II ENCONTRO DE SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID E PRP

14 de março de 2024 - 14:18

Na última segunda-feira, dia 11 de março, ocorreu na FAFIDAM a socialização das experiências dos Programas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica, edição 2022-2024. Este momento marcou o encerramento de 10 Subprojetos da FAFIDAM: 5 do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) nas áreas de Geografia, História, Letras/Português, Interdisciplinar/Biologia, Física e Química, e 5 do PIRP (Programa de Residência Pedagógica) em Letras/Português, Letras/Inglês, História, Ciências Biológicas e Química. Durante o evento, os bolsistas tiveram a oportunidade de compartilhar as experiências adquiridas ao longo da vigência dos subprojetos.

O PIBID é uma iniciativa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo proporcionar aos estudantes de licenciatura uma imersão prática no ambiente escolar das instituições de ensino básico público, bem como no contexto em que estão inseridas. Este programa oferece bolsas aos alunos participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de ensino superior em colaboração com as redes de ensino. Os projetos visam introduzir os licenciandos ao ambiente escolar desde o início do curso, estimulando a observação e reflexão sobre a prática profissional no contexto das escolas públicas. Os estudantes são acompanhados por um professor da escola e por um docente da instituição de ensino superior parceira do programa.

Já o Programa de Residência Pedagógica, uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem como objetivo fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática dos estudantes de licenciatura. Ele contribui para a construção da identidade profissional dos licenciandos, estabelece uma corresponsabilidade entre as instituições de ensino superior, as redes de ensino e as escolas na formação dos futuros professores, valoriza a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos e promove a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.