Livros autorais

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Frota Pessoa


Autora



Área:
Autores cearenses


ISBN:
978-85-7019-522-7




Editora:
Editora Massangana


Ano:
2010


Sinopse: O propósito de organizar uma coleção de livros sobre educadores e pensadores da educação surgiu da necessidade de se colocar à disposição dos professores e dirigentes da educação de todo o país obras de qualidade para mostrar o que pensaram e fizeram alguns dos principais expoentes da história educacional, nos planos nacional e internacional. Sofia Lerche escreve sobre o autor Frota Pessoa, intelectual combativo na juventude, poeta, bacharel, jornalista e forte crítico da chamada oligarquia Accioly.


Estrutura e funcionamento da educação básica


Coautora



Área:
Educação básica


ISBN:
85-7529-072-x




Editora:
Edições Demócrito Rocha


Ano:
2002


Sinopse: O texto ora apresentado foi produzido para ser utilizado em disciplinas de Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, ofertadas em currículos de vários cursos de formação de professores. Pelo conteúdo discutido, pode também contribuir para a reflexão de outros interessados sobre as questões educacionais, de modo específico, aquelas ligadas à legislação. O estudo dá continuidade à reflexão iniciada em livro anterior, da Coleção Magister, denominado Política e Planejamento Educacional, elaborado pelas mesmas autoras.


Educação básica: política e gestão da escola


Autora



Área:
Educação básica


ISBN:
978-85-98843-74-2




Editora:
Liber Livro


Ano:
2011


Sinopse: Na presente obra, a autora Sofia Lerche discute, aprofunda e amplia as reflexões acerca da legislação e da política educacional brasileira e de como ela se efetiva na prática da gestão dos sistemas e das escolas. Inova, ao incluir na análise, aspectos relacionados a indicadores educacionais e sua utilização na avaliação de resultados e no planejamento de políticas públicas. Tal livro foi produzido a partir da experiência pedagógica da autora como docente da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio e de sua vivência em pesquisa e em gestão da educação, objetiva apresentar aos futuros professores e outros interessados uma visão problematizadora da situação deste nível da educação escolar no Brasil.



Desejos de reforma: legislação educacional no Brasil Império e República


Autora



Área:
Educação e legislação educacional


ISBN:
978-85-98843-76-6




Editora:
Liber Livro


Ano:
2008


Sinopse: A presente obra se propõe a construir uma visão sintética acerca de documentos marcantes da política educacional brasileira. O livro traz uma visão panorâmica da história dos principais documentos da legislação educacional promulgados após a independência brasileira, tratando das “grandezas e misérias” da evolução educacional no Brasil.


Volume 1: Inventário de legislação


Autora



Área:
Educação e legislação educacional


ISBN:
978-85-86260-89-6 (obra completa)




Editora:
INEP


Ano:
2008


Sinopse: O presente Inventário de Legislação integra a coleção Leis de Reforma da Educação no Brasil: Império e República, publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), através da Diretoria de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais (DTDIE). A iniciativa foi desenvolvida no âmbito das comemorações alusivas aos setenta anos do Inep e ao ensejo do vigésimo aniversário da Constituição de 1988, com o objetivo de preencher lacunas no que se refere à carência de publicações sobre o assunto e difundir as principais propostas de reforma concebidas ao longo da história da educação. A inclusão da análise da educação nas constituições brasileiras justifica-se pela importância de conhecer mais de perto as expectativas da sociedade em relação a esta matéria.


Volume 2: 1827 - 1879


Autora



Área:
Educação legislação educacional


ISBN:
978-85-86260-89-6 (obra completa)




Editora:
INEP


Ano:
2008


Sinopse: O presente volume sobre as leis de reforma da educação no Império, concebidas no período 1827-1879, integra a coleção Leis de Reforma da Educação no Brasil: Império e República, publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), através da Diretoria de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais (DTDIE). A iniciativa foi desenvolvida no âmbito das comemorações alusivas aos setenta anos do Inep e ao ensejo do vigésimo aniversário da Constituição de 1988, com o objetivo de preencher lacunas no que se refere à carência de publicações sobre o assunto e difundir as principais propostas de reforma concebidas ao longo da história da educação.



Volume 3: 1890 - 1925


Autora



Área:
Educação e legislação educacional


ISBN:
978-85-86260-89-6 (obra completa)




Editora:
INEP


Ano:
2008


Sinopse: O presente trabalho sobre as leis de reforma da educação na Primeira República, concebidas no período 1890-1925, integra a coleção Leis de Reforma da Educação no Brasil: Império e República, publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), através da Diretoria de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais (DTDIE). A iniciativa foi desenvolvida no âmbito das comemorações alusivas aos setenta anos do Inep e ao ensejo do vigésimo aniversário da Constituição de 1988, com o objetivo de preencher lacunas no que se refere à carência de publicações sobre o assunto e difundir as principais propostas de reforma concebidas ao longo da história da educação.


Volume 4: 1931 - 2007


Autora



Área:
Educação e legislação educacional


ISBN:
978-85-86260-89-6 (obra completa)




Editora:
INEP


Ano:
2008


Sinopse: O presente trabalho sobre as leis de reforma da educação concebidas entre o primeiro governo de Getúlio Vargas e o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, correspondentes ao período 1931-2007, integra a coleção Leis de Reforma da Educação no Brasil: Império e República, publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), através da Diretoria de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais (DTDIE). A iniciativa foi desenvolvida no âmbito das comemorações alusivas aos setenta anos do Inep e ao ensejo do vigésimo aniversário da Constituição de 1988, com o objetivo de preencher lacunas no que se refere à carência de publicações sobre o assunto e difundir as principais propostas de reforma concebidas ao longo da história da educação.



A educação nas constituições do Ceará (volume 1)


Organizadora



Área:
Educação e legislação educacional


ISBN:
85-86260-43-6 (impresso) | ISBN 85-86260-44-4 (v. 1)




Editora:
INEP


Ano:
2006


Sinopse: A coleção “Documentos da Educação Brasileira” é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no sentido de preservar a história e a memória da educação brasileira. O presente trabalho, Documentos de Política Educacional no Ceará: Império e República, direcionado para o resgate de documentos significativos produzidos a partir do Império, dá sequência aos volumes anteriormente publicados na coleção.



Ementário da legislação educacional do Ceará (volume 2)


Organizadora



Área:
Educação e legislação educacional


ISBN:
85-86260-43-6 (impresso) | ISBN 85-86260-45-2 (v. 2)




Editora:
INEP


Ano:
2006


Sinopse: O presente trabalho, Documentos de Política Educacional no Ceará: Império e República, direcionado para o resgate de documentos significativos produzidos a partir do Império, dá sequência aos volumes anteriormente publicados na coleção.



Leis de reforma da educação do Ceará (volume 3)


Organizadora



Área:
Educação e legislação educacional


ISBN:
85-86260-43-6 (impresso) | ISBN 85-86260-46-0 (v. 3)




Editora:
INEP


Ano:
2006


Sinopse: O presente trabalho, Documentos de Política Educacional no Ceará: Império e República, direcionado para o resgate de documentos significativos produzidos a partir do Império, dá sequência aos volumes anteriormente publicados na coleção. Textos produzidos no âmbito de diferentes Estados brasileiros, antes de difícil acesso, agora estão disponibilizados a pesquisadores e a outros interessados neste campo.



Guia de fontes em política educacional do Ceará (volume 4)


Organizadora



Área:
Educação e legislação educacional


ISBN:
85-86260-43-6 (impresso) | ISBN 85-86260-47-9 (v. 4)




Editora:
INEP


Ano:
2006


Sinopse: O presente trabalho, Documentos de Política Educacional no Ceará: Império e República, direcionado para o resgate de documentos significativos produzidos a partir do Império, dá sequência aos volumes anteriormente publicados na coleção. Textos produzidos no âmbito de diferentes Estados brasileiros, antes de difícil acesso, agora estão disponibilizados a pesquisadores e a outros interessados neste campo.


Política educacional no Brasil: introdução histórica


Coautora



Área:
Educação básica


ISBN:
978-85-98843-39-1




Editora:
Liber Livro


Ano:
2011


Sinopse: Este é um livro sobre a história da política educacional brasileira, elaborado com o objetivo pedagógico de oferecer um mapa da trajetória das diretrizes da educação brasileira aos interessados e iniciantes neste campo, publicado pela primeira vez em 2003.



Política e planejamento educacional


Coautora



Área:
Educação básica


ISBN:
85-7529-073-8




Editora:
Edições Demócrito Rocha


Ano:
2002


Sinopse: Este livro tem por objetivo refletir sobre noções de política e planejamento educacional, conhecimentos importantes na formação de educadores, sejam eles professores, pedagogos, gestores ou profissionais outros. Parte do material aqui apresentado foi inicialmente utilizado em disciplinas nas áreas de planejamento e de política educacional ministradas pelas autoras, tendo sido concebido para uso em sala de aula.



Pesquisa educacional: o prazer de conhecer


Coautora



Área:
Educação básica


ISBN:
85-7529-105-x




Editora:
Edições Demócrito Rocha


Ano:
2002


Sinopse: Este é um livro que compreende a pesquisa educacional como produtora de conhecimento e prática fundante da formação de professores. Propõe-se um processo de formação visando o disciplinamento necessário para a reflexão sistemática e científica de profissionais engajados no campo da educação e comprometidos com uma sociedade de verdadeira cidadania. Foi este, igualmente, o intuito curricular consensual que a equipe pedagógica, formada por docentes especialistas de quatro universidades públicas do Ceará, imprimiu no Programa Magister de formação, em nível superior, de docentes em atividade nas escolas públicas cearenses, desenvolvido pelas referidas Universidades.



História da educação no Ceará: sobre promessas, fatos e feitos


Autora



Área:
Educação básica


ISBN:
85-7529-131-9




Editora:
Edições Demócrito Rocha


Ano:
2002


Sinopse: A obra contempla uma vasta periodização iniciada com as ações, a partir da colonização e a presença dos jesuítas, perpassando grandes momentos históricos, como Primeiro e Segundo Reinados, fase republicana, varguismo, ditadura militar, enfim, destacando o surgimento do Lyceo e a obra de Tomaz Pompeu de Souza Brasil.



Gestão escolar no Brasil


Coautora



Área:
Educação básica


ISBN:
976-65-5652-014-8




Editora:
FGV Editora


Ano:
2020


Sinopse: Este livro é destinado aos que desejam conhecer mais sobre a temática da gestão escolar. Foi pensado para estudantes e profissionais desse campo, sobretudo para professores que ocupam as funções de direção e coordenação escolar. Por isso mesmo, foi escrito de forma didática, apresentando informações essenciais e aprofundando reflexões estratégicas para a compreensão dos desafios envolvidos na tarefa de promover uma gestão voltada para a aprendizagem das crianças e dos estudantes de toda a educação básica.