Treinamento em combate a princípio de incêndio mobiliza estudantes do MedioTec de Caucaia

25 de outubro de 2021 - 08:31

Os estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho (MedioTec/Pronatec) do município de Caucaia participaram de aula prática de combate a principio de incêndio, de acordo com a Norma Técnica de n° 001/2008, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

O momento ocorreu em setembro, durante a disciplina de Técnica de Treinamento, ministrada pelo professor Ítalo Carneiro. Segundo o coordenador do curso de Segurança do Trabalho, professor Carlos Oliveira, os alunos participaram de uma simulação de combate a princípios de incêndio, maneabilidade das mangueiras e GLP (gás de cozinha), sinalização de segurança e procedimentos de emergência. Os jovens aprenderam e puderam testar como é o funcionamento de extintores de incêndio, hidrantes, lançamentos e guarda de mangueira, bem como GLP e áreas classificadas, detalha o professor.

Participaram do momento a coordenadora local do MedioTec em Caucaia, professora Jéssica Varela, o coordenador do Polo Novo Pabussu, professor Lúcio Moreira, que acolheu o pedido da professora Jessica para a realização da aula prática; e a coordenadora adjunta do Polo Novo Pabussu, professora Fátima Sousa.

“Tudo isso só pode ser realizado com a parceria do professor José Nelson Arruda Filho, coordenador regional, que viabilizou o acontecimento da aula prática”, ressalta o professor Carlos Oliveira.

Aulas de campo

O coordenador do curso técnico de Segurança do Trabalho vem percorrendo os polos que sediam os cursos para realizar treinamentos in loco com os alunos do curso. Neste mês de outubro, a turma do município de Acaraú também participou de treinamento em combate a principio de incêndio.