capazes de compreender o fenômeno educativo dentro e fora da escola no contexto da totalidade social, relacionado às realidades regionais do Sertão Central e do Vale do Jaguaribe no Estado do Ceará, com a finalidade de intervir criticamente na práxis educativa cotidiana mediada pela relação dialética entre educação, escola e sociedade.

 

Objetivos Específicos:

Possibilitar a formação de pesquisadores capazes de entender a relação entre educação, escola, movimentos sociais e desenvolvimento sócio-econômico;

 

Propiciar fundamentação teórica para compreensão e valorização da escola pública como lócus privilegiado de socialização e produção de conhecimentos e como importante instrumento de transformação social;

 

Analisar do ponto de vista pedagógico, filosófico e político o ensino das várias áreas do conhecimento científico e os saberes necessários à formação humana em toda a sua complexidade;

 

Aprofundar conhecimentos sobre a relação entre trabalho, educação, cultura e movimentos sociais produzidos e socializados nas instituições escolares e não-escolares;

 

Examinar criticamente o papel do Estado na elaboração, veiculação e execução de políticas educacionais relacionadas à educação básica; – Compreender as relações entre o mundo do trabalho, a formação humana, o sistema educacional e os sujeitos sociais inseridos no fenômeno educativo;

 

Analisar as propostas e práticas de formação do professor na perspectiva da construção da autonomia da escola e dos alunos frente aos determinantes sócio-políticos contemporâneos;

 

Oferecer qualificação e aprimoramento aos profissionais da área da educação, envolvendo as diferentes licenciaturas, contribuindo na formação de mestres em educação e ensino.