5° Conferência Nacional Livre de Ciência, Tecnologia e Inovação da UNE na FAFIDAM/UECE

26 de abril de 2024 - 13:25

Nesta segunda-feira (22/04/2024) ocorreu na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Limoeiro do Norte/CE, a 5° Conferência Nacional Livre de Ciência, Tecnologia e Inovação dos estudantes com a presença de representantes estudantis das três Universidades Públicas do Ceará.

O objetivo da conferência foi debater sobre a Produção Científica e Tecnológica nas Universidades e suas contribuições para o desenvolvimento do Brasil. Sabemos que atualmente as universidades públicas são responsáveis por produzir 90% de toda ciência e tecnologia do país, no entanto, o investimento destinado a essa área é baixo, por isso se faz necessário debater sobre sua importância e expor o que vem sendo desenvolvido.

O evento apresentou em sua programação, apresentação de trabalhos científicos expostos pelos discentes de diversos cursos, mesa redonda e debates sobre a produção científica e tecnológica nas universidades e suas contribuições para o desenvolvimento do Brasil.

Para contribuir com o momento estiveram participando na conferência, a Diretora da FAFIDAM, Professora doutora Maria Lucenir Jerônimo Chaves, a professora pesquisadora doutora Helena Serra Azul (UFC), que é líder do grupo de pesquisa LAFAVET, CNPQ, RENORBIO e SBFTE,  Inácio Arruda, Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Caio Oliveira, estudante, educador social, comunicador popular, produtor cultural (UFC), professora Mestre Maria Pereira, socióloga (UFC), secretaria geral, comunicadora Eduarda Maria (AME, JPL), Cida Rodrigues, estudante, coordenadora, representante (JPL, UNE) no Ceará.

Foi uma conferência marcante e com o propósito de reivindicar condições para avanços para uma sociedade científica e democrática.