O que faz um técnico em Segurança do Trabalho?

26 de agosto de 2020 - 21:28

Investir em prevenção e segurança nas empresas de todos os portes e áreas de atuação é essencial para o sucesso dos empreendimentos, sobretudo para reduzir os riscos de acidentes e preservar vidas de funcionários. Esse é um dos motivos pelo qual a carreira de técnico em Segurança do Trabalho se encontra em alta no mercado, garantindo muitos postos de trabalho e realização profissional.

Tendo em vista a relevância desta carreira e com o objetivo de contribuir para a profissionalização de alunos do ensino médio da rede pública, o Pronatec/MedioTec/Funece oferta atualmente novas turmas do curso técnico em Segurança do Trabalho, por meio da pactuação 2020. Atualmente o curso conta com quatro turmas nos municípios Acaraú, Caucaia, Fortaleza e Itapipoca.

Segundo o coordenador do curso técnico em Segurança do Trabalho do MedioTec, professor Carlos Oliveira, o profissional da área é responsável por preservar a integridade física dos funcionários das empresas. Cabe ao técnico em Segurança do Trabalho inspecionar as condições de trabalho, equipamentos e instalações, visando garantir a eliminação de riscos à saúde dos trabalhadores. Outra de suas funções é fazer com que as normas sejam cumpridas para atuar de maneira preventiva.

“Para isso, é preciso que o técnico em segurança do trabalho mapeie as condições inseguras, defina planos de ação para tratá-las, acompanhe a implementação das ações e, principalmente, oriente os funcionários quanto ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e quanto às normas internas e externas de segurança”, explica o professor Carlos.

Ainda de acordo com o coordenador, o campo de atuação do profissional é bem vasto. O técnico pode trabalhar em fábricas da construção civil, hospitais, empresas comerciais, indústrias, mineradoras e qualquer outro local onde haja trabalhadores. “Ele trabalha em diversas áreas atuando na prevenção de acidentes e, por isso, as vagas para técnico de Segurança do Trabalho são muitas”, destaca o coordenador, reforçando que os segmentos de trabalho não regulamentados por 37 normas (as normas regulamentadoras, conhecidas por NRs).

Uma das normas regulamentadoras de segurança, a NR 4, determina que as empresas, sejam elas públicas ou privadas, cujos funcionários sejam regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), devem manter serviços especializados de segurança e medicina do trabalho.

Como se tornar um bom profissional

Sobre as habilidades para ser um bom técnico em Segurança do Trabalho, o professor aconselha que o profissional tenha disciplina, saiba dizer “não” (para não abrir exceções nas inspeções de segurança), tenha um bom relacionamento com os funcionários e goste de estudar. Além das normas regulamentadoras, é preciso que o técnico conheça o processo da empresa e seus possíveis riscos.

Em Fortaleza, conforme o professor Carlos, um técnico em Segurança ganha entre R$ 1.940,70 (média do piso salarial 2020 de acordos, convenções coletivas e dissídios) e o teto salarial de R$ 3.734,65. A média salarial fica em R$ 2.126,35 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais. Os dados são de pesquisa do portal Salário, junto a dados oficiais divulgados pelo Novo CAGED, eSocial e Empregador Web pela Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo Ministério do Trabalho e Emprego). O levantamento foi realizado com amostra de 434 salários de profissionais admitidos e desligados oficialmente pelas empresas.

O coordenador do curso informa ainda que o cargo de técnico em Segurança do Trabalho em Fortaleza apresenta, em média, perfil profissional médio de um trabalhador com 40 anos, do sexo masculino, ensino médio completo, que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de construção de edifícios. “Hoje este mercado está em crescente evolução profissional, pois é necessário para minimizar perdas (vidas), sequelas e danos ao patrimônio”, avalia Carlos Oliveira.

MedioTec

O curso técnico oferecido pelo MedioTec/Pronatec/Funece tem grade curricular dividida em módulos, contemplando uma carga horária de 1.200 horas. “Cada módulo testa os alunos em diferentes competências – teóricas e práticas – para que se tornem profissionais exemplares no mercado”, ressalta Carlos. Entre as disciplinas, os estudantes aprendem Ética Profissional, Informática Básica, Ergonomia, Legislação e Normas, Desenho Técnico, Educação e Gestão Ambiental, Medicina do Trabalho.

“O Mediotec/Pronatec/Funece, prepara este aluno da melhor forma possível, basta analisar a sua matriz curricular para esta formação técnica: muito bem dividida, detalhando com muito cuidado as disciplinas mais exigidas do mercado de trabalho e privilegiando uma carga horária digna de cursos específicos, deixando assim uma contribuição bastante proveitosa para estes futuros profissionais”, avalia o coordenador.

O professor Carlos Oliveira incentiva os alunos a manterem a disciplina durante o curso, principalmente neste período de aulas remotas, imposto pela pandemia da Covid-19. Segundo ele, é importante manter o foco nos estudos, contando sempre com o suporte da equipe de profissionais do programa.

“Os estudantes de uma forma geral vivem hoje um momento atípico por conta da modalidade remota. Neste formato a diferença é bem acentuada, pois para que tenham uma performance máxima, terão que ser mais organizados, com maior interesse, mais foco, cumprindo suas tarefas em tempo hábil. A perseverança será um diferencial. Terão ainda que despertar o interesse sobre os assuntos abordados, alguns bem técnicos. Em contrapartida, o curso irá proporcionar conhecimentos de ordem geral que deverão ser aplicados no seu dia a dia, melhorando a segurança em seus lares, e suas atividades profissionais, gerando assim uma conscientização sobre os riscos existentes nos ambientes em geral”, conclui.