Semana Pedagógica voltada para professores inicia o ano de 2024

27 de fevereiro de 2024 - 11:47

A Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) deu início ao primeiro semestre de 2024 com a Semana Pedagógica, momento voltado para os professores da instituição com o objetivo geral de promover discussões que possibilitem um olhar crítico-reflexivo sobre as demandas das atividades docentes, com destaque para os desafios atuais, como ociosidade, evasão, abandono e permanência, além de promover o planejamento colaborativo.

No dia 20 de fevereiro, terça-feira, o corpo docente da FAFIDAM acompanhou as palestras: “Movimento de construção de trajetórias internacionais na graduação”, pela manhã, e “Avaliação em sala de aula: para quê e para quem”, à tarde. Promovidas pela PROGRAD e transmitidas no canal da UECE no youtube.

Já na quarta-feira, 21 de fevereiro, pela manhã, a Comissão de levantamento e análise de dados para enfrentamento ao abandono, desistência e ociosidade na FAFIDAM, formada pelos professores Thiago Soares, Wanderson Silva, Ricardo Bernardo e Marly Medeiros, apresentou o trabalho desenvolvido pela equipe e os dados levantados durante o semestre 2023.2, mostrando os objetivos da ação e as análises iniciais.

No período da tarde os docentes presentes reuniram-se em três grupos de trabalho para discutir o que provoca a realidade apresentada, quais ações estão sendo feitas para melhorá-la e o que ainda falta.

Essa atividade teve a coordenação da Profª. Lucenir Jerônimo, Diretora da FAFIDAM, e estiveram presentes coordenadores(as) ,vice-coordenadores(as), membros dos núcleos docentes estruturantes e demais professores dos cursos de graduação.

No último dia do evento, 22 de fevereiro, os docentes se reuniram com seus colegiados para planejar ações e práticas pedagógicas para o semestre de 2024.1.