Seminários são estratégia para garantir aprendizado de qualidade em Beberibe

17 de fevereiro de 2021 - 22:19

Terminar de ler um texto e perceber que não se lembra ou que não compreendeu o conteúdo não é algo raro de acontecer quando se está estudando ou lendo sobre um conteúdo pela primeira vez. Às vezes, mesmo após várias leituras, é difícil assimilar as ideias. Essa dificuldade pode ser superada a partir da adoção de outros métodos de aprendizagem, a exemplo da apresentação de seminários realizada nesta quarta-feira (17) pelos alunos da turma de Gerência de Saúde do MedioTec/Pronatec/Funece de Beberibe.

“O seminário nos estimula a estudar mais e a aprender melhor, pois, antes de apresentarmos o trabalho, a gente tem que pesquisar sobre o assunto definido, escrever sobre ele e organizar mentalmente as informações para repassá-las durante a apresentação. A aula tradicional é boa, mas pesquisar sobre um tema e apresentá-lo em seminário é muito melhor. Durante a apresentação, o professor também vai fazendo perguntas e comentários que nos ajudam a aprender ainda mais”, opina o estudante João Vitor Monteiro que, juntamente com alguns colegas, apresentou um seminário sobre as diferentes formas de gerenciamento na disciplina de Gestão e Ferramentas Gerenciais.

Orientados e incentivados pelo professor Olivon Leite, os estudantes se esforçam para dominar o assunto e, assim, apresentar bons seminários e ajudar os colegas na compreensão do tema. “Essa é uma forma ativa de conhecimento que estimula o estudante a buscar informações, a processá-las e a pensar em como aplicá-las na realidade da profissão para a qual estão sendo formados”, diz, destacando que as aulas são pensadas conforme a Pirâmide de Aprendizagem do psiquiatra norte-americano William Glasser, que estudava a saúde mental, o comportamento humano e a educação.