Uece hoje: ações de TIC trazem praticidade e transparência para a comunidade acadêmica

24 de abril de 2024 - 10:19

As ações relacionadas à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Universidade Estadual do Ceará (Uece) têm se destacado pelos benefícios diretos à comunidade acadêmica no cotidiano. É o caso, por exemplo, dos dashboards da Uece. Esse recurso tem proporcionado mais praticidade, eficiência e transparência nos dados e nos indicadores da Uece para quem precisa trabalhar com eles no dia a dia. Também, a dimensão da Universidade passa a ser ainda mais visível para a sociedade, porque, disponíveis no site, os dados podem ser acessados por todas as pessoas que busquem informações sobre a Uece.

A ferramenta, lançada em novembro de 2023, reúne indicadores e demais informações institucionais, de forma gráfica e interativa, organizados em seis painéis: Unidades Acadêmicas e População Universitária; Centros e Faculdades; Polos EaD; Indicadores Programáticos da Graduação; Indicadores da Graduação e Indicadores da Pós-graduação.

Na prática, é possível acessar informações-chave da Universidade organizadas por filtros que podem ser aplicados de acordo com o interesse e a necessidade do usuário. Assim, consegue-se visualizar numérica e graficamente, por exemplo, a quantidade e o nome de unidades acadêmicas, de polos EaD, de cursos vinculados, bem como de discentes ativos, professores e servidores técnico-administrativos.

Os indicadores acadêmicos dos cursos de graduação presencial e a distância e da pós-graduação também estão disponíveis e apresentam dados sobre alunos titulados, modalidade e tipo de ingresso, bem como os estudantes com deficiência. Já os indicadores programáticos apresentam informações sobre aspectos sociais e econômicos dos discentes.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “os dashboards são a materialização de uma demanda de praticidade, publicidade e transparência nos indicadores institucionais. Os quantitativos de unidades acadêmicas, cursos, além de estudantes e professores por lotação, bem como os indicadores programáticos auxiliam em muito o trabalho da gestão e dos setores administrativos que precisam deles, mas também mostram à sociedade o tamanho desta Universidade. Eles funcionam, também, como uma ferramenta de conhecimento sobre a Uece por parte da nossa população. Com isso, ampliamos e fortalecemos nossa missão de prestar o melhor serviço público ao povo cearense, com transparência e eficiência”.

A ferramenta foi criada pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), que realizou a curadoria de dados para garantir a consistência das informações. O diretor do Detic, professor Fran Oliveira, esclarece que os dashboards atendem a uma demanda antiga da Universidade que pôde ser realizada a partir da possibilidade de trabalhar on-line. Isso significa que, “hoje, os dados são coletados automaticamente em tempo real de acordo com o desenvolvimento de processos acadêmicos, como matrícula, colações de grau etc. Periodicamente, fazemos uma revisão para ver se esses dashboards seguem funcionando normalmente para evitar problemas de acurácia, mas a evolução do sistema ocorre naturalmente”. O gestor destaca, ainda, que as ferramentas podem ser utilizadas para as mais diversas finalidades na Universidade.

A pró-reitora de Políticas Estudantis (Prae/Uece), professora Mônica Cavaignac, é uma das usuárias constantes dos indicadores. Ela avalia que os dashboards funcionam como uma “ferramenta para dar, à comunidade acadêmica e à comunidade em geral, uma noção do perfil dos estudantes da nossa universidade. Hoje, nós temos condições de identificar por curso, por unidade, na capital, no interior, a quantidade de estudantes que temos, a forma de ingresso, por exemplo, e conseguimos visualizar o quanto a Universidade avançou na democratização do acesso ao ensino superior público e gratuito”. Ela destaca que, com esses e outros dados, é possível “planejar melhor as ações de assistência estudantil, as políticas afirmativas, as ações no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão”.

Além dos dashboards, o aplicativo UeceApp é mais um canal oficial de comunicação da Universidade. Com ele, a partir de seu login institucional, estudantes, professores e servidores técnico-administrativos podem acessar todas as funcionalidades do aplicativo, como gerar boleto e consultar créditos do Restaurante Universitário (RU), acessar notícias da página da Universidade, além de acessar telefones úteis, mapa e botão de emergência.

Outra conquista relevante no âmbito das TIC foi a nova versão do sistema acadêmico para a graduação, o SisAcadG, que contempla uma funcionalidade para o gerenciamento das atividades complementares, de forma que o próprio estudante possa acompanhar a carga horária acumulada e ter previsão das atividades que ainda precisam ser realizadas.

Os dashboards estão disponíveis no menu superior horizontal, em “indicadores”, na página principal da Uece. Acesse aqui.