Links Externos
Telefones úteis
Redes Sociais

Calendário
Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Palestra de Abertura da Semana de Integração da FAFIDAM: “O papel da Educação Superior no interior do Ceará”
PDF
Imprimir
E-mail

O dia de abertura da semana de integração da FAFIDAM/UECE (14) teve a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE), Inácio Arruda, com a palestra “O papel da Educação Superior no interior do Ceará”.

Na noite desta segunda-feira (14), se deu início a semana de integração da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), um dos campi da Universidade Estadual do Ceará (UECE), localizado na cidade de Limoeiro do norte, Ceará. Este evento, a ser realizado no período de 14 a 18 de agosto, tem por finalidade receber os novos estudantes que ingressam este semestre nesta unidade de ensino. Durante uma semana são oferecidas palestras, mesas-redondas, cine-debates, entre outros, a fim de promover discussões pertinentes sobre assuntos que refletem diretamente no desenvolvimento da universidade e de cada curso, permitindo ainda que esses estudantes conheçam a graduação escolhida e a instituição.

O evento foi iniciado com um momento cultural com banda de música da região. A mesa de abertura contou com a presença do diretor da FAFIDAM João Rameres Regis, do vice-coordenador do curso de licenciatura em Química Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior e do secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE), Inácio Arruda, que palestrou sobre o tema “O papel da Educação Superior no interior do Ceará”. O secretário pautou sua fala nos avanços que a educação do estado do Ceará já obteve como o desenvolvimento dos campi da Universidade Estadual, que contempla nove municípios cearenses, a implementação dos institutos federais (IFCE) e também nos desafios que até então estão sendo enfrentados para alcançar mais melhorias. Acrescentou ainda como fatores políticos interferem diretamente na educação brasileira.

Mesa de abertura composta pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE) Inácio Arruda, pelo diretor da FAFIDAM João Rameres Regis e pelo vice-coordenador do curso de licenciatura em Química Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior.

Em seguida, foi apresentado um vídeo do reitor da UECE, José Jackson Coelho Sampaio, falando que a semana da integração tornou-se um evento comum em todos os Campi da Universidade, e acrescentou que a UECE já atende muitos municípios da região do Vale do Jaguaribe. Finalizou sua fala citando os mestrados e doutorados, que estão sendo oferecidos, e a quantidade de graduados já formados pela instituição. Este momento inicial do evento foi encerrado com uma sessão de perguntas do público aos integrantes da mesa de abertura.