O que faz um técnico de Gerência em Saúde?

2 de setembro de 2020 - 16:19

O mercado de trabalho está mudando e a cada dia surgem novas profissões promissoras a seguir, nas mais diversas áreas. Na saúde, é comum pensarmos nas ocupações tradicionais, como médico, enfermeiro, odontólogo, fonoaudiólogo. Contudo, quando se fala em gestão de unidades de saúde, uma nova carreira está em ascensão: a de técnico em Gerência de Saúde. Na pactuação 2020, o MedioTec/Pronatec/Funece repete o sucesso de outros períodos e oferta novamente o curso em sete sete turmas, nos municípios de Acaraú, Beberibe, Brejo Santo, Campos Sales Iguatu, Mombaça e Quixadá.

A coordenadora do curso técnico em Gerência de Saúde do Pronatec/Funece, professora Francisca Montesuma, informa que, entre as atribuições dos profissionais, eles podem dar suporte no transporte de pacientes, no almoxarifado, na dispensação de materiais e medicamentos na farmácia, na organização das unidades de atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), e também na rede privada. “O técnico em Gerência de Saúde recebe treinamento na perspectiva de práticas hospitalares, atendendo no sistema único de saúde, na área do suporte administrativo”, explica.

Ainda de acordo com a professora Montesuma, o técnico deve receber treinamento sobre abordagem dos pacientes, encaminhar, orientar os demais departamentos para um atendimento humanizado, e dar suporte à administração da unidade de saúde onde atua. “Os principais ensinamentos do curso oferecido pelo MedioTec/Pronatec/Funece são baseados nas diretrizes do SUS, para atendimento às demandas dos usuários desse sistema”, ressalta a coordenadora.

Com carga-horária de 1.200h distribuídas entre disciplinas teóricas e práticas, os estudantes aprendem sobre ética, cidadania, relações humanas, gestão e planejamento em saúde, prevenção e biossegurança, execução financeira, empreendedorismo, modelos de atenção à saúde, entre outros assuntos.

A professora Montesuma esclarece ainda que, embora a profissão ainda não esteja consolidada, existe alta demanda por técnicos em Gerência de Saúde. “Os estudantes são preparados para lutar pelo reconhecimento da profissão. É uma profissão nova, tendo em vista que as pessoas que exercem a função possuem outra formação e se desdobram para dar conta de outras atividades que seriam da gerência em saúde. Daí a necessidade de fundamentar a inserção dos tais na equipe de saúde”, analisa.

Segundo Montesuma, é comum que o contato com a área técnica em Gerência de Saúde seja uma oportunidade do primeiro contato dos estudantes com a área, ainda no ensino médio, e que isso instigue o interesse em seguir outras carreiras de saúde. São muitos ganhos, que vão além da incrementação no currículo. “Ainda que seja uma profissão nova, pode haver um despertamento para áreas da saúde já consagradas, tendo a riqueza curricular do curso técnico de gerência em saúde. Além disso, é  uma oportunidade de visualizarem novos horizontes, novas amizades, novas tecnologias, novas caminhos a serem percorridos”.