Mestrado Intercampi em Educação e Ensino celebra 10 anos com Seminário Internacional

16 de agosto de 2023 - 10:06

Neste ano de 2023, o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) completa sua primeira década e, para comemorar, está sendo realizado, nos dias 15 e 16 de agosto, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafifam/Uece), em Limoeiro do Norte, o Seminário Internacional 10 anos do MAIE: Educação e Ciência transformando vidas!

No primeiro dia do evento, aconteceram a mesa-redonda “Interiorização da Pós-graduação: desafios e perspectivas” e o Momento Solene dos 10 anos MAIE: Ciência e Educação transformando vidas, este último com a presença do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares.

Nesta quarta-feira (16), acontecem as mesas-redondas “Educação e movimentos sociais: a interrelação pesquisa, resistência e emancipação” e “Formação de professores: desafio para a graduação e pós-graduação”.

O Seminário conta com a presença de professores e pesquisadores como Isabel Sabino (PPGE/Uece), Allan Solano e Júlio Ribeiro (POSEDUC/RN) e convidados de universidades internacionais, como Spyros Themelis, da Universidade do East Anglia (UEA/UK), Patrick Swanzy, da Universidade KNUST (Gana), e Sharon Jones (UK), além de representantes de movimentos sociais e egressos do MAIE.

O MAIE desenvolve atividades na Fafidam e na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feflesc), e ao longo desta primeira década, como fruto de um trabalho coletivo de docentes e discentes, logrou alcançar a nota 4 na avaliação Capes (2017-2020). Neste evento, espera-se compartilhar o desenvolvimento de pesquisas científicas, de sua história, avanços e perspectivas com a comunidade acadêmica e a população em geral.
O momento é de celebração e publicização do trabalho que se desenvolve, ao construir um forte diálogo com a educação pública e os movimentos sociais, dispondo de pesquisas que trazem importante significado para o campo da educação e ensino. O evento se justifica pela importância do MAIE, como uma experiência Intercampi pioneira, ao proporcionar um rico debate acerca do papel da ciência na transformação social e também por ter sido o primeiro mestrado acadêmico em educação do interior cearense, fortalecendo, assim, a interiorização da Pós-graduação no Estado do Ceará.