Uece Hoje: a universidade como “segunda casa” durante a graduação

10 de julho de 2024 - 11:17

 

Mesmo com desafios como toda universidade pública, a Uece é muito querida, sendo considerada uma “segunda casa”. Esse sentimento é muito forte durante a graduação, quando laços afetivos são criados, novos desafios são colocados e o tempo no campus passa a ser maior que ao lado da família. Um dos muitos estudantes de graduação que carrega esse sentimento é Kauane Freitas da Silva, que está no 3º semestre do curso de Enfermagem. “A Uece é, para muitos alunos, inclusive para os alunos de Enfermagem, como se fosse uma segunda casa, já que nosso curso é integral. E, para mim, a Uece foi minha segunda casa antes mesmo de eu ser aluna de graduação, porque eu fiz o curso pré-vestibular na instituição”.

O carinho de Kauane pela Uece é ainda maior por ter a consciência de que daqui levará conhecimento para sua vida e sua profissão. “A qualidade do ensino na Uece e dos meus professores é maravilhosa, eles são todos profissionais bastante capacitados para estarem ali compartilhando e trazendo ensinamentos para os alunos e futuros enfermeiros… A minha conquista, de ser aluna da Uece, é algo muito gratificante”.

A qualidade do ensino que a estudante se refere é confirmada por diversos rankings e indicadores. A Uece vem, nos últimos anos, apresentando resultado positivo em avaliações que medem a qualidade do ensino. Na chamada “Nota do MEC” que foi divulgada em 2023, a instituição compõe o percentual de 22,5% de universidades brasileiras que obtiveram o Índice Geral de Cursos (IGC) faixa 4, em uma escala de 1 a 5, em que apenas 2,3% das Instituições de Ensino Superior (IES) obtiveram nota 5. O índice contínuo da Uece nessa avaliação apresenta um crescimento de 12,83%, comparado à avaliação anterior divulgada em 2021.

Já no ranking Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2024, a Uece se destaca como a 2ª colocada entre as estaduais do Norte/Nordeste, em “Educação de Qualidade”. De acordo com a pró-reitora de Graduação, professora Mazza Maciel, esses resultados expressam o crescimento da Uece em diferentes parâmetros. “Partindo da noção de qualidade do ensino como transformação e mudança para melhor, seja do aluno e de suas circunstâncias de vida na sociedade, seja do professor por meio da sua valorização e formação contínua, seja dos cursos, seja da Uece, considero que os nossos resultados apontam para esta direção. As avaliações que medem a qualidade do ensino superior, apontam o nosso crescimento em parâmetros como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente, nos dando bons indicativos dos resultados da nossa ação Institucional na Uece”.

Outro relevante ponto em que a Uece se destaca é na Redução das Desigualdades, no ranking The Impact, também da revista THE. Na última lista, a instituição cearense foi classificada como a 1ª nesse quesito entre as estaduais do Norte/Nordeste. Entre as razões desse destaque, está a inserção da Uece em diversos programas que ofertam bolsas para estudantes, com apoio do Governo do Estado do Ceará, o que é de grande importância para esses alunos, favorecendo sua permanência no curso e evitando evasões. Uma das beneficiadas por esses programas é Kauane, a aluna do curso de Enfermagem.

“Eu fui contemplada com bolsa de iniciação científica no começo do meu 2° semestre. Por ser uma bolsa ligada a um grupo de pesquisa isso me auxiliou muito não só financeiramente, mas academicamente também, pois dentro do grupo eu aprendo escrita científica, aprendo a me comunicar, possuo um imenso network não somente com pós-graduandos de enfermagem mas também com diversos outros profissionais”, comenta a futura enfermeira.

A preocupação da Uece está também em oferecer ensino superior de qualidade para um público cada vez maior, ampliando as possibilidades para o povo do Ceará por meio do processo de expansão e democratização do acesso à universidade. No campus Itaperi, em 2024, foi lançado o curso de Direito, beneficiando, inicialmente, 40 cearenses, sendo um deles, Daniel Eymard. “Quando eu soube que a Uece iria ofertar o curso de Direito fiquei muito contente… Fazer parte da primeira turma do curso de Direito da Uece está tendo um papel bastante significativo na minha vida, tanto pessoal como acadêmica. Moro ao lado do campus Itaperi e frequento a Uece desde criança, portanto, a aprovação significou a realização de um sonho antigo. Além disso, participar ativamente da construção de um curso tão esperado e formar a base dele para as turmas futuras é muito gratificante”.

Foto: Icaro Furtado

O compromisso da Uece com a qualidade é vista também no ensino a distância, sendo a instituição a maior ofertante de cursos de graduação nessa modalidade no Ceará, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Atualmente, a Uece oferece cursos em 36 dos seus 40 polos de educação a distância no Estado, com previsão de aumento desses números ainda neste mês de julho, tornando possível o sonho da graduação para mais cearenses, como foi para Eliakim Gama, formado em Ciência da Computação pela Uece/UAB.

“Desde cedo, enfrentei dificuldades para cursar uma graduação, pois não tinha condições de pagar uma universidade particular e, devido ao trabalho, não conseguia frequentar um curso presencial. A modalidade EaD [Educação a Distância] foi uma solução perfeita para a minha situação. Além de oferecer um curso de excelência e gratuito, o EaD permitiu-me conciliar o trabalho com os estudos, proporcionando a flexibilidade necessária para organizar meus próprios horários. Graças a Deus, consegui concluir o curso com êxito”, conta Eliakim salientando, ainda, o que o curso EaD da Uece representou para ele:

“O curso foi um divisor de águas na minha vida. Profissionalmente, minha trajetória ganhou um novo rumo. Após a conclusão da graduação, tornei-me servidor público municipal efetivo, tive minhas primeiras experiências como docente e consegui ingressar no mestrado em Ciência da Computação pela Uece. Atualmente, estou cursando o doutorado também em Ciência da Computação pela Uece. Sou imensamente grato por essa oportunidade que transformou a minha vida e a vida da minha família”.

Ainda, muitos outros esforços são feitos diariamente pela Uece para que o Ensino seja cada vez mais inclusivo, sendo a qualidade sempre prezada, não apenas na sala de aula com bons professores, mas também com a oferta de bons serviços, que facilitem o dia a dia dos estudantes, dos servidores, dos docentes e do público em geral. Um exemplo recente de serviço é o novo sistema acadêmico para a graduação SisAcadG, desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic/Uece). Nessa nova versão do sistema, está sendo disponibilizado o perfil dos discentes de graduação, o que inclui as funcionalidades já contempladas no Aluno Online: aba de dados pessoais, informação sobre disciplinas em curso e agenda, demais dados acadêmicos como matriz curricular, histórico, declarações, e módulo de matrícula.

Entre muitas outras ações voltadas para o Ensino na Uece estão as parcerias, que possibilitam aos estudantes de graduação oportunidades como estágios, intercâmbios e muito mais.

Campanha Uece Hoje

Com esta matéria, a campanha Uece Hoje chega ao fim, tendo como principal objetivo dar retorno à sociedade, por meio de informações e declarações, sobre algumas das principais ações da instituição realizadas no período de 2021 a 2024, bem como seus impactos para a comunidade interna e externa.

A campanha trouxe, no período de 17 de abril a 9 de julho de 2024, notícias semanais pelo site principal da Uece, e-mail e Instagram institucional, sobre as principais ações entre as mais de 400 já realizadas, relacionadas  a gestão, obras e reformas no interior e na capitalpessoalpesquisaextensão, inovação, expansão e interiorizaçãointernacionalizaçãoacessibilidade e ensino.

Consciente de que ainda há muitas realizações pela frente, a Uece celebra suas conquistas e segue firme com sua visão de futuro, buscando ser uma Universidade de projeção internacional pela excelência do ensino, da produção e disseminação científicas e da inovação tecnológica, tendo por base a contribuição efetiva ao desenvolvimento do Ceará.