Alunos de Quixadá fazem visita técnica em Unidade do PSF e CAPS do município

7 de julho de 2021 - 17:46

A turma do curso técnico em Gerência de Saúde (MedioTec) do município de Quixadá visitou no fim de junho o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS 2) a Unidade do PSF de Quixadá. O intuito foi apresentar o serviço e aproximar os alunos, na prática, dos diversos conteúdos apresentados nas disciplinas ministradas, mostrando a importância e aplicação dos conceitos estudados no dia a dia dos serviços de saúde.

No CAPS 2, os alunos foram recebidos pela enfermeira Aleide Viana, também professora do curso técnico. “O momento foi dinâmico e participativo, possibilitando a retirada de dúvidas e partilha de experiências dos alunos e profissionais ali presentes, fortalecendo o conhecimento do grupo”, relatou Aleide.

Na visita à Unidade de Saúde Centro, os alunos foram acompanhados pela professora Rose-Eloíse Holanda. A turma conheceu o funcionamento da unidade e como está o atendimento durante a pandemia de Covid-19. Os jovens conversaram com a Gerente da Unidade sobre suas atribuições e dificuldades para exercer sua função na unidade.

“As visitas ao CAPS 2 e na Unidade de Saúde foram importantes, pois os alunos têm a possibilidade de agregar o conhecimento teórico à prática, pois desde o início do curso estão em aulas remotas. No ensino remoto, os alunos aprendem toda a teoria da disciplina, mas na visita eles podem ver como podem atuar após a finalização do curso”, avaliou a professora docente Rose-Eloíse.

O estudante Douglas Macário, assim como a professora, ressaltou que a experiência oportunizou que os estudantes conhecessem de perto conceitos que aprenderam nas aulas remotas. “Foi uma experiência muito bacana, porque permitiu a nós alunos vermos as coisas que nós só tínhamos visto durante a aula online, e ver aquilo presencialmente foi muito gratificante. E também vimos as pessoas com quem a gente estudou por mais de um ano on-line. Agora no presencial, por um momento fez pensar que as coisas possam voltar a ser como eram antes”, avaliou.

A estudante Anna Luiza Sousa enfatizou a importância de valorizar os profissionais de saúde. “A manhã foi superprodutiva e a gente pôde ver de perto o que já estudamos na teoria. Foi uma base a mais para os nossos conhecimentos e podemos entender melhor o que cada profissional passa e o que é necessário fazer em cada situação. Senti que precisamos valorizar mais os nossos profissionais de saúde, pois eles aguentam muitas coisas, nem sempre é do jeito que as pessoas querem. Eu percebi que no CAPS, por ser atenção secundária, eles não ganham tanta atenção”, opinou.

“A visita técnica foi muito importante, uma experiência única, onde pudemos ver as dificuldades que os funcionários passam e também o que eles fazem pra superar as adversidades e dar o seu melhor para atender os usuários da melhor forma possível”, destacou a aluna Laíza Lopes.