Alunos de Acaraú compartilham com colegas conceitos de segurança na construção civil

11 de março de 2021 - 12:47

Estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho (MedioTec) de Acaraú tiveram a oportunidade de fixar os conhecimentos e aprender a falar em público com desenvoltura durante apresentação de seminários da disciplina de Segurança na Construção Civil. Os trabalhos ocorreram de forma virtual, pela plataforma Google Meet, com avaliação da professora Cristiane Gurgel.

“A professora Cristiane foi pioneira nessa turma ao fazer esse tipo de atividades com os alunos. Eles adoraram essa experiência, que também possibilitou mais amizades entre os colegas. Essa atividade é muito importante para eles como futuros técnicos em Segurança do Trabalho, pois ajuda a desinibir e falar em público. A aula foi muito participativa, com debates entre a turma”, conta o coordenador local de Acaraú, Fred do Nascimento.

Os jovens apresentaram aos colegas os conhecimentos das normas regulamentadoras (NR) NR-18 (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção), NR-06 (Equipamentos de Proteção Individual -EPI), NR-11 (Movimentação, armazenagem e manuseio de materiais), NR-26 (Sinalização de Segurança), NR-33 (Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados) e NR-35 (Trabalho em altura).

A professora Cristiane conta que cinco equipes apresentaram os temas, com o objetivo da atividade foi trazer uma atividade mais dinâmica para a turma, mesmo em ambiente remoto. “Para obter uma maior interação entre os alunos optei por atividades mais lúdicas, para fortalecer a autonomia dos participantes e contribuir para seu crescimento profissional. É importante promover o aprendizado dos alunos, favorecendo o protagonismo deles na realização dos seminários, que proporcionam o conhecimento e momentos mais dinâmicos e de integração em equipes. Falei ainda sobre a possibilidade de eles, como técnicos em segurança, assim como eu, um dia se tornarem professores, difusores do saber. Por isso, é essencial que os alunos aprendam a serem mais desinibidos, com autoconfiança e responsabilidade”, relata a docente.

O estudante Rian Oliveira dos Santos, 19 anos, elogiou a iniciativa da professora Cristiane Gurgel em promover apresentação dos seminários entre os alunos. A equipe dele apresentou aos colegas conceitos relacionados a andaimes e plataformas.

“Além de quebrar a monotonia do estudo remoto, ajudou a fixar os conhecimentos, porque uma vez compreendido o conteúdo, tínhamos que passar adiante para os colegas. O estudo da RN-18, que trata da segurança na indústria da construção civil, é essencial para o técnico em segurança, pois podemos atuar na área da construção civil, que é uma das atividades econômicas que mais apresenta dados em acidentes de trabalho. E a partir da obtenção do conhecimento, percebemos muitas coisas erradas que podem causar danos na vida do colaborador”, pontua o jovem.

Para a aluna Camila Lindsey, 17 anos, os trabalhos contribuíram para fixação dos conteúdos. “A experiência é ótima, o frio na barriga antes de apresentar cada trabalho, é uma oportunidade única que eu nunca pensei que poderia participar. Sou muito grata ao programa por nos permitir esses momentos únicos. A matéria em si é ótima e vai me ajudar muito em minha possível escolha de carreira. Sou muito grata também à professora Cristiane, que sempre tá nos proporcionando esses momento tão ricos de aprendizagem”.