Uece Hoje: reformas no interior, melhores espaços para a comunidade

24 de maio de 2024 - 11:57

Com grande presença em regiões interioranas cearenses, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) se consolidou como uma instituição de ensino superior responsável pela formação qualificada de profissionais de diversas áreas em vários municípios do estado; somente no interior, são dez municípios em que há unidades acadêmicas da Uece e que atendem a cidades vizinhas. Entre esses campi, os de Quixeramobim, Canindé e Aracati chegaram recentemente para somar a uma estrutura de ensino, pesquisa e extensão já existente e consolidada. Outros, como os de Limoeiro do Norte, Quixadá, Itapipoca, Iguatu, Crateús e Tauá se misturam com a própria história dos municípios e da Universidade.

É o caso da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), unidade da Uece em Limoeiro do Norte, que, existente desde 1966, foi incorporada ao patrimônio da Universidade em 1975, em sua criação. O prédio, que ainda preserva estruturas originais cheias de história, passou por algumas obras de reforma e manutenção predial que visam à melhoria das vivências na unidade e à preservação do patrimônio.

Desde 2021, a Fafidam passou por intervenções preventivas e corretivas que envolveram, por exemplo, reparos no telhado, pintura, reforma e troca de portas, remoção de salitre e serviços elétricos, com substituição de quadros, lâmpadas e cabos. Já em 2023, foi concluída, na Faculdade, a reforma das novas coberturas de policarbonato nas passarelas de acesso em todo o seu espaço, abrangendo uma área de 372 metros.

A diretora da Fafidam, professora Lucenir Jerônimo, destaca que os serviços trouxeram diversos benefícios às atividades acadêmicas. “Os serviços elétricos, por exemplo, trouxeram maior eficiência energética e mais conforto nas atividades do campus; a reforma das coberturas de policarbonato nas passarelas que dão acesso às salas de aula, aos laboratórios, à biblioteca e a banheiros proporciona uma sociabilidade mais agradável, além de trazer uma estética mais bonita à Fafidam. Esse conjunto de reformas foi fundamental para melhorar o nosso campus e melhor acolher a comunidade acadêmica nas suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão”.

Para o servidor técnico-administrativo Pedro de Assis, “as reformas trazem um impacto importante para os estudantes, para os servidores e de modo geral. A Faculdade hoje está bem iluminada, nos ambientes internos e nos corredores. Isso dá um impacto bacana, uma visibilidade boa. No aspecto da pintura, trouxe aspecto de higiene e de limpeza. É um conjunto de obras que deixa a Fafidam toda ‘arrumadinha’, e isso é importante para todos nós que fazemos o segmento. Tanto servidores, quanto professores e estudantes foram beneficiados com todas essas obras”.

A Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc) também passou por intervenções de reforma, tanto na sua sede quanto na Residência Universitária. No prédio do campus, as principais intervenções ocorreram no bloco de salas de aula e nos espaços administrativos, onde aconteceu ampliação da rede elétrica, pintura, substituição de telhas e de madeiras do telhado, de lâmpadas, de forro PVC, de janelas e portas, instalação de grades e serviços de manutenção nos banheiros. Na Residência Universitária, entre outras ações, aconteceram a raspagem e limpeza do terreno, pintura, impermeabilização de áreas sujeitas à infiltração e substituição de telhas, madeiras para telhado e de luminárias.

O campus da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi) também passou por obras de reforma em toda a sua estrutura interna e externa.

Também passaram por intervenções os campi da Faculdade de Educação de Crateús (Faec), com recuperação da sala de viodeconferência e parte do bloco da cantina, bem como troca de lâmpadas e refletores e obras de drenagem pluvial, e o Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (Cecitec).

Todas as ações visam à promoção de melhores vivências na Universidade e à preservação dos espaços, trazendo mais conforto e sociabilidade à comunidade acadêmica, bem como condições mais adequadas às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Campanha Uece Hoje

A campanha Uece Hoje tem como principal objetivo dar retorno à sociedade, por meio de informações e declarações, sobre as principais ações realizadas no período de 2021 a 2024, bem como seus impactos para a comunidade interna e externa.

A campanha traz notícias semanais, pelo site principal da Uece, e-mail e instagram institucional, sobre as principais ações entre as mais de 400 já realizadas, relacionadas a gestão, obras e reformas, pessoal, convênios nacionais e internacionais, aquisições, inaugurações, educação a distância, expansão e interiorização, internacionalização, acessibilidade, bolsas, novos projetos, investimentos e muito mais.

Por meio de declarações de membros da comunidade acadêmica, serão expostos alguns dos impactos positivos já causados por essas ações.

Consciente de que ainda há muitas realizações pela frente, a Uece celebra suas conquistas e segue firme com sua visão de futuro, buscando ser uma Universidade de projeção internacional pela excelência do ensino, da produção e disseminação científicas e da inovação tecnológica, tendo por base a contribuição efetiva ao desenvolvimento do Ceará.