O que faz um técnico em Contabilidade?

24 de agosto de 2020 - 19:27

Desde 2017, a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) vem, por meio do MedioTec/Pronatec, oferecendo a jovens cearenses de escolas públicas a oportunidade de fazer um curso técnico simultaneamente ao Ensino Médio.

Entre os critérios para escolha dos cursos, está o índice de empregabilidade das áreas, o que contribui para a conquista de um espaço pelos jovens no mercado de trabalho, transformando sua realidade e de suas famílias.

Um dos cursos oferecidos pelo MedioTec/Pronatec/Funece na pactuação 2020, o técnico em Contabilidade forma profissionais aptos a executar as funções de planejamento, operação, controle e avaliação referentes à contabilidade, podendo dar apoio nas áreas financeiras, patrimonial e de pessoal. É o que explica o coordenador da área de Contabilidade do MedioTec, professor Marcos Aurélio Maia.

Segundo o professor, os conhecimentos previstos no curso possibilitam aos técnicos atuarem de forma ativa do processo de gestão das organizações. “As possibilidades de atuação são diversificadas, compreendendo as empresas públicas e privadas de um modo geral e do terceiro setor”, detalha o coordenador.

Além da formação profissionalizante, o curso técnico em Contabilidade promove uma integração de conhecimentos, conforme Marco Aurélio Maia, buscando desenvolver as habilidades pessoais e valores profissionais em um contínuo estímulo à inovação e à criatividade, por meio de uma visão crítica e ética.

O professor Marco Aurélio ressalta que desde o início do curso os jovens são orientados a estarem motivados para estudar nas duas modalidades de educação (curso técnico e ensino médio regular). Para um melhor aproveitamento, ele sugere que os alunos devem colaborar com as orientações dos professores.

MERCADO DE TRABALHO

O professor Marco Aurélio informa que a matriz curricular curso técnico em Contabilidade oferta disciplinas que ensinam o estudante a aprender e compreender assuntos como contabilidade geral, contabilidade comercial, direito do trabalho, direito tributário, finanças, demonstrações financeiras. “Para isso, o curso Técnico em Contabilidade possui um corpo de professores que passaram por um processo de seleção pública e receberam capacitação para ministrarem as disciplinas. Os professores ministram aulas utilizando metodologias participativas e ativas em sala de aula, com o objetivo de melhor preparar os alunos para o mercado de trabalho”, explica o professor Marcos Aurélio.

No Ceará, o curso é oferecido em vários municípios, com singularidades específicas. De acordo com o coordenador da área no MedioTec, as oportunidades existentes estão relacionadas à aplicação da contabilidade em qualquer serviço de escrituração contábil, em projetos contábeis, interpretação da legislação trabalhista e tributária no comércio e nas organizações federal, estadual e municipal.

O professor Marco Aurélio ressalta que o MedioTec se dedica a preparar os alunos para além do mercado de trabalho, uma vez que a educação ensina para a vida. “O ensinamento principal do Mediotec/Pronatec é gerar novas perspectivas para que o aluno do ensino médio se prepare para ingressar no mercado de trabalho, finalizando mais uma etapa da sua vida, e que lhe tenha proporcionado uma experiência única e extremamente produtiva”.

Na atual pactuação, o curso técnico em Contabilidade contempla jovens nos municípios de Aracoiaba, Pacoti, Piquet Carneiro e Tauá.

PACTUAÇÃO 2020

Em 2020, o MedioTec oferta para vagas em cinco cursos técnicos: Agronegócio, Segurança do Trabalho, Comércio, Contabilidade e Gerência de Saúde.

As vagas deste ano estão distribuídas em 22 turmas, contemplando 20 municípios cearenses: Acaraú, Aracoiaba, Beberibe, Brejo Santo, Campos Sales, Caucaia, Fortaleza, Guaiuba, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Maranguape, Mauriti, Missão Velha, Mombaça, Pacoti, Piquet Carneiro, Quixadá e Tauá.

Os cursos são na modalidade presencial. No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, as aulas da pactuação 2020 tiveram início na modalidade remota. As aulas virtuais do MedioTec 2020 seguem até 31 de dezembro.